Ambulâncias obstruídas por carros mal estacionados

Um dos problemas graves dos carros mal estacionados, consequência do excessivo número de veículos na cidade de Lisboa, cuja largura média das artérias é apesar de tudo diminuta, é exatamente o grave problema que tal implica na obstrução aos veículos em serviço de emergência.

Este vídeo, que um dos nossos leitores nos enviou após ter chamado uma ambulância do INEM para auxiliar um seu familiar numa situação de emergência, revela porque é tão preemente tirar carros da cidade e mais precisamente dos passeios. Recomnadmos que se observem tabém outras fotos gritantes do nosso leitor nesta ligação.

9 comentários:

  1. Além do atraso na chegada da ambulância, haverá a juntar a demora em transportar o paciente numa maca que, provavelmente, não cabe no exíguo espaço deixado livre pelos carros que ocupam o passeio. Os enfermeiros terão de praticar aquela modalidade, apenas conhecida pelas ruas de Lisboa (e algumas outras cidades do país), chamada de levantamento de maca. Ouvi dizer que fará, em breve, parte dos exames para enfermeiro do INEM.

    ResponderEliminar
  2. Não percebo o ponto deste video. Então preferiam o quê? Que as viaturas estacionadas parcialmente em cima do passeio estivessem estacionadas em plena faixa de rodagem? Como é que nessa situação a ambulância se teria cruzado com o autocarro? Antes de criticarem apontem alternativas. Criticar por criticar, sobretudo na net é muito fácil e cómodo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que tal não estacionar a porra dos carros nem cima do passeio, nem na faixa de rodagem já que não há espaço? Em vez de quererem pôr o carro à mesa de cabeceira, deixem-no mais à frente onde houver lugar e andem 200 m a pé que não faz mal a ninguém.

      Haja paciência para tanto comodismo... irra!!

      Eliminar
    2. Eu vou elucidá-lo para que compreenda o "ponto" deste vídeo. Se quiser informação mais detalhada sobre o "ponto" deste vídeo, siga o link indicado no post do Passeio Livre que o vai levar a um Blogue (que é meu) sobre o assunto que o indignou ou acha não ser suficientemente grave para ser publicado neste ou em qualquer outro espaço da Net. E, se mesmo assim, depois de ver o post no Blogue Lisboa, Cidade Zero, ainda continuar a achar que o "ponto" do vídeo não tem o mínimo fundamento, de ser considerado, ou de ser levado ao conhecimento público, então desejo-lhe, veementemente e sem qualquer tipo de remorso de consciência, que os seus familiares directos padeçam de demência de Alzheimer, DPOC-Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, problemas cardiovasculares, diabetes tipo insulino-dependente e que quando tiver de enfrentar as crises decorrentes destas patologias clínicas, tenha em cima do passeio e em frente à porta do seu prédio, latas estacionadas que impeçam a rápida saída de emergência para o hospital. Infelizmente, é o quadro que existe em minha casa com minha esposa e filha que, 24 horas por dias, estão ambas sujeitas a este tipo de emergências. Mas para além do facto de ser um acto de pura falta de civismo e de cidadania, este tipo de estacionamento selvagem representa uma infracção aos artºs. 48º. e 49º. do Código da Estrada. O meu profundo agradecimento ao Blogue Passeio Livre que tem sido um incansável lutador contra o Estacionamento Selvagem em Lisboa.

      Eliminar
    3. Não percebo porque razão o Sr. F Gomes deseja essas doenças a uma pessoa só porque essa pessoa não compreende a indignação de quem não gosta de ver carros estacionados em cima do passeio, sobretudo em zonas (como é o caso) de muito escasso estacionamento. E tenho de dar alguma razão ao Anónimo da 15:22 pois não apresentou qualquer alternativa.

      Eliminar
    4. A alternativa??? A alternativa é arranjares uma garagem. Se não tens onde estacionar o pópó, ou não compras o pópó ou compras uma garagem (ou um apartamento com garagem).

      O que achava se eu comprasse uma caravana e a plantasse em frente à sua porta de entrada?

      O estacionamento não é escasso por haver lugares a menos, mas sim por existirem carros a mais. Grande besta.

      Eliminar
    5. @ Anónimo4 de Novembro de 2014 às 12:39: não desejo, nem nunca desejei mal a ninguém, mas talvez escrevendo duro as pessoas entendam a razão de ser. E a minha indignação, conforme menciona no seu post é porque eu CUMPRI com a minha obrigação e dever cívico de respeitar o Código da Estrada quando vim para aqui morar há 15 anos, pois há mais de 40 andava de moto e vendi-a porque entendi que não iria prejudicar as pessoas que têm todo o direito, por Lei, de transitarem pelos passeios e não pela estrada porque existem uns barões que entendem que o passeio é para estacionar a lata dado que não têm outro local para o fazer! Passem a andar de transportes públicos como eu passei a andar e CUMPRAM A LEI, nomeadamente os artºs. 48º. e 49º. do Código da Estrada, mas isso seria retirar "estatuto". Quanto a apresentar ALTERNATIVA, repito: passem a andar de transportes públicos! E termino aqui a minha intervenção em ordem a este post porque tenho problemas de maior gravidade para enfrentar do que estar a escrever para obtusos.

      Eliminar
    6. O Sr. F Gomes é muito mal educado e agressivo.

      Eliminar
    7. Eu aponto uma alternativa: https://www.youtube.com/watch?v=V-fWN0FmcIU garanto que resolve o problema.

      Eliminar