Ideia para simplificar e tornar mais eficaz o combate ao estacionamento ilegal

Um dos membros do PL, em reunião com a autarquia de Lisboa, e juntamente com mais elementos da sociedade civil propôs um sistema inovador no combate ao estacionamento ilegal, que estamos em crer, não confere nenhuma ilegalidade. A mesma ideia foi proposta no simpLis, iniciativa da CML.

No combate ao estacionamento ilegal, e devido à elevada ineficácia das autoridades contra este flagelo, deveria ser implementado um sistema em que cada cidadão pudesse fazer uma participação às autoridades através do seu dispositivo móvel (smartphone):

  • Um carro estava estacionado ilegalmente em cima do passeio

  • Um cidadão descarregava uma aplicação móvel desenvolvida ou promovida pela CML e tirava uma ou várias fotos ao carro, apanhando numa delas a matrícula, de forma clara e inequívoca

  • A aplicação através de encriptação garantia que a data e hora, assim como as fotos, eram fidedignas

  • A aplicação recebia a hora e data através de um servidor de NTP (Network Time Protocol), logo mesmo que se alterasse a hora do smartphone não havia corrupção da informação temporal

  • A aplicação obtinha a imagem diretamente da câmara do dispositivo móvel e não de qualquer imagem gravada na memória, o que é perfeitamente exequível do ponto de vista informático

  • Era necessária autenticação do queixoso (através do NIF por exemplo), para se fazer uma participação, estando interditas queixas anónimas. A autenticação evita que possa haver abusos nas situações reportadas.

  • A informação do local da ocorrência, poderia ser obtida diretamente através do sistema de GPS do dispositivo móvel, ou através de introdução manual do queixoso.

  • A informação temporal, bem como o local e as fotos, eram encriptadas num ficheiro e depois enviadas a um servidor da CML/PSP/EMEL/Polícia Municipal, onde um agente da autoridade, perante os factos, autuaria os infratores à luz do Código da Estrada.

5 comentários:

  1. Algo parecido com http://vimeo.com/42188610 ?

    ResponderEliminar
  2. Boa ideia. Além disso poderia ser criado um grupo de "cidadãos activos" que se voluntariassem para esse trabalho e recebessem um aparelho que permitisse essas funções. Isto já existe em vários países europeus, onde os simples cidadãos podem ter um papel activo na denúncia do estacionamento ilegal. Normalmente são os cidadãos já reformados que mais aderem. Em Lisboa estes são os que mais sofrem com o estacionamento ilegal, logo provavelmente os que mais teriam interesse em participar. Imagino que a A.C.A.-M. também estaria disposta em dar uma contribuição em recursos humanos.

    ResponderEliminar
  3. Deixemo-nos de fantasias. Nem com 'software' nem com 'aplicações' isto vai lá, pois a autarquia é a 1ª a praticar o estacionamento ilegal (veja-se o que se passa à porta da AML a toda a hora, e às 4ªs-feiras de manhã em cima do passeio, à porta do Hotel Roma).

    A única coisa que poderá ter efeito é aproveitar a campanha eleitoral que aí vem, ameaçando os autarcas com aquilo que os apavora: perderem votos devido a este flagelo.

    Meter no olho da rua meia dúzia de fiscais e polícias que fecham os olhos (nos locais que todos conhecemos) também seria eficaz. Mas, para isso, era preciso o tal advogado que nunca mais aparece - nem com uma lanterna de Diógenes!
    Ah! E posso adiantar que os prejudicados que eu conheço se recusam a apresentar queixa, com o argumento bem português de que "temem represálias"!

    ResponderEliminar
  4. E que tal juntar um grupo de pessoas munidas de autocolantes e "brindar" os carros estacionados em frente da AML e do Hotel Roma? Acho que não é difícil identificar alguns pontos negros de estacionamento ilegal praticado por quem o deveria combater, e usar o pretexto de lhes colar autocolantes para tornar este problema mais visível. E como é ano de autárquicas, até pode ser que a CML/EMEL resolvam tomar medidas concretas.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o CMR,
    não há qualquer dificuldade em encontrar informação de estacionamento ilegal, há é falta de vontade em processar a informação existente.

    ResponderEliminar