Frente Ribeirinha renovada... mas não tanto

Aquando da "inauguração" da nova Av. da Ribeira das Naus, o Presidente da CML fez questão de dar ênfase ao facto de aquele ser um espaço em que até os automóveis podem circular. Parece que é novidade, em Lisboa.

Também deve ser novidade os automóveis poderem circular nos locais privilegiados do nosso país. Nesta nova obra, a brilhante dupla de arquitectos paisagístas resolveu, em jeito de traço inovador, permitir aos senhores automobilistas apreciarem bem a paisagem, desenhando a faixa de rodagem ao longo da margem do rio. Houvesse espaço, ou orçamento para criar esse espaço, e a Avenida Ribeira das Naus passaria à frente dos edifícios das agências europeias, ali no Cais do Sodré. Quem quiser desfrutar da calmaria do rio, ouvir os navios e as gaivotas, será também brindado com o doce rolar dos pneus no nobre pavimento da nova avenida.

Por outro lado, é fácil observar como os automobilistas aproveitam o espaço deixado desocupado pelos peões. Certamente, é um sinal da sua insatisfação e indignação, por nem todos os locais terem estacionamento gratuito e em abundância, para cada automóvel. Será por isso que, em boa parte da zona ribeirinha de Lisboa, estas obras da CML apresentam a novidade de também poderem servir de estacionamento, diário e/ou nocturno. Pelo menos, a isso somos levados a crer, uma vez que muitos destes espaços não têm direito aos tão adorados e valiosos pilaretes, e as forças da autoridade não actuam em contrariedade.

Assim, será sempre lembrado que Lisboa é uma cidade amiga do automóvel, pois "todos têm direito à vida". Mas, afinal, isso é novidade?








Sem comentários:

Enviar um comentário