Bicicletas nos passeios - Uma nova moda

Lisboa - Ciclistas subindo o Chiado
.
As leis são o que são - e não o que alguns gostariam que fossem. Neste caso, o Código da Estrada é bem claro: as bicicletas só não são obrigadas a circular nas faixas-de-rodagem nos casos em que haja ciclovias. Caso contrário, qualquer dia serão os peões quem precisa de usar capacetes protectores!

33 comentários:

  1. Sou utilizador de Bicicletas, concordo plenamente!

    ResponderEliminar
  2. Peões nos passeios, bicicletas nas estradas e carros nos museus!

    ResponderEliminar
  3. Eu costumo utilizar os passeios quando ando de bicicleta, agora é preciso bom senso: a prioridade é sempre para o peão, e não posso andar a "puxar", se quiser queimar calorias tenho de ir pra estrada.

    ResponderEliminar
  4. ...a febra da foto é toda boa!

    ResponderEliminar
  5. É um facto. As bicicletas n... Ver maisão devem circular nos passeios. As bicicletas são veículos e por isso deverão actuar como tal. O problema e que nas ruas e estradas portuguesas a lei da selva (only the strongs survive) ainda é uma triste realidade. O Código da Estrada, ao contrário dos seus equivalentes legais da generalidade dos países da UE descriminam e desprotegem o ciclista retirando-lhe a prioridade, impedindo a circulação a par e defendendo o princípio da "fluidez de tráfego" em lugar da "acalmia de tráfego" factor incontornável para a promoção de uma cultura de segurança rodoviária para todos os utentes da via pública (incluindo os peões).
    Por isso circula esta petição que convido todos a assinar: http://www.peticao.com.pt/codigo-da-estrada-ciclistas-peoes

    ResponderEliminar
  6. Parece que finalmente lembraram-se de rebocar um carro provavelmente mal estacionado:
    http://web11.twitpic.com/img/80194004-eeaf1f27fe516164fcf8236ebbb1b6f1.4bb0bbe1-scaled.jpg

    ResponderEliminar
  7. EU uso o passeio durante uns 100 metros, pois se continuar na estrada vou ter a uma rotunda inclinada que tem duas estradas de grande afluência (sendo uma delas uma circular), tendo que voltar depois para trás. Ou seja tenho que dar a rotunda toda por dentro a subir e depois ainda por cima não tenho prioridade.
    Então atravesso a rua no semáforo, com ela à mão, e depois ando em cima do passeio com calma. Todo o resto do percurso é na estrada. Concordo com o anónimo das 29 de Março de 2010 10:52

    ResponderEliminar
  8. ...e eu concordo com o das 10:54!
    eheheh

    ResponderEliminar
  9. estão mal as 2 pessoas que circulam de bicicleta no passeio, bem como as 4/5 que circulam a pé na estrada. organizem-se pá...

    ResponderEliminar
  10. Quem está nas rotundas(a motor ou não) tem sempre prioridade sobre todos os veículos que entram na rotunda!

    o facto de andarem no passeio e depois voltarem para a estrada ainda é mais perigoso que andarem sempre na estrada! está tudo na vossa cabeça!!

    ResponderEliminar
  11. A prioridade só se perde se «não» houver sinalização; ou seja quando for de aplicar a regra da «prioridade à direita» (que muita gente até se esquece que existe), ai a bicicleta mesmo que se apresente pela direita, não tem prioridade (a tal mentalidade retrógrada portuga); de resto, sempre que houver sinais de STOP, sinal de estrada com prioridade, etc, a bicicleta tem prioridade como todos os outros veículos.

    PS: A «febra» não é assim «tão tão» boa como isso...

    ResponderEliminar
  12. autuem essa gente! mas comecem primeiro pelos carros nos passeios, haja bom senso!

    eu ando de bicicleta pela cidade toa e nunca uso um passeio sequer. simplesmente não é preciso. não há que ter medo dos carros.

    ResponderEliminar
  13. Engraçado como estes andam de capacete para se protegerem... e despresam a segurança dos outros!!!

    ResponderEliminar
  14. Também não exagerem...
    Consegue-se andar perfeitamente de bicicleta no meio dos peões sem colocar em risco ninguém. É tudo uma questão de bom senso, se é um passeio com bastante trânsito pedonal, logicamente tenho que levar a bicicleta à mão. Na situação ilustrada dá perfeitamente para ir montado na bicicleta.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo das 13:45, a ideia que os ciclistas em regra são cautelosos não pode ser uma justificação. Os motoristas *em regra* também são cautelosos, o problema são precisamente os que não são cautelosos!

    Existem muitos acidentes entre ciclistas e peões, a maior parte deles nunca saberemos deles. O seu argumento é igual aos automobilistas que por vezes usam os passeios, muitos também apelam ao bom-senso, o deles - "eu só estaciono quando não tenho alternativa, sou sempre cauteloso e deixo sempre um espacinho para os peões!" Veja o resultado final de tantas boas alminhas. :)

    Nas situação ilustrada é perfeitamente seguro os ciclistas irem pela rua!

    ResponderEliminar
  16. ...sim, é capaz de ter razão – já rolei com ciclistas que se comportavam como verdadeiras bestas no meio dos peões.
    Eu quando referi que «é tudo uma questão de bom senso», refiro-me aquele «senso» que eu possuo; esqueço-me frequentemente que, por muito semelhantes que todos somos, temos todos grandes diferenças.

    ResponderEliminar
  17. "Nas situação ilustrada é perfeitamente seguro os ciclistas irem pela rua!" E mesmo que não fosse, se queriam circular no passeio tiravam o rabinho do selim e iam com a bicicleta pela mão. Os passeios são para os peões, não têm que levar com tudo que as pessoas acham que podem lá pôr (carros, bicicletas, mupis, postes) só porque acham que «não faz mal», «é só um bocadinho», «deixei um espacinho», etc., etc., etc.

    ResponderEliminar
  18. Quem nunca tiver pecado (nesta situação das bicicletas nos passeios) que atire a primeira pedra!

    ResponderEliminar
  19. Ao Sr do dia 1 de Abril, pelas 13:03... Pela sua lógica, até os peões deviam sair do passeio... retirar mupis e postes dos passeios??? colocá-los na estrada "portantos"... para depois virem os automobilistas reclamar e não sairmos da cepa torta. Eu, cá por mim, acho que deviam deixar de existir nos passeios "BESTAS" como o Sr.
    Cada um no seu galho. Por lei, as bicicletas são consideradas velocípedes sem motor, e devem circular nas estradas e não nos passeios. CORRECTO, dou-lhe 100% de razão, assim como para os automóveis, mas mupis e postes?? Haja bom senso. É devido a comentários como o seu que este Blog está a morrer.

    ResponderEliminar
  20. De acordo. Há mupis e postes que deviam ser colocados de maneira a não estorvar a circulação do peão no passeio, mas daí até retirá-los por completo, discordo.

    ResponderEliminar
  21. Cá para mim a única besta é o sr. das 09:47 que nem ler sabe.
    Mas como eu sou simpático, e gosto sempre de ajudar os mais desfavorecidos intelectualmente eu explico-lhe: o que o anónimo ali de cima (a BESTA como você disse) está a dizer é que os passeios não podem levar com as coisas em cima só porque sim (passo a citar "só porque acham que «não faz mal», «é só um bocadinho», «deixei um espacinho», etc., etc., etc."), ao levar com as coisas em cima têm que ser com regra salvaguardando sempre os utilizadores dos passeios. E se não couberem lá postes e mupis, paciência, os postes cabem bem na estrada (milhares de exemplos existem por esse país fora), os mupis ficam reservados para sítios para onde cabem (também não são eles que tornam a situação financeira de uma Câmara sustentável)

    Percebeu ou quer um desenho?! Agora vá lá tomar um leitinho para ver se se acalma que é por causa de pessoas assim estúpidas a ofender a torto e a direito que até mete nojo vir ler os comentários deste blogue.

    ResponderEliminar
  22. Ao Sr das 10:07, obrigado pela explicação, mas não era necessário tanto esforço para repetir o que disse o outro senhor. Eu percebi o «Não faz mal» e etc... onde queria chegar era ao seguinte: Como referi anteriormente, os postes e mupis têm de ser colocados de maneira a não estorvar a circulação do peão, porque vejamos, se é para ter passeios totalmente livres, então porque razão alguns defendem o uso de pilaretes? Tais pilaretes não estorvam a um invisual, como é repetidamente alegado neste blog? E se é para colocar nas estradas, o problema é o mesmo. Estejam onde estiverem, tais postes, mupis, pilaretes e afins devem é ser colocados de forma a não estorvar a circulação pedonal. E mais, estava a criticar o Sr do «é só um bocadinho» e afins porque não é por aí que o problema se resolve. Acho que certos objectos podem ser colocados nos passeios, desde que com peso e medida, e sempre com pensamento no peão. Se reparar bem na frase do outro senhor, ele critica a colocação de kker coisa que não seja um peão nos passeios.

    Se precisar de uma explicação mais extensa, não hesite....

    ResponderEliminar
  23. Eu se eu, na minha bicicleta, atropelar um peão na ciclovia a 30km/h? De é quem a culpa?

    CC

    ResponderEliminar
  24. É do Chuck Norris.....

    ResponderEliminar
  25. A solução jurídica pode não ser assim tão clara!
    Se por um lado o artigo 503º do Código Civil estabelece uma responsabilidade pelo risco (INDEPENDENTE DE CULPA):
    «Aquele que tiver a direcção efectiva de qualquer veículo de circulação terrestre e o utilizar no seu próprio interesse, ainda que por intermédio de comissário, responde pelos danos provenientes dos riscos próprios do veículo, mesmo que este não se encontre em circulação
    Significa isto que, quem conduzir um veículo que possua algum tipo de risco (carro, bicicleta, patins, sapatos com rodinhas…), independentemente de haver ou não «culpa» (como seria o caso), responde pelo risco inerente a esse veículo.
    Por outro lado, há porém uma regra de exclusão, no artigo 505º:
    (Exclusão da responsabilidade)
    «Sem prejuízo do disposto no artigo 570º, a responsabilidade fixada pelo nº 1 do artigo 503º só é excluída quando o acidente for imputável ao próprio lesado ou a terceiro, ou quando resulte de causa de força maior estranha ao funcionamento do veículo
    Ou seja, tem sempre de se aferir caso a caso.
    Citando um jurista de renome: «trata-se de saber se os danos verificados no acidente devem ser juridicamente considerados, não como um efeito do risco próprio do veículo, mas sim como uma consequência do facto praticado pela vítima ou terceiro». De qualquer maneira é aconselhável, a tds que andem de bicicleta, terem um seguro de responsabilidade civil.

    ResponderEliminar
  26. JC, obrigada pelo esclarecimento. Eu tinha ideia de que a responsabilidade recaí sempre sobre aquele que tem a "arma" maior. Eu tenho tentado ter cuidado com as pessoas (e mais ainda quando vejo crianças!) na ciclovia Cais de Sodré-Belém. Mas há locais onde a mim me é quase impossível desviar. E garanto que há alturas em que preferia bem mais andar na estrada! Se fosse a fazer como vi em Hamburgo, passari o meu trajecto todo a buzinar furiosamente!

    Espero que as bicicletas que andam nos passeios (acto que condeno) tenham em consideração que aquele não é o seu lugar e que devem dar sempre a prioridade ao peão!

    Mas queria com este exemplo mostrar que se calhar há mais pessoas nas ciclovias que bicicletas nos passeios! Ou não?

    CC

    ResponderEliminar
  27. @Anónimo 8 de Abril de 2010 16:04

    Chuck Norris não tem culpa. Chuck Norris tem mérito!

    ResponderEliminar
  28. Em Barcelona é permitido andar de bicicleta no passeio com um limite de velocidade imposto: penso que por volta dos 10 km/h, acho que é uma medida inteligente pois não compromete segurança dos peões e incentiva o uso da bicicleta.

    Cumrpimentos,

    ciclista e colador de autocolantes

    ResponderEliminar
  29. Não vejo mal em as biclas andarem nos passeios SEMPRE QUE NELES NÃO CIRCULEM PEÕES e não haja ciclovias alternativas.
    Como ciclista convivo mal com os carros que já por 2 vezes me mandaram ao alcatrão (sempre culpa deles)
    Vitor

    ResponderEliminar
  30. Um ciclita atropelou um familiar meu no passeio e provocou-lhe uma fratura.

    ResponderEliminar
  31. Um ciclista atropelou um familiar meu no passeio e provocou-lhe uma fratura.

    ResponderEliminar