O Pelourinho


O PROVÉRBIO português «Há muitas maneiras de matar pulgas» tem, decerto, equivalente em muitas línguas - um dos mais famosos, atribuído a Mao-Tse-Tung, diz que «Não importa se um gato é branco ao preto, desde que apanhe ratos».

Da mesma forma, a nossa luta por "passeios livres" pode assumir muitos aspectos (a usar separadamente ou em conjunto), desde o recurso ao autocolante aqui criado, até muitas outras - desde que legais. E uma das mais eficazes formas de luta que este blogue permite é o efeito de «pelourinho», dado que expõe, publicamente e para a posteridade, cenas que deviam envergonhar a dupla "quem faz" e "quem deixa fazer".


Aparentemente, um bom exemplo dessa eficácia está patente na foto que em tempos se afixou [aqui], no PL, e que foi exibida num programa de TV Sociedade Civil (imagem de cima). Pouco tempo depois, o local em causa (na Av. Almirante Reis, em Lisboa) foi protegido com pilaretes (imagem de baixo), pelo que cenas iguais a esta já não voltarão a ser vistas - pelo menos ali.
.
NOTA 1: Esperemos, agora, que o pavimento seja, também, alvo das atenções de "quem de direito" - pois, quanto a isso, está no estado que as imagens mostram... e desde tempos imemoriais!

NOTA 2: Na imagem de baixo vê-se, ao fundo, um carro em cima do passeio. Mas isso já é outro problema: como sucede em muitos outros locais de Lisboa, o "especialista" que colocou os pilaretes "esqueceu-se" de os pôr em alguns locais, obedecendo a critérios que nem sempre são tão misteriosos como à primeira vista parecem...

7 comentários:

  1. Não é só «esquecimento em colocar os inibidores». Assisti recentemente, em dois sítios diferentes, inibidores que foram deitados abaixo (um por um carro a estacionar e outro provocado por um acidente) e simplesmente ninguém repõem, os inibidores desaparecem passados uns dias e fica assim...

    ResponderEliminar
  2. Ver este video sobre o "CONSIDERATE CONSTRUCTORS SCHEME" que demostra como os empreiteiros e construtores civis no Reino Unido se organizaram para respeitar os direitos dos peoes e vizinhos de obras em construccao.

    http://www.ccscheme.org.uk/index.php/ccs-ltd-ccsltd/what-is-the-ccs2/introductory-film-css-ltd

    ResponderEliminar
  3. Lá pilares no 'passeio' puseram eles (ainda estou por entender até que ponto não são eles próprios um empecilho a quem anda no 'passeio') agora arranjar a 'calçada' (a.k.a as pedras dispostas é toa que não ficam no lugar durante uma semana e que logo abrem covas e auntenticas lombas) é que está escaço. Isso mais as sempre obras de Santa Engrácia que teimam sempre em impedir a circulação no 'passeio'. Ter que ziguezaguear postes para andar no dito? Não obrigado, vou pela estrada.

    ResponderEliminar
  4. Movimento de "cidadania" ou vandalismo terrorista ?
    Que raio de movimento é este que incentiva os graffiti porcos nas viaturas como tenho documentação já apresentada à polícia ? Isto é apenas uma grande farsa de gajos que nada têm para fazer. Vão mas é trabalhar.

    ResponderEliminar
  5. Já agora leve também as fotos que aqui apresentamos de carros da GNR com o nosso autocolante...idiota!

    ResponderEliminar
  6. Diga lá onde encontra o incentivo ao grafitti neste blog, anónonimo terrorista?

    ResponderEliminar