Quero Pedalar em Portimão! Posso?

Um leitor enviou-nos fotos de uma ciclovia em Portimão ocupada por carros estacionados. Aqui o problema não é do peão, mas num gesto de solidariedade publicamos também as fotografias.








Boa tarde,

Existe, felizmente, em alguns sítios de Portimão (Zona Ribeirinha) e na Praia da Rocha (Miradouro - Fortaleza) uma pista destinada exclusivamente a ciclista. Pelo menos a cor vermelha da faixa e o símbolo de uma bicicleta está lá bem visível e colocado de tantos em tantos metros.
Pois mesmo assim, há cegos que continuam a não ver a pista nem os desenhos das bicicletas.
Esta manhã na Praia da Rocha o cenário era este.
Algum dos donos das "latas" será capaz de vir dar uma explicação de como é que qualquer ciclista poderia passar pela pista?
E se os ciclistas fizessem um amontoado de bicicletas em frente das viaturas estes "senhores" bem no meio da estrada? Gostariam?

Faísca


Reblog this post [with Zemanta]

21 comentários:

  1. Ainda bem que não vivo em Portimão, era capaz de me «passar» seriamente com esta situação!
    GRANDES BESTAS!

    ResponderEliminar
  2. Esta situação, como milhares de outras, demonstram e atestam não só o grau de falta de civismo existente em quem possui uma viatura, como a tremenda arrogâmncia e egoísmo demonstrados por quem se está a lixar para os outros desde que ele esteja bem... Com cabecinhas deste quilate, como pode o país progredir? Como podemos atingir o grau de civismo adiantadíssimo de outros Povos europeus? É facto que nesses países também existe alguma trampa como cá, mas ela é reprimida de tal modo que quase nem damos por ela...

    ResponderEliminar
  3. Estamos em Portugal e ponto final.

    ResponderEliminar
  4. a pista estava bastante interessante para manobras radicais. que pena não morar aí ninguem que faça competição de obstaculos com bicicleta. era lindo os peneus marcadinhos no capot.
    se fosse eu teria parado e dado ao trabalho de chamar a polícia. o problema é as pessoas reclamam mas não agem.

    ResponderEliminar
  5. O Sr Mário Negreiro fica irritaíssimo e insulta toda a gente de BESTAS !

    ResponderEliminar
  6. Caros,

    Acabei de criar um blog ( http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com ), através do qual pretendo dar publicidade às cartas com queixas, denúncias, pedidos ou sugestões de cidadãos aos poderes públicos – e às respostas, quando houver. Peço-lhes para darem uma olhada no blog, onde a proposta está mais explicada, e, se acharem que merece, que a divulguem (é o tipo de coisa que depende de visibilidade para ter eficácia).

    Obrigado,

    Mário Negreiros

    ResponderEliminar
  7. Caro "Faísca"
    Por acaso moro perto de Portimão, e conheço bem a zona que o amigo fotografou.
    Pode dizer-me a quem serve e qual é a utilidade desta pistas de bicicletas?
    Pode dizer-me quantas vezes andam por lá ciclistas durante a semana?
    O facto é que se quer copiar tudo o que se faz nos outros paises, assim para nos dar-mos a impressão que somos modernos...
    Os verdadeiros ciclistas, não andam pelo centro das cidades a respirar poluição. Vão sim para as verdadeiras estradas, aliás basta sair um pouco da sua varanda e ver o que se passa um pouco mais longe.

    ResponderEliminar
  8. As pistas de bicicleta são como as estradas para os carros, são vias de transporte e não apenas para prática de desporto. Eu ANDO em pistas de bicicletas no interior de cidade, por isso, esse foi mais um comentário em que mais valia estar quieto.
    Se não são utilizadas é porque provavelmente quem mora alí são apenas comudistas umbiguistas preguiçosos como vossemecê.
    E mais, se elas lá estão, têm de ser, segundo o código da estrada, respeitadas.

    ResponderEliminar
  9. Meu caro anónimo das 10:07 (será assim tão difícil inventar um simples pseudónimo que sirva como referência?) a sua reposta é típica de quem se julga rei e senhor das estradas.
    "Ciclovias nas cidades? Para quê? Eu nem ando de bicicleta! Eu até tenho um bom carro! Eu até posso estacioná-lo onde muito bem me apetecer!"
    É isto que o senhor pensa, não é? E já agora, para quê árvores nas avenidas? Aquilo só atrapalha o estacionamento em cima dos passeios, não é senhor comodista?
    Vou responder à sua pergunta: "Pode dizer-me quantas vezes andam por lá ciclistas durante a semana?" Poucas e sabe porquê? Porque são obrigados a andar pela estrada para que "reizinhos" como o senhor possam estacionar o pópó sobre o espaço reservado às bicicletas.
    Diz você que os verdadeiros ciclistas não andam pelo centro da cidade a respirar poluição. E quem é que faz essa poluição sr. Anónimo? São os ciclistas? E onde é que leu essa dos verdadeiros ciclistas não andarem nas cidades? Por acaso a bicicleta não é um veículo considerado no código da estrada?
    Sei de muita gente a quem lhe saiu a carta de condução nos pacotes da Farinha Amparo, mas o seu pacote devia estar fora do prazo!
    Faça uma reciclagem, volte à escola de condução, leia de novo o Código e certifique-se de que o único veículo autorizado a circular nas estradas não é só o seu! Certifique-se também de que as bicicletas são contempladas pelo Código das Estradas na categorias de Velocípedes com a seguinte descrição: "veículo com duas ou mais rodas em linha, accionado pelo esforço do próprio condutor por meio de pedais ou dispositivos análogos."
    Já agora aproveite a leitura do Código e dê uma olhada sobre o capítulo onde refere que os passeios são para os peões e não para os automóveis, as passadeiras são para a travessia de peões e não para o estacionamento de automóveis e as ciclovias são para a circulação de velocípedes e não para o estacionamento de automóveis.

    Faísca

    ResponderEliminar
  10. Caro Sr "Faísca"
    Já percebi que o amigo faz parte daqueles palermas que acham que andar de bicicleta é "fino", e gosta que vejam a sua ali na varanda...
    Como tambem deve fazer parte da raça dos macacos de emitação, deve pensar igualmente que se assim se faz "lá fora", temos que fazer igual aqui.
    E toca a fazer ciclovias.
    Eu pessoalmente não me incomodam nada as bicicletas.
    Acho que os pobres tambem tem direito a não andar a pé.
    Exactamente, tenho um belíssimo carro,( já pago), mas se calhar o meu amigo ainda tem umas prestaçõesitas para pagar do seu "velocípede".
    Deixe lá, continue a pedalar, pode ser que um dia tambem consiga andar de carro e de o estacionar em cima do passeio, só para chatear os ciclistas do Domingo.
    Outra vantagem da sua condição de ciclista, nem precisa de pedir um empréstimo para tirar a carta de condução.
    É só vantagens, tá a ver? ...

    ResponderEliminar
  11. Eu não sou o Faísca, mas deixe-me fazer este reparo. Quem anda de bicicleta não é pobre. Simplesmente prefere adoptar um estilo de vida mais saudável, à semelhança dos povos (bem mais ricos e cultos) do norte da Europa. Agora quem considera que andar de bicicleta é sinónimo de pobreza, revela pobreza sim, mas de espirito. Não passa de um cro-magnon com uma namorada de metal, cheio de ilusões e um sentimento de superioridade que apenas revela uma baixa inteligência e pouca presença de espírito.
    Espero que o meu texto não seja demasiado complicado para você entender. Afinal andar de transportes em vez de carro proporciona-me muito tempo para ler, algo que para você deve ser mais complicado, talvez com a excepção da Bola ou Record.

    ResponderEliminar
  12. Obrigado ao comentador anterior pelo apoio e apenas não concordo quando diz que o "cro-magnom" tem um sentimento de superioridade.
    Aí é que está o engano! O que o homenzinho tem é um ENORME complexo de inferioridade, que o leva a servir-se da "namorada de lata" e das referências a pobres e ricos para se sentir alguém. O pobrezito (de espírito) sentir-se-ia um inútil, um verbo-de-encher, um ignorante, sem o seu "belíssimo carro" (já pago).
    Um indivíduo que se sabe SUPERIOR não se esconde cobardemente atrás do "belíssimo carro" nem do dinheiro que supostamente tem (terá?). Apenas os imbecis, os coitaditos, cuja pobreza de espírito se resume ao carrito e ao plasma para ver o futebol, necessitam de apregoar aos quatro ventos, a vaidade de se sentirem grandes porque têm um monte de latas à porta ou em cima do passeio.
    Tenho pena de si, mas pela sua conversa, já nada poderá ser feito. Você é um caso perdido e já nem o divã de um bom psiquiatra resolveria o problema.
    Que tristeza!!!

    Faísca

    ResponderEliminar
  13. uh..uh... tenho um belíssimo carro,( já pago). parabéns! acabou de ganhar o prémio de personalidade do ano! quando estiver com o meu filho vou mostrar o seu post, e dizer-lhe: "filho, isto é um homem a sério, ele é importante porque tem um um belíssimo carro e já está pago!". caramba, que inveja.

    ResponderEliminar
  14. A propósito, uma boa anedota que li em
    http://menos1carro.blogs.sapo.pt/49625.html

    ResponderEliminar
  15. Exmo Sr Faísca e restantes membros da louvável iniciativa dos PEÕES EXALTADOS.

    Folgo em verificar que os Senhores (?) caíram todos como patinhos (que são) nesta história.

    Verifica-se também, se alguma dúvida restava, de que este Blog apenas serva para os Senhores conversarem entre amigos,
    São sempre vocês que respondem a si próprios,
    ou fazem de conta de que "são muitos" a se ofuscarem com as malvadas "latas" em cima dos sacro-santos passeios.
    Nota-se perfeitamente a delicadeza e o estilo jornalístico do Mário, a indignação e raiva do Tiago, o "jeitinho" próprio de um empregado do Estado do Tiago, e sobretudo a grande classe epistolar do (holandês) António.
    Este último, gostava de ter um estilo de vida à semelhança dos povos (bem mais ricos e cultos) do norte da Europa, e obviamente não esconde a sua frustração pela sua condição.
    As suas inclinações "literárias" vão para a Bola e para o Record, o que são optimas referências na matéria e demonstram bem o seu grau de cultura e formação académica.
    O coitadinho que se seguiu ordeiramente a defender a honra do convento, tambem demonstra bem que os seus grandes objectivos de vida, seriam de um dia vir a ter um "carrito" e um "plasma" para ver a "bola".
    O conjunto dos vossos "QI" faria saltar de orgulho qualquer primata.
    Falam no homem das cavernas de Cro-magnon para se dar assim um sentimento de pessoa culta e entendida...
    Guarde essa "papagaiada" para outro tema que tenha alguma coisa a vêr...
    Agradeço a sua compaixão pela minha pessoa, mas fique descansado que não lhe vou tirar o seu lugar nas suas (evidentes) sessões de consultas de psiquiatria (que afinal não resultam) continua angustiado, infeliz, frustrado, doente, magoado.
    Quanto ao ultimo palerma der serviço, deduz-se que é um excelente chefe de família e pai exemplar, a julgar pelo tipo de conversas de elevado nivel que tem com o seu filho.
    Mas como diz "quando estiver com o meu filho", (o que significa que deve ter um filho a meio-tempo), pode ser que o "rapazinho" consiga escapar e não ficar "igual"
    Obrigado meus Senhores, foi "porreiro" diverti-me imenso agora vou passear no meu pó-pó (novo)...

    ResponderEliminar
  16. Aqui quem fala é Mário Negreiros. Este é o primeiro comentário que faço neste rol de comentários. Nem a referência ao cartasabertas fui eu que pus (referência, aliás, que já vi posta noutros comentários que também não fui eu que pus). Nem chamei ninguém de besta. O que não vejo no sr das 15:27 é um - por pequeno que seja - um único argumento que legitime o abuso de passeios e de passadeiras. E é disso que se fala aqui, não dos "palermas" ou das "bestas" que somos ou deixamos de ser.

    ResponderEliminar
  17. o meu menino vai passear de pó-pó, vai? que bom. desejo uns belos passeios com a sua namorada de 4 rodas. pelo menos esta não reclama da sua dormência na zona das virilhas.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo das 0h36
    Afinal vocês são cada uns mais parvos que os outros !
    Qual é o seu problema se o homem vai passear de carro e você está em casa sozinho a coçar os tomates (se é que tem)?
    Se calhar, isso das zonas dormentes de que está a falar, deve ser o seu caso.
    Um individuo normalmente constituído, a esta hora da noite, está a dar uma bruta queca, e não a escrever baforadas...

    ResponderEliminar
  19. Receitinha:

    Basta uma pedrinha com tamanho não muito inferior ao do diâmetro da abertura do pipo do pneu. Desenrosca-se a tampinha do pipo e coloca-se a pedrinha dentro da tampinha, depois é só enroscar com cuidado até escutar um ruído sibilante.
    Está prontinho a servir!

    Bom apetite!

    ResponderEliminar
  20. Ena, essa eu não sabia! É de aplicar aos insistentes.

    ResponderEliminar
  21. outra Receitinha
    Colocam-se 2 boas gotas de vaselina na ponta do dedo indicador, mete-se o dedo no buraco, e efectua-se um movimento regular de vai e vêm...
    O ruído pode não ser sublime, mas é de pura satisfação...

    ResponderEliminar