Os intocáveis (Cont.)


À porta do Café Império
À porta da Cervejaria Portugália

Lisboa - Av. Almirante Reis
Junho de 2011
.
Em muitos locais, por esse país fora, foram colocados pilaretes para impedir a utilização abusiva dos passeios - e muito bem, se a única solução prática for essa. Só que, e como já aqui foi referido por várias vezes, em alguns sítios (nomeadamente em Lisboa, e à porta de "certos" estabelecimentos), houve o cuidado de NÃO os pôr.
Note-se que não se trata de pilaretes que, depois de colocados, tenham sido derrubados e nunca repostos. Trata-se, sim, de fiadas de pilaretes que - ali e só ali - foram interrompidas para favorecer um determinado estabelecimento, com total arbitrariedade de quem o fez, e com a conivência de quem o permite.

NOTA: houve um tempo (não muito distante) em que toda a zona da Av. Almirante Reis era policiada com eficiência pela Polícia Municipal. Ultimamente, porém, os seus agentes raramente são vistos por aqueles lados. Terá isso a ver com o que aqui se documenta?

9 comentários:

  1. Enquanto a fiscalização do estacionamento estiver a cargo de uma empresa municipal vai sempre haver o incentivo político de ignorar estas situações.

    Se o estacionamento gratuito no centro da cidade deixasse de existir e o pago fosse reduzido, seria rentável para um investidor privado investir em parques de estacionamento e melhorariam ao mesmo tempo as condições para os peões.

    Se a concessão da fiscalização pertencesse a empresas privadas não existiria ingerência política e poderia ser implementada uma política de tolerância zero, cabendo aos municípios determinar com o planeamento a organização e distribuição dos espaços de estacionamento.

    ResponderEliminar
  2. A Polícia Municipal até pode, uma vez por outra, actuar nesta zona, mas nunca nos casos que aqui se mostram.
    E o motivo é simples:

    Como os pilaretes foram colocados pela autarquia, a sua "não-colocação" também tem a conivência dela.
    Isso é bem claro, e as situações (estas e muitas outras) são bem conhecidas de toda a gente.
    Assim sendo, não se pode esperar que entidades dependentes dessa mesma autarquia (PM ou EMEL) actuem aqui.
    Por outro lado, também não poderiam actuar contra outros infractores, ali perto, fechando os olhos a estes, pelo que a solução é "sumir"...

    Ed

    ResponderEliminar
  3. é curioso... não vejo nenhum autocolante nesses carros! porque será? medo?
    Já agora, aproveito desde já para dizer que está em curso um movimento para distribuir os vossos autocolantes unicamente por carros patrulha da PSP. Este movimento não dura muito mais.

    ResponderEliminar
  4. Já cá faltava o "valentão das dúzias"!

    Para ele, se não houver autocolantes afixados, já a acção do leitor não tem qualquer valor!
    Nem mesmo se o cidadão chamou a polícia (e a obrigou a actuar), ou se pregou uma descompostura ao condutor), ou se participou por escrito nos locais próprios.
    Ou seja: para ele, o autocolante é um fim em si-mesmo, e não uma das muitas armas ao serviço da libertação dos passeios!

    Mas tudo bem. Se é essa a filosofia do Passeio Livre, digam-no de uma vez por todas. Por mim, deixarei de enviar fotos para vocês.

    ResponderEliminar
  5. "Se é essa a filosofia do Passeio Livre, digam-no de uma vez por todas."

    Claro que sim, a filosofia do Passeio Livre é aquela que é dita por um anónimo em alguns comentários. Isso tem uma lógica que só visto.

    ResponderEliminar
  6. Valentão das Dúzias (de autocolantes colados) - "outro" e não aquele lá de cima, porque valentões há muitos aqui14 de junho de 2011 às 09:51

    Realmente... Ainda para mais que é um comentário «contra o PL», como bem se vê pela última sentença - «Este movimento não dura muito mais»
    É o que eu sempre disse, aqui dispara-se primeiro e pergunta-se depois!
    Já agora: Sim, o «movimento gira em torno do autocolante» - aqui é o autocolante que faz a diferença; mas pode sempre enviar as fotos para outros inúmeros blogs que existem, tais como «Estacionamento Selvagem», «Carmo e Trindade», etc - esses sim, são contra o estacionamento selvagem e não utilizam o autocolante.

    ResponderEliminar
  7. É vergonhosa a enorme campanha que aqui tem sido feita contra o autocolante, contra o PL e contra todos os que se revoltam com este estado do "deixa andar" para que nada mude neste problema do estacionamento selvagem.

    São as ameaças de violência física, são os insultos contra quem apenas pretende usufruir de um direito que é seu por lei e pelas mais elementares regras de civismo, são as respostas aqui colocadas sem conteúdo apenas para desacreditar o blogue, são as trocas de identidade para criar confusão, é o uso e abuso do anonimato para poderem dizer agora uma coisa e amanhã outra, são as "sentenças de morte" ditadas contra o autocolante com a desculpa de que é ilegal, e é a extrema falta de vergonha e de civismo desta gente que quer, única e simplesmente, continuar a atafulhar os passeios de carros, sem se importarem com os enormes prejuízos que essa sua atitude irreflectida, caótica e selvática causam aos milhões de pessoas que diariamente necessitam de circular (livremente) sobre um espaço público que lhes é destinado.

    É óbvio que levará muitos anos até que esta mentalidade de "chico esperto" tão do agrado do português, se altere e possamos contar com uma sociedade mais responsável, mais educada e mais cívica! É óbvio que não será (apenas) a acção do PL que irá mudar as coisas, mas é um princípio e uma forma, como qualquer outra, de alertar mentes mais tacanhas e fechadas para este grave problema do estacionamento selvagem.
    Pena é, que a imprensa e as televisões não façam o mesmo que a equipa do PL! Pena é, que os responsáveis autárquicos e governamentais, assim como as autoridades policiais, olhem para este problema como mais uma chatice em que não vale a pena mexer porque não dá votos!

    É certo que os autocolantes não resolverão a situação, mas ficarmos cobardemente caladinhos para que, aqueles que aqui vêm denegrir o trabalho do PL, possam continuar a invadir e a vandalizar os passeios com todos os transtornos que essa esperteza saloia provoca, seria o mesmo que aceitarmos que esses energúmenos têm razão para agir assim e que os peões é que estão errados. Seria o mesmo que aceitar pacificamente o "estacionamento selvagem" como uma fatalidade, sem que antes tentássemos alertar consciências. Sim, porque apesar de tudo, há pessoas (poucas) que foram mudando o seu comportamento à medida que foram conhecendo o trabalho do PL.
    Infelizmente, na maioria destes condutores, há muito que a mentalidade bloqueou, parou no tempo e, tal como diz o autocolante... não conseguem ver para lá do seu umbigo!

    ResponderEliminar
  8. "Sim, o «movimento gira em torno do autocolante» - aqui é o autocolante que faz a diferença"

    Obviamente que isso não é verdade. O objectivo do blogue é ter «passeios livres». O autocolante é apenas UM meio de sensibilizar as pessoas. E não resulta por exemplo com um poste de electricidade ou um mupi (que também são alvo deste blogue se estiverem indevidamente colocados no passeio)

    ResponderEliminar
  9. @ Valentão das Dúzias (de autocolantes colados) - "outro" e não aquele lá de cima, porque valentões há muitos aqui | 14 de Junho de 2011 09:51. Meu caro, o Blogue Estacionamento Selvagem, embora não promova o uso do autocolante do Passeio Livre porque entende que isso é de exclusiva autoria deste Blogue, esclarece que também utiliza o autocolante e encontra-se solidário com a colagem do mesmo em todas as latas estacionadas ilegalmente em cima dos passeios, das passadeiras, nas paragens dos transportes públicos, em frente às portas dos prédios, etc..

    ResponderEliminar