Quem faz e quem deixa fazer não tem vergonha na cara?


Lisboa - Av. de Roma
14 Mar 10 - 15h24m
.
A senhora idosa que se vê na imagem pode agradecer as dificuldades com que se depara a uma "santa aliança" de três "entidades" que Lisboa bem conhece:
  • As bestas-quadradas que, todos os dias, estacionam impunemente neste passeio (carros, jipes, carrinhas - e até camionetas!).
  • Os fiscais da EMEL e agentes da PM e da PSP, cuja actividade é insuficiente (ou mesmo nula) permitindo a referida impunidade.
  • O idiota-chapado que meteu pilaretes em toda a zona menos ali - o que, por sinal, sucede em vários pontos de Lisboa, "criteriosamente escolhidos", como já tem sido referido e está amplamente documentado.
 *
NOTA: ao contrário do que se possa pensar (e é dito por um leitor, em comentário), no lugar da pedra arrancada nunca houve nenhum pilarete, como se pode confirmar [aqui]. O que houve - isso sim - foi um pino de plástico que alguém ali colocou e que, durante duas semanas, fez mais pelos direitos dos peões do que uma legião de fiscais - ver [aqui].
.

    9 comentários:

    1. Eu continuo a achar que, muito para além das multas a aplicar aos automobilistas infractores (o quem nem devia ser motivo de discussão), deviam ser RESPONSABILIZADOS de alguma forma os que, por omissão, permitem estas coisas:

      Desde o fiscal ou agente policial que "fecha os olhos", até ao "amigo" que não mete ali o pilarete (para permitir que ali estacionem os fregueses de determinado(s) estabelecimentos(s), toda essa gente devia levar com um processo de averiguações em cima e, no limite, ser mandada para casa.

      É que não se trata de anónimos.
      Sabe-se MUITO bem quem são os funcionários destacados para uma determinada área, bem assim como quem são os que mandam NÃO meter pilaretes aqui e ali.

      Ed

      ResponderEliminar
    2. Quantas vezes são os próprios comerciantes que informam os fregueses: "pode pôr o carro no passeio (ou em 2ª fila), que eles aqui não multam"!

      ResponderEliminar
    3. O pilarete já lá esteve, mas foi arrancado. Alguém denunciou isto à Câmara?

      ResponderEliminar
    4. Houve, de facto, um pilarete arrancado e que foi reposto. (A sequência da sua destruição está documentada em:

      http://sorumbatico-longos.blogspot.com/2010/01/1-2-3-solucao.html )

      ___

      Mas não é o caso do que devia estar onde se vê a pedra arrancada. Sei bem do que falo, pois moro no prédio ao lado. Se quiser, poderá ir lá ver.

      ResponderEliminar
    5. Já agora:

      De vez em quando, há quem queira atirar-nos areia para o olhos dizendo que, nas passadeiras, não deve haver pilaretes.

      Veja-se, com exemplos concretos da mesma zona, como isso não é verdade:

      http://sorumbatico-longos.blogspot.com/2009/11/lisboa-av.html

      ResponderEliminar
    6. Esclarecimento adicional:

      O tal pilarete que, de facto, foi derrubado, nunca foi reposto e situava-se no enfiamento da faixa branca da passadeira (junto aos pés da senhora de castanho).

      O buraco foi apenas tapado.

      Assim, dos 5 pilaretes inicialmente colocados (e nenhum na zona de passagem de peões), só lá estão 4.

      Os responsáveis por estes problemas não têm um pingo de sensibilidade - e refiro-me aos culpados por acção e por omissão:

      Ou seja: aos que fazem e aos que deixam fazer, que estão muito bem uns para os outros - e só lhes desejo que vão todos para o grande raio que os parta!

      ResponderEliminar
    7. Acabei agora mesmo de passar pelo local, para confirmar esta vergonha, e pude ver o inevitável:

      Um carro em cima do passeio exactamente ali (desta vez um Smart creme), certo da impunidade. A EMEL andava por perto mas, como sempre, ignorava aquela esquina e toda a rua Frei Amador Arrais. Na altura, estava a bloquear outro carro (um Mercedes), mas junto ao nº 35 da avenida, ao pé do hotel.

      Ed

      ResponderEliminar
    8. A emel, pela sua actuação sem qualquer lógica, deixou há muito de ser uma solução, passando a ser parte do problema. Está completamente desacreditada.

      A PSP demitiu-se, há muito, desta função, pelo que restam alguns agentes da PM que me parecem eficazes mas são manifestamente poucos.
      Além disso, em breve estarão desmotivados, porque, mal viram as costas, os condutores que acabaram de multar reincidem (e não lhes acontece nada).

      ResponderEliminar
    9. Actualemente a PSP acha que autuar carros mal estacionados é pouco dignificante, não é coisa de polícia, é coisa de funcionário.

      ResponderEliminar