E é legal!

A Rua Guilhermina Sugia (que vai do Apeadeiro do Areeiro à Av. dos EUA) é muito especial, como se vê:
De ambos os lados (e, praticamente, em todo o seu comprimento), o estacionamento em cima do passeio (desde que seja só com duas rodas e em espinha...) é permitido! Ou seja: na melhor das hipóteses, só o carrinho da penúltima foto poderia ser multado. Bem... e os que estão a seguir ao anedótico sinal de «paragem proibida excepto Carris» - se calhar -  também!
Está tudo doido, não está?!

7 comentários:

  1. A questão que se coloca não é nova:

    Trata-se de saber se alguém (normalmente uma autarquia) pode colocar, por baixo de um sinal de trânsito legítimo, uma placa (rectangular, branca e com letras pretas) com indicações que configuram excepções ao Código da Estrada.

    Ora, goste-se ou não, parece que sim, e que essas placas até estão devidamente regulamentadas. Podem ser vistas (iguais a estas das imagens) um pouco por todo o país.

    A questão que se põe, então, é outra:

    Se uma autarquia acha que o passeio é suficientemente largo para comportar carros, então assuma isso claramente: reduza-o, faça recortes, e meta parquímetros. Assim é que não é carne nem peixe.

    ResponderEliminar
  2. Essas placas com "textos de excepção" são frequentes, e podem não ser ilegais.

    Um caso bem conhecido é o do sinal de PROIBIDO ESTACIONAR, que tem por baixo a tal placa branca a dizer «excepto cargas e descargas».

    O caso das fotos é apenas mais chocante, mas o princípio é o mesmo.

    ResponderEliminar
  3. E, na foto de baixo, a chapa de «Excepto Carris» também não devia estar ali, em cima do disco, mas sim por baixo dele.

    Mas no meio daquele caos todo, isso tem alguma importância?!

    ResponderEliminar
  4. «...goste-se ou não, parece que sim,...»
    Pode-lhe parecer a si que é legal, mas já aqui foi defendido, diversas vezes, que tal é ilegal!
    Como diz o prof martelo: «é ilegal? é! faz-se? Faz-se! Podem? Não! Fazem? Fazem!»

    ResponderEliminar
  5. Para quem anda sempre a falar em «meter advogados» e mais não sei o quê, esta é uma daquelas situações claríssimas e simples para ganhar em tribunal!
    À terceira condenação em casos concretos do regulamento que prevê o sinal (embora só preveja o sinal, não diz em lado nenhum que a finalidade é autorizar o estacionamento nos passeios) é considerado ilegal com força obrigatória geral!

    ResponderEliminar
  6. Ainda há pouco mais de uma semana lançaram um post igual a este.

    ResponderEliminar
  7. As referidas placas estão regulamentadas no documento «Guia de Sinalização Rodoviária«, do Ministério da Administração Interna, têm as referências «Modelos 12 a-b-c-d-e-f», e podem ser vistas na pág. 44 do referido documento - que é oficial, pelo menos até ver.

    ResponderEliminar