Duas notícias

Em 20 de Março, no Sol, lia-se:

Relatório de Segurança Rodoviária
Atropelamentos mortais estragam estatísticas

Em 2008 aumentaram as mortes por atropelamento dentro das localidades. É o índice mais negativo das estatísticas sobre sinistralidade que hoje foram apresentadas. Em contrapartida, morreram menos 27% de jovens nas estradas portuguesas


Hoje, no Público, lê-se:

Redução de mortos nas estradas nos últimos 20 anos é "progresso civilizacional incrível"

O ministro da Administração Interna apontou esta quinta-feira a redução do número de mortos nas estradas portuguesas, nos últimos 20 anos, como um "progresso civilizacional incrível", tendência que o Governo pretende manter durante os restantes meses de 2009.



O Passeio Livre nota:

Nenhuma referência, no Público, ao aumento de mortes por atropelamento.
Nenhuma referência ao grau civilizacional dos portugueses quando estacionam os seus carros. Nenhuma referência à mais do que provável relação entre a incivilidade dos portugueses que estacionam em cima de passeios e de passadeiras e o aumento de mortes por atropelamento nas localidades.

7 comentários:

  1. E depois vêm falar no branqueamento do Estado Livre quando eles é que apagam o que não lhes convém. Cambada de burros ignorantes!

    ResponderEliminar
  2. Que tal este "progresso civilizacional incrível"? Hoje estava eu em cima do passeio, chega um tipo de BMW, afasta o caixote do lixo para a parede e toca de tentar enfiar o carro no passeio. A certa altura sinto o parachoques a tocar na minha perna. Olho para trás e ele pergunta-me se pode entrar.

    Respondi "aqui? claro que não" e foi insdiscritivel a expressão dele a perguntar porquê. Respondi que o passeio é para os peões, e o simbolo do "progresso civilizacional incrível" continuou a insistir, dizendo que morava ali e a perguntar se eu ia sair da frente ou não.

    Quando lhe disse "daqui não saio" e peguei no telemovel ameaçando chamar a policia, o gajo deu meia volta e foi parar o carro numa garagem privada mais acima.

    Depois passou por mim a pé e perguntou cinicamente se eu já tinha chamado a polícia. Apenas respondi se era assim que ele educava os filhos.

    Viva o "progresso civilizacional incrível"!

    ResponderEliminar
  3. Há em Lisboa, uma ruazinha cujo nome não sei, atrás da Câmara, junto ao Ministério da Administração Interna, que liga a Rua do Arsenal à Rua do Comércio, cujo passeio está todos os dias tomado por carros. Há dias, fui perguntar a dois agentes da PSP porque não autuavam aqueles carros. "Porque estão autorizados pelo MAI", foi a resposta. E, de facto, está lá, para quem quiser ver, uma placa do Ministério da Administração Interna a autorizar o estacionamento em cima dos passeios - mas só para os funcionários do MAI. Quem é, então, o Sr. ministro para vir falar em "progressos civilizacionais incríveis"? Merecia uma foto. Quem tiver essa disponibilidade, por favor.

    ResponderEliminar
  4. Essa questão do MAI já foi tratada aqui neste blogue. Alguns interessados estão considerando a hipótese de denunciar mais veementemente este problema. Contacte o email do peao exaltado para colaborar.

    ResponderEliminar
  5. Por acaso nunca li nada sobre peões vitimas de atropelamentos, parece que ninguem quer saber disso. Agora já sei que as estatisticas subiram, mas quantos serão ? E depois gostava de saber as causas, mas imagino que não foram suicidas.

    ResponderEliminar
  6. Um dia estava eu a atravessar uma passadeira, e de repente vejo um carro que estacionado em cima do passeio a vir em minha direcção. Desviei a tempo, a condutora toda atrapalhada, lá pediu desculpas...
    PORTUGAL NO SEU MELHOR!

    ResponderEliminar