A reclamação de uma leitora

Publicaremos sempre as reclamações e as respostas no sentido de estimular o debate. Cremos que o tom das mensagens poderá permitir uma leitura daquilo que é o sentimento de direito ao uso incontrolável do automóvel que ainda atravessa os cidadãos de Lisboa.

Bom dia,
Antes de mais quero reclamar, pois não têm o direito de colar autocolantes na minha viatura.

Também sou peão e entendo que os passeios devem ser para os peões, mas a verdadeira responsabilidade está no nosso sistema pois não há parques de estacionamentos suficientes para o numero de viaturas em circulação. Não quero com isto dizer que o condutor não tenha que ter bom censo, no entanto isso não vos dá o direito de agirem como autoridades da lei.

Agradeço que se manifestem como entenderem mas não vos permito que colem nada na minha viatura.

RESPOSTA

Reconhecemos-lhe o direito à reclamação na medida em que a sua resposta se enquadra no que pretendemos.

É de facto muito curioso a maneira como reclama duma colagem inócua na sua viatura ao mesmo tempo que reconhece ter cometido uma ilegalidade. Invadiu um passeio e não tolera que lhe chamem a atenção para a falta de civismo que cometeu. Quer inverter os papéis. Demitiu-se da sua consciência e da sua capacidade de escolha e culpou o sistema. Isso está errado. O sistema tem falhas mas a decisão final será sempre sua.

Já reflectiu se não haverá demasiadas viaturas em circulação? E que é a cidade que paga essa factura? Não queremos emular os agentes da autoridade mas a sua acção só está protegida pelo sentimento de impunidade. E isso vai mudar.

Até ao próximo encontro.

13 comentários:

  1. Agradeço a vossa prontidão mas não concordo com a vossa resposta, pois neste momento eu tenho que culpar o sistema.
    A partir do momento em que deixo de ter capacidade de escolha, não posso ser punida por tal. Eu "invadi" um passeio porque não tive outra opção. Para sua informação, durante a semana ando de transportes públicos e o meu carro fica na garagem, mas ao fim.de.semana tenho o meu direito de me deslocar na minha viatura. Se não há estacionamentos suficientes, ou se há demasiadas viaturas em circulação, não tem que ser a cidade, mas também não tenho que ser eu a pagar a factura.

    Todos temos direito à liberdade de expressão! A minha reclamação não é em relação àquilo que defendem mas à forma como o fazem. O facto de não concordarem com os carros em cima dos passeios, não vos dá o direito de colarem autocolantes nas viaturas. Agradeço que pensem neste assunto!

    ResponderEliminar
  2. E o facto de não ter lugar onde estacionar não lhe confere o direito de estacionar num passeio.

    ResponderEliminar
  3. Isto é fantástico: Um papel auto colante num carro particular é, para essa senhora, um peso mais incómodo do que uma tonelada de ferro e plástico em cima do passeio público. (Já tive que andar um bocado, mas nunca tive de estacionar em cima do passeio. Nunca! Há sempre opções).

    ResponderEliminar
  4. Epá, no fundo é uma tempestade no copo de agua. Riscar o carro seria algo muito mais discreto e chato.

    Assim foi só um "estúpido" autocolante, à que ter algum bom senso!

    ResponderEliminar
  5. O modo como se desloca durante a semana não lhe dá mais ou menos direito de estacionar num passeio.

    Qual é esse local onde não há estacionamento disponível fora do passeio? Não conheço nenhum em Lisboa. Estou a ser sincero, gostava de saber onde é que isso aconteceu.

    Por último, não está em causa uma questão de "concordar" ou não "concordar" com o estacionamento no passeio. O seu acto é 1. ilegal, 2. prejudica terceiros 3. põe em perigo terceiros.
    Se o seu acto não prejudicasse terceiros, então teria toda a razão em argumentar como argumenta. Teria autoridade moral para dizer "não me perturbem, apenas porque discordam". Mas não tem.

    ResponderEliminar
  6. Conclusão:
    Um simples autocolante não é o suficiente para a senhora anónima criaR consciencia e civismo.Será que é mãe e nunca andou com um carrinho de bébé?
    Deficiente motora não é certamente,eu sou,mas prefiro ser deficiente motora do que "DEFICIENTE MENTAL"

    ResponderEliminar
  7. Eu também conduzo em Lisboa. Por vezes ando 300 ou 500 metros para não estacionar no passeio. Aliás, nunca estacionei no passeio. Mas já tenho chegado a casa, depois de caminhar 300 metros, e vejo o vizinho a colocar o seu carro mesmo em frente à nossa porta em cima do passeio. Tal como a senhora deve achar que não tem outra opção.

    ResponderEliminar
  8. De facto há pessoas que não tem noção do que dizem. Moro na Quinta da Luz e por causa do Colombo a minha zona tornou-se um autentico caos. Lamentavelmente tenho um parque da policia municipal colado a minha rua que não a tem como prioritária. Adoro a vossa iniciativa e vou colaborar com ela.

    ResponderEliminar
  9. Esta reclamação diz tudo. São umas vítimas, coitados dos que são abrigados a estacionar em cima do passeio. Deixar o carro mais longe, não? Pagar parquímetro, não, considerar não levar o carro? não...
    Comigo, quanto mais mal estacionado/maior abuso houver, mais autocolantes leva! Melhor do que riscos nas portas, e já o fiz antes!!!

    Tenho carro e falta de estacionamento à porta de casa. Nunca estacionei em cima de passeios e todos os dias há abusos na minha rua, todos!
    Chicos espertos.

    Basta ver algumas fotos neste blog. Ruas largas, espaços legais vazios, carros totalmente em cima dos passeios. É que nem procuram outra solução!

    ResponderEliminar
  10. Gostaria de comentar a frase em que a senhora anónima que se queixou do autocolante diz que não podemos subsituir-nos às "autoridades da lei".
    Aqui há dias liguei para a esquadra da minha área informando que havia uma série de carros estacionados em cima do passeio. Em resposta obtive algo como "Ó amigo, carros no passeio há todos os dias, não podemos multá-los todos" e seguindo-se à minha insistência "Mas os carros estão a atrapalhar?" Perguntei se a lei só se cumpre se o ilícito "atrapalhar" e referi que a 50 metros dos carros estacionados em cima do passeio há duas ruas com espaço para estacionamento. Respondeu-me o senhor agente que ia ver então se podia enviar um carro, carro esse que nunca chegou.
    Por isso, toca a colar autocolantes! Onde é que arranjo uns quantos?

    ResponderEliminar
  11. Caro Alexandre,

    Escreva-nos que podemos enviar uns tantos!

    ResponderEliminar
  12. Relativamente ao comentário deixado: "...neste momento eu tenho que culpar o sistema" gostaria de dizer o seguinte:
    1) O chamado "sistema" somos todos nós. Portanto colocar as culpas no sistema é estar a olhar para um espelho ao mesmo tempo.
    2) Existe uma espécie de orgulho individualista nos portugueses que nos impede de compreender que todos temos responsabilidade civil sobre o que nos rodeia. O dobro da responsabilidade civil temos quando moramos/trabalhamos em zonas muito urbanizadas onde, literalmente, estamos uns em cima dos outros. Se todos tiverem um carro, não há sistema que aguente. E sim, há demasiados carros na cidade. Há até demasiadas pessoas na cidade.
    3) Em certos países só é possível ter um carro nas grandes cidades quando se tem lugar de estacionamento para ele. Não acho esta medida nem elitista nem injusta. É uma forma muito inteligente de melhorar a vida de todos.
    4) Tenho carro e ele está numa garagem. Também detestaria ter uma porcaria dum autocolante-surpresa no vidro. Por outro lado não faço por merecer uma multa por estacionar em cima de um passeio. Se não puder estacionar perto, estaciono a 300/400/500 metros de distância. É da minha responsabilidade cívica agir desta forma.

    ResponderEliminar
  13. A quem atenta contra a segurança dos peões ao ocupar com a sua viatura, passeios ou passadeiras, por "falta de estacionamento próximo", agradeço que indique a sua morada. É que, fazendo uso do mesmo raciocínio (ou falta de), pretendo deixar o meu lixo no meio da vossa sala de estar, por não encontrar "caixotes do lixo próximos".

    ResponderEliminar