Câmaras de vigilância para controlar o estacionamento ilegal?

A cidade de Nice em França irá utilizar a sua rede de câmaras de vigilância espalhadas pela cidade para multar carros mal estacionados, sem ser necessária a presença da Polícia no local.


Mais detalhes aqui (Inglês).


Boa medida ou "big brother"?


Obrigado FS

4 comentários:

  1. Deixem de complicar. Se há desemprego e nem sequer conseguem fazer o mais simples, porquê acreditar resolvem o problema com tecnologia?

    ResponderEliminar
  2. Sou totalmente contra, qualquer tipo de video vigilância, mas já que ela vai crescer por todo o lado independentemente da nossa vontade, ao menos que seja aproveitada para alguma coisa útil e isso poderia ser exactamente a vigilância e a posterior multa dos que insistem em fazer dos passeios, o seu parque privativo!

    ResponderEliminar
  3. Aqui temos uma autoridade muito benevolente contra este tipo de infracções... o problema está nas autoridades que não fazem o seu trabalho! não está na falta de policias...

    no outro dia estavam 2 policias de trânsito Junto ao Marquês, num local onde é proibido parar ou estacionar. Devido ao estacionamento ilegal nesse local, os autocarros chegam a estar parados no meio da estrada por não conseguirem passar... Fizeram esses 2 agentes alguma coisa?! NÃO! até (a pedido dos condutores: "pode-se estacionar só ai um bocadinho que vou só ali tratar de uma coisa...?!") deixavam estacionar...

    ResponderEliminar
  4. O último comentário lembra-me a atitude no mínimo dúbia da Polícia Municipal do Porto (da Divisão de Trânsito da PSP local prefiro nem falar), que ultimamente se tem encarniçado contra o estacionamento abusivo em lugares com parquímetro, isto é, por pessoas que ou nem sequer colocam moedas no aparelho ou que pura e simplesmente se esquecem que devem recarregá-lo se quiserem prolongar o período de utilização. Embora me pareça bem, o que realmente me irrita é a indiferença demonstrada pelo referido serviço municipal quando estão em causa situações de manifesta ilegalidade (mas em locais onde não existem parquímetros), que causam muito mais incómodo aos peões ou até aos transportes públicos: estacionamento em cima de passadeiras, sobre o passeio ou em segunda fila. Estes comportamentos são cada vez mais frequentes por toda a cidade, sendo especialmente visíveis em áreas menos centrais onde a actuação da P. Municipal parece ser muito mais relaxada. O estacionamento em segunda fila, por exemplo, converteu-se numa praga que afecta a circulação dos autocarros dos STCP, com especial incidência em artérias onde existem supermercados ou estabelecimentos de ensino primário ou secundário. Como há interesses em causa (supermercados, colégios, farmácias, etc...), ninguém mexe. E quem usa transportes públicos que se lixe.

    ResponderEliminar