Fecham os olhos a contra-ordenações simples



«Os veículos de matrícula estrangeira em local de estacionamento proibido não estão a ser autuados com coimas simples pela PSP e GNR em todo o País. Ao que o CM apurou, as forças de segurança fazem ‘vista grossa’ a estas infracções para evitar todo o trabalho que envolve depois o processo de notificação do condutor.
'Não há qualquer ordem superior para que não sejam multados. Mas o facto é que os contactos que são feitos para o estrangeiro para se notificar o condutor são muito morosos e envolvem mais custos do que o valor da multa, na ordem dos 30 euros', referiu uma fonte policial. Esta fonte acrescenta que são apenas efectuadas contra-ordenações directas. 'Quando é o caso de reboque ou imobilizador têm de pagar na hora', disse.
O caso mais recente passou-se anteontem em Évora. Um potente Audi, de matrícula francesa, esteve mais de duas horas estacionado num lugar pago por uma empresa. Chamada a PSP, um agente verificou que o carro não podia ser rebocado pela forma como estava estacionado. Depois apercebeu-se de que o imobilizador não cabia na jante e foi-se embora sem o autuar.
'Vai ter de esperar pelo dono do carro', disse o polícia ao funcionário da empresa que detém o lugar de estacionamento. O intendente Ricardo Abreu Matos, comandante da PSP de Évora, já prometeu averiguar este caso.

'MULTAR UM ESTRANGEIRO É TEMPO PERDIDO' (Paulo Rodrigues, Pres. da ASPP/PSP sobre estacionamento)
Correio da Manhã – É verdade que os polícias evitam passar multas de estacionamento aos estrangeiros devido à morosidade que envolve a notificação do condutor?
Paulo Rodrigues – Os polícias evitam passar multas simples por estacionamento abusivo a carros estrangeiros porque sabem que é tempo perdido. As horas de trabalho e a enorme burocracia administrativa faz com que a notificação do condutor fique mais cara do que a própria coima, que é de 30 euros.
– Mas os estrangeiros não têm mais direitos do que os portugueses.
– É claro que não. Mas o que é certo é que, se um polícia multar um carro suíço, esse condutor quase de certeza que não irá receber qualquer notificação para pagar.
– Qual é a forma de punir os infractores?
– Com contra-ordenações directas. Se o carro for rebocado ou imobilizado, o proprietário terá de chamar a polícia. Na altura, é identificado e obrigado a pagar a coima.
– Qual a solução para alterar o comportamento da autoridade?
– Uma rede entre países europeus de identificação de viaturas e pessoas facilitava a acção dos agentes.»

Alexandre M. Silva, in Correio da Manhã de 22 de Agosto de 2009

17 comentários:

  1. Na fotografia publicada no periódico, vê-se bem o reboque da PSP imponente junto ao Audi, que por sinal não trás a matrícula tapada...

    ResponderEliminar
  2. Pois... mas isso tudo porque o cara estáva num lugar particular, se fosse no passeio ninguém queria saber (nem notícia era)!

    ResponderEliminar
  3. Achei essa notícia ridícula no minimo. Não multam os carros estrangeiros porque não compensa notificar. E os portugueses? Será que também não compensa notificar? Porque não muitos condutores portugueses (deverei dizer 'nenhum'?) a ser multados devido a estacionamento ilegal.

    ResponderEliminar
  4. A notícia não é ridícula, os factos sim!

    ResponderEliminar
  5. Veja-se um caso desses [AQUI], e tente-se adivinhar o que aconteceu - eu assisti e fotografei a sequência.

    ResponderEliminar
  6. Eu sei: aconteceu o mesmo que noticia do CM, os agentes, olharam, viram e bazaram... certo?
    Quero o prémio!

    ResponderEliminar
  7. O mesmo acontecesse nos outros países europeus, conheço várias histórias.. não percebo o espanto

    ResponderEliminar
  8. Anónimo/a das 00h28m

    Embora a resposta devesse ser dada no outro blogue, foi decidido premiá-lo/a também a si.

    Assim, tem 24h para escrever para [email protected] indicando morada para envio do prémio.

    ResponderEliminar
  9. Segue um comunicado da Audi:

    Os nossos potentes carros vêm equipados com rodas que não dão para ser bloqueadas, o que lhe permitirá ser um cidadão um pouco mais igual que os outros.

    ResponderEliminar
  10. Pelo menos em Oeiras, somos todos estrangeiros.
    MN

    ResponderEliminar
  11. Estou de férias em Itália. A minha mulher e eu deixamos o carro durante a noite num estacionamento pago a partir das 8 da manhã. Infelizmente adormecemos. Quando chegámos lá às 8h50 já tinhamos uma multa. Para resposta ao leitor com dúvidas, sim no estrangeiro multa-se. QUalquer país que eu já fui (e foram muitos), ou portas-te bem ou largas umas notas.
    Em Portugal a merda já cheira muito mal.

    ResponderEliminar
  12. Eu vi na Itália e na Holanda e digo-lhe que muitos estrangeiros estavam à vontade em não cumprir as regras.

    ResponderEliminar
  13. Miguel,

    Estive muito tempo a trabalhar da Alemanha (e em várias cidades) e garanto-lhe (por experiência própria e de quem ia comigo) que, pelo menos lá, os estrangeiros são multados - tal como os alemães.

    Sucede ainda que, face a uma infracção, "a multa é tão certa como o nascer do Sol"...

    ResponderEliminar
  14. ...a expressão correcta será «coima» e não multa, a diferença reside na autoridade que a aplica, se administrativa será uma coima, se judicial será «multa»!
    JC

    ResponderEliminar
  15. Caro/a anónimo/a das 00h28m de ontem:

    Vejo, com alguma pena, que não se interessou minimamente por receber o prémio que ganhou (1 ex. de «Mistérios de Lisboa», de Camilo).
    O prazo terminou às 14h10m de hoje e não é prorrogado.

    ResponderEliminar
  16. Seu malandro... Os prazos interrompem-se aos fds!

    ResponderEliminar
  17. Vocês acham que o individuo (estrangeiro) que ganha certamente por dia mais que voces todos durante um mês, e que tem um carraõ destes, está preocupadao com a merda da multinha do bofia Tuga?
    O Vosso problema, é o facto de não terem um Aidi assim, verdade ou não?
    è uma chatice ter que andar de comboio e de electrico.....

    ResponderEliminar