412 multas em 6 horas!? Maldita caça à multa, diria o tuga!

Dez ciclistas da polícia da região de Bruxelas-Capital-Ixelles levaram a cabo uma acção amigável no tráfego rodoviário no coração da capital, no domingo. A polícia inspecionou as zonas pedonais e as suas envolventes durante seis horas, com resultados impressionantes. Emitiram 412 multas entre as 10:30 da manhã e as 16:30 da tarde.
E partilham resultados com os cidadãos:
A taxa de aplicação elevada foi melhor do que o habitual para a polícia, embora o número de infrações de trânsito emitidos no centro ainda já seja elevado. "Os policiais sabem o que estão fazendo e para onde estão indo e estão particularmente motivados. Por outro lado, estes são autos que são relativamente simples comparados a uma detenção de um pequeno ladrão numa loja, por exemplo.

A ação deste domingo segue o apelo lançado pelos moradores, mas também pelas diversas denúncias recebidas pela polícia nas redes sociais. "As pessoas relatam carros em ciclovias, por exemplo, ou mesmo carros da polícia mal estacionados. Nós também usamos a nossa experiência para estabelecer este tipo de operação. Estamos a responder a um pedido com as nossas brigadas de ciclismo. Nem todos necessariamente concordam com isso, mas podemos ver muito lentamente que, no nível sociológico, as coisas estão mudando um pouco", diz Joël Dekeyzer, comissário da polícia.

As duas infrações mais comuns são o estacionamento nas calçadas e nas zonas de entrega. Foram emitidos 87 autos para o primeiro tipo de infração, contra 84 para o segundo. O tráfego nas ciclovias também é um problema, como evidenciado pelos 81 multas de estacionamento emitidas no domingo. A zona pedonal, por outro lado, é cada vez mais respeitada com 32 multas. "O peão mudou muito. Houve um investimento em infraestruturas e estamos a ganhar cada vez mais respeito pela região. Portanto, a situação é muito melhor nesta parte do centro da cidade. As outras figuras referentes ao entorno do peão são uma preocupação real. Estamos a falar, por exemplo, de passeios desprotegidos em que as pessoas estacionam. Há também momentos em que as infrações são mais suscetíveis de ocorrer, por exemplo, à noite e aos fins-de-semana. É por isso que estivemos lá no domingo", diz o comissário da divisão.

Cerca de quarenta agentes da polícia de bicicletas estão ativos na região de Bruxelas-Capital-Ixelles, 12 dos quais são especialistas no centro da cidade.

Retirado daqui e traduzido por deepl.com

2 comentários:

  1. Parabéns que continuem assim. Façam visitas nos sábados e domingos nos bairros principalmente Alvalade. Está à ficar insuportável

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto foi em Bruxelas. Em Lisboa bem podes esperar sentado. A PM Lisboa está-se completamente a cagar para o estacionamento ilegal.

      Eliminar