Munique, a capital do automóvel

Munique, é a capital da Baviera e a cidade mais rica da Alemanha. Nela está sediada por exemplo a BMW. Um T1 no centro tem uma renda que ronda os 1700€ por mês. Todavia, todo o centro da cidade está voltado para as pessoas e não para o automóvel. Numa vasta área do centro de Munique, os automóveis estão literalmente interditos.























Fotos de João Pimentel Ferreira

7 comentários:

  1. Parafraseando Carlos Barbosa, como é que os chineses vão às compras à av. da Liberdade, se não poderem entrar com o carro pelas lojas? Vocês aqui sonham alto, em portugal não dá, a malta é comodista e até o PCP defende o direitos dos "pobrezinhos" de levarem o popó para os centros urbanos; isto na tugolândia é endémico e vai da esquerda à direita; ter carro é um "direito constituional".

    ResponderEliminar
  2. A maior parte das cidades da Alemanha são assim. Só quero acrescentar um ponto que me parece importante: em Munique há cerca de 70 parques de estacionamento, alguns muito grandes. Ou seja, a cidade não hostilizou os carros, antes pelo contrário. Mas os carros estão arrumados fora da vista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fora da vista e bem fora do centro. Na Alemanha jamais se fariam parques como há no Camões ou no Chão do Loureiro, com dinheiro dos contribuintes. Eles existem, são privados, caros e na orla do centro.

      Eliminar
  3. tenho curiosidade em saber como os abastecedores do comércio local entregam a mercadoria. sabem qual o sistema adotado? Obgd.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá estive eu e posso informar a cara Catarina. Existe uma hora bem definida para o fazerem, que é dias úteis entre as 20.00 e as 11.00 da manhã do dia seguinte. Tem aqui uma foto da placa informativa da cidade de Essen por exemplo

      Eliminar
  4. Gostaria todavia de perguntar aos autores deste belo blog, se acham que o comércio da Baixa alguma vez sobreviveria se os automóveis lá nao pudessem entrar. Basta ver porque razão as pessoas passaram a ir aos centros comerciais, porque tem onde estacionar junto à loja. Assim, se quiseremos revitalizar o comércio da baixa pombalina, não podemos nunca hostilizar os automóveis como fazem neste espaço. Além disso os condutores pagam muitos impostos e taxas, muitos dos quais vão para o município: IUC ou estacionamento. Deviam antes lutar por mais lugares de estacionamento nos centros urbanos, alías como há na Alemanha, aí sim prestariam um bom servico público à comunidade e não publicar constantemente este lixo fotográfico.

    ResponderEliminar
  5. Caro Mário, isso é um sofisma conhecido. As cidades que repelem com mais veemência os carros dos centros urbanos, são as mesmas onde o comércio local e dos centros mais fervilha e onde a atvidade económica local é mais intensa. Na área metropolitana de Lisboa, porque se deu prioridade aos automóveis, abundam todavia os grandes centros comerciais, como o Colombo, quase sempre bem servidos por uma via rápida. A revitalização do comércio local, passa por explusar os automóveis dos centros urbanos, para ao dar mais qualidade de vida aos cidadãos, promover-se o comércio local. Tem um excelente exemplo em Lisboa, compare a Rua Augusta, com as ruas do Ouro e da Prata, ou compare a av. Duque d'Ávila com a av. 5 de Outubro.

    ResponderEliminar