Época de "caça"

A PSP de Vila Franca de Xira está de parabéns! Multou quem tinha de ser multado e esperemos que mantenha o ritmo! Mais ainda, atrevemo-nos a sugerir que convide os seus colegas dos outros municípios da Área Metropolitana de Lisboa para umas sessões de formação. Quem sabe, um dia, o Passeio Livre deixe de ter fotografias para publicar.

Infelizmente, neste país, a PSP fazer cumprir a lei continua, para muita gente, a ser uma "caça à multa", e até o edil daquele município acha que a "polícia deveria ter uma atitude mais benevolente". Com quem? É que já está na altura dos automobilistas serem benevolentes com os peões, e não lhes invadirem espaço que já é escasso.

Será que, com a recente crise nalguns bancos nacionais, vai ser criada a expressão "caça ao banqueiro"?

Eis o link para um excerto da Notícia: http://www.omirante.pt/?idEdicao=54&id=77823&idSeccao=479&Action=noticia

Eis o texto na íntegra:
Multas por mau estacionamento já começaram a chegar a autarcas de Vila Franca de Xira.

Polícia aproveitou reunião de câmara realizada na Escola Reynaldo dos Santos para multar todos os automóveis que estavam parados em cima do passeio. Vereadores, cidadãos e jornalistas foram autuados e nem o presidente da câmara escapou.

Oito meses depois já começaram a chegar às caixas do correio dos políticos, assistentes e jornalistas, incluindo do presidente da câmara, Alberto Mesquita (PS), as multas que a polícia passou durante uma reunião de câmara realizada na Escola Reynaldo dos Santos no Bom Retiro, em Vila Franca de Xira.
O caso gerou polémica em Fevereiro último durante uma sessão realizada na Escola Reynaldo dos Santos, numa zona onde é quase impossível arranjar lugares de estacionamento e onde praticamente todos os presentes se socorreram do passeio para deixar os automóveis. Na altura a PSP foi acusada de caça à multa, uma vez que 35 pessoas foram multadas em pouco mais de meia-hora. Nem o presidente da câmara, que conduzia a sessão pública, foi poupado.
A polícia multou vereadores da autarquia, técnicos do município, jornalistas e também pessoas que foram assistir à sessão e colocar questões aos eleitos. A 30 euros por cada multa a polícia contribuiu para as contas do Estado com 1050 euros.
Como O MIRANTE relatou na altura, o caso não apanhou de surpresa os moradores e comerciantes da zona, habituados ao que diziam ser “uma descarada” caça à multa. Uma das moradoras, Ana Sousa, já havia sido multada duas vezes só no mês de Fevereiro, sempre durante a hora de almoço, por ter parado o carro em cima do passeio junto da sua habitação.
Quem trabalha na escola diz deixar os carros no local “há décadas” por falta de alternativas mas que, de tempos a tempos, as multas aparecem. Na altura a PSP, contactada por O MIRANTE, não quis pronunciar-se sobre o assunto. Alberto Mesquita, presidente do município, considera que a polícia está a fazer o seu trabalho e a cumprir a sua missão. Mas nota que em determinadas situações a polícia deveria ter uma atitude mais benevolente, sobretudo numa cidade que não tem mais espaços para estacionamento.

8 comentários:

  1. Caça à multa o c*******, que neste país assisto todos os dias a caça ao peão, por parte dos senhores do popós que estacionam onde lhes aprouver, porque é "só 5 minutos" ou porque "deixo 10cm para o peão passar". Da próxima vez que sair de casa, saio de caçadeira, e vou abrir a época da caça ao automóvel sobre o passio. Chumbadas nos capôs e nos vidros dos carros que estiverem estacionados no passeio, e facadas nos pneus. Depois queixem-se à DECO.

    ResponderEliminar
  2. Adoro a conversa fiada da "falta de alternativas" e "falta de lugares de estacionamento"... ou não vivêssemos nós num país onde toda a gente usa e abusa do carro, mesmo em deslocações que, a pé, não demorariam mais que 5 minutos... a polícia fez MUITÍSSIMO bem em autuar essa gente toda, fiquei agradavelmente surpreendido por ver autarcas a ser multados, deve ser caso único em Portugal... Só se põe a jeito quem quer, depois queixem-se, imbecilmente, da "caça à multa" (retórica própria de quem acha que as leias não servem para ser respeitadas). Andem a pé, deixem o carro (e a vaidade) em casa! Parabéns à PSP!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu senhorio estaciona em cima do passeio e vem-me no outro dia com a tanga da caça à multa da PSP. No próximo mês não pago renda da casa, e se ele vier com mer*** digo que ele anda na "caça à renda".

      Eliminar
  3. Seria interessante o passeio livre enviar um mail de congratulação à policia de Vila Franca pela sua atitude inédita, para que não se fiquem por aqui. Que acham?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não só acho bem essa ideia, como também fazer um copy/paste desta notícxia e enviá-la ao Comandante da PSP e da Polícia Municipal que são os responsáveis pela situação do estacionamento selvagem em Lisboa. Não têm espaço para estacionar? Andem de transportes públicos ou acomodem as latas onde seja legal. Oh! E o estatuto? E a vaidade? E a arrogância? Onde se colocavam?

      Eliminar
  4. Espero que os autarcas autuados respondam à altura a esses policias mafiosos.
    Já não há respeito...
    Francamente!!!

    ResponderEliminar
  5. Repare-se que, quando a polícia faz aquilo para que é paga... até é notícia!

    ResponderEliminar
  6. Note-se que o único paralelo é a ASAE que era acusada pelos políticos de fazer cumprir a lei! É incrível! Alguém que faz mesmo cumprir a lei! Onde é que se ouviu tal coisa? Fazer leis que são mesmo para cumprir? Os deputados e outros eleitos não fazem milhentas leis por ano só para picar ponto? Aquilo é mesmo para levar a sério?
    Alguém devia dizer aos polícias que o código da estrada não é para levar a sério, por exemplo parar no STOP não é de todo necessário! Porque nem é uma contra ordenação muito grave segundo o artigo 146.º n... e claro que tal não abrange os polícias e tal segundo o Artigo 64.º alinea 2 B do Código da Estrada- lei n.º 72/2013 (Portugal) ah ah

    ResponderEliminar