Até o INEM estaciona no passeio, para se almoçar!




Num passeio da Avenida das Forças Armadas, no dia 1/Jul/2014, circa 13h15, junto à rotunda de Entrecampos, Lisboa, encontrava-se uma ambulância do INEM estacionada, sem sinalização de emergência, a ocupar toda a largura útil de um passeio com muito trânsito pedonal. 

Tal estacionamento obrigava as dezenas de pessoas que passavam no local a desviar-se para a faixa de rodagem, colocando-as em perigo. O nosso leitor ao passar pela ambulância constatou que uma tripulante estava sentada no lugar de passageiro, e que vinha a condutora em passo acelerado com um saco de compras do Continente (que se situa em frente).

Ao tentar explicar educadamente à condutora o perigo que o seu estacionamento representava para os outros, o nosso leitor refere que foi presenteado com "uma épica falta de educação". A jovem limitou-se a virar costas e a entrar para o veículo.

Como é evidente, tal estacionamento não se justificava sequer em caso de emergência, visto a estrada possuir várias vias de circulação, e é evidente que em caso algum se pode colocar os restantes transeuntes em perigo, muito menos para comprar o almoço.

Percebemos perfeitamente que o INEM presta um notável serviço público à população, mas não vale tudo! Uma solução, ao abrigo da Lei, teria sido simplesmente estacionar a ambulância na faixa de rodagem, que é o local propício para as viaturas, não no passeio.

O nosso leitor reportou também esta situação ao INEM.

7 comentários:

  1. É de referir que o INEM respondeu prontamente, dando importância à questão levantada e garantindo que vão analisar a reclamação, solicitando elementos adicionais. Atitude de louvar, que raramente se vê nas demais entidades públicas.
    Denunciante-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Congratulamo-nos por sabê-lo caro leitor. Muito obrigados pela sua participação cidadã!

      Eliminar
    2. Também acho que procedeu corretamente. Temos o dever de cidadania de apresentar estas situações aberrantes e prevaricadoras às entidades próprias, já que muitos funcionários no terreno não se sabem comportar com civismo, como foi o caso relatado por si.

      Quando intervenho em situações destas, escrevo diretamente para as entidades que deveriam ser competentes, com c/c para o PL.

      Agora vou pedir uma passadeira para peões à CMAlmada para uma rua do Feijó bem larga, muito movimentada e de travessia perigosa para os peões. Já pedi antes das eleições autárquicas (29 de setembro de 2013), e nem à fava me mandaram. Talvez agora tenha mais sorte, e vá à fava.

      Um abraço
      LC

      Eliminar
  2. Este é um dos muitos lugares de Lisboa onde se pode estacionar (apesar do sinal de proibição) sem que nada aconteça aos infractores. Pode ver-se outra foto [AQUI].

    ResponderEliminar
  3. Não nos podemos esquecer de que o INEM é composto por médicos que, na sua generalidade, têm um comportamento cívico que todos nós conhecemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, a falta de civismo nesta matéria, é transversal a toda a sociedade

      Eliminar
    2. Ricardo Trindade - Os condutores das ambulâncias não são médicos. Mesmo o resto da tripulação são paramédicos. Assim, não me parece curial dizer que este estacionamento selvagem se deve a falta de civismo de médicos.

      Eliminar