Agente João Grenha, da Polícia de Trânsito de Lisboa presta um péssimo serviço à comunidade!

No passado dia 18 de Setembro de 2013, cerca da 17h30, o nosso leitor aguardava passagem na passadeira localizada na interceção da Av. De Roma com a Rua Frei Amador Arrais, em frente ao Fruta Almeidas, em Lisboa.

Um veículo BMW (na foto) estava estacionado no passeio em frente dessa passadeira, situação recorrente e habitual nessa zona,  e junto à parede uma moto. Ao seu lado estava um agente da Polícia de Trânsito, cuja placa identificativa indicava o nome João Grenha. Dirigiu-se ao agente, referindo a situação ilegal do veículo, e o mesmo não lhe respondeu, nem sequer olhou para si. Quando o sinal mudou para verde, avançou e reparou que o agente ficou para trás propositadamente, de forma a o nosso leitor não se aperceber o que inevitavelmente saberia que iria acontecer. Não se dirigiu ao veículo e continuou a sua marcha em frente.

De novo chamou-lhe a atenção, referindo que tinha registado a sua identificação, mas o referido agente de novo não lhe respondeu nem olhou para si e seguiu em frente.

É esta a atitude que a PSP tem para com o estacionamento ilegal? Mais grave ainda, é esta a atitude dos agentes para com os cidadãos? Onde está o respeito e o senso de justiça de quem deveria ser o primeiro a dar o exemplo?

O nosso leitor exige que seja tomada uma atitude relativamente ao comportamento desse agente, tendo já efetuado a respetiva queixa às autoridades competentes, porque não é o primeiro que lhe ignora ou trata rudemente quando interpela relativamente a uma irregularidade de estacionamento. É lamentável que o peão continue a ser tratado com indiferença e desrespeito em detrimento do automobilista.




12 comentários:

  1. Acabei de passar por este mesmo local. Desta vez, o carro lá estacionado era preto... e nada acontece!
    Ao lado, a obstruir a entrada do prédio n.º 1 (violação do Art.º 50, multa até 300€), o Smart do talho, que ali está sempre. Tudo absolutamente impune, HOJE E SEMPRE.
    Uma vergonha, mas sem quaisquer esperanças de que seja de outra forma. Quem mora ali perto poderá explicar o motivo de tanta impunidade - é assim há anos e anos, e é um segredo de Polichinelo.

    ResponderEliminar
  2. Não percebi bem. Quer dizer que o João Grenha recebe 1200€ por mês dos meus impostos para não fazer nada perante ilegalidades? E que tal enviar esta situação à PSP

    ResponderEliminar
  3. Eles ficam a rir-se de nós. É preciso sangue frio, respirar fundo e ignorar... pois só assim se sobrevive do coração neste país.

    ResponderEliminar
  4. E começarem a usar o autocolante do passeio livre? Foi para situações como esta que ele foi feito! Se querem mudar alguma coisa metam 10 autocolantes na porra do Smart e do Bmw

    ResponderEliminar
  5. Esta situação FOI enviada à PSP. Responderam-me uma vez dizendo que iriam questionar o agente. NUNCA mais me responderam nem com insistência da minha parte. É triste ver que eles se protegem como uma matilha. A farda que usam não significa nada.

    ResponderEliminar
  6. Não foi referido, mas este agente era da PSP Trânsito. Pior ainda. Já tinha feito queixa anteriormente de outro agente da PSP trânsito que também me tinha ignorado e pior ainda chamou-me de incómodo e que praticamente por outras palavras disse para eu ir chatear outro. De novo, eles protegeram-se uns aos outros e argumentaram que eu não tinha provas. Desta vez, nem com provas mexeram uma palha.

    ResponderEliminar
  7. Primeira e única resposta da PSP:
    "Relativamente ao assunto em epígrafe, encarrega-me o Ex.º Sr. Subcomissário João Humberto Vieira Moura, na ausência do Diretor do GIRP de informar V. Exª. que:

    De facto, pelo que nos relata, a PSP demarca-se objetivamente deste tipo de conduta. É uma situação irregular, numa zona em que o trânsito de peões e veículos tem de fluir e tratando-se de um elemento da Divisão de Trânsito (pelo que nos relata) devia ter agido em conformidade ou pelo menos comunicado com V.ª Ex.ª.

    Estamos a averiguar a situação internamente, no entanto permita-nos considerar algumas situações circunstanciais em que a vida é fértil: o carro transportava pessoa deficiente? O condutor e/ou passageiros assim procederam por se tratar de uma situação de urgência/emergência? Terão falado com o Agente expondo alguma situação particular que os obrigou a adoptar aquele estacionamento? O Agente encontrava-se em plenas condições de autuar o veículo (não estava envolvido em nenhuma outra diligência/ocorrência que o impossibilitasse?).

    Averiguaremos todas estas hipóteses, mas sublinhamos que pelo menos devia ter comunicado com o cidadão."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brutal o argumentário da matilha da PSP na resposta!!! Em situação de urgência podemos violar o espaço pedonal, como se o BMW fosse um veículo de emergência para o efeito!

      Já sabe caro leitor que quando precisar de ir à farmácia numa "emergência" o código da estrada é letra morta. Coloca os 4 piscas, sirene comprada no chinês, luzes de máximos a piscar, e "ala que é Cardoso" que a compra dos preservativos é uma emergência!

      Caso seja mesmo uma emergência o sr. do BMW pára na faixa de rodagem, claro está, como plasmado no Código da Estrada! A PSP de Trânsito está cada vez mais inútil e ignorante.

      Eliminar
  8. Esta foi a minha última resposta ao silêncio deles. Boa sorte para vocês na vossa missão (quase) impossível:

    "Caros senhores. É inacreditável que passados 4 meses não obtive mais nenhuma resposta referente a esta situação. É inacreditável a postura continua da PSP em relação ao estacionamento selvagem (por outras palavras, conivência) e mais inacreditável ainda é o facto de nada ter sido feito em relação ao agente que me ignorou, demonstrando novamente que a PSP não tem o mínimo interesse em lidar com o estacionamento irregular. As leis neste país não passam do papel e de novo digo, a PSP é diretamente responsável por isso ao ignorar constantemente que o meu filho, o meu pai, a minha esposa e todos os outros cidadãos tenham que circular na estrada ou arriscarem-se a serem atropelados ao atravessarem uma passadeira com carros estacionados a menos de 5 metros ou em cima dela.

    Já não é a primeira vez que faço queixa de um agente por conduta indevida e por me ter desrespeitado. E naturalmente fui ignorado ou chamado de mentiroso e o processo fechado. Parabéns pela honestidade!

    Se fui agressivo neste email, não é por ser uma pessoa sem cultura e mal informada, é simplesmente por estar cansado de ver quem deveria forçar a lei, ignorar completamente este tipo de situações. E por favor não me peçam para indicar lugares em Lisboa onde isso aconteça, porque até nas imediações das esquadras é corriqueiro.

    Não vou mais me preocupar com esta situação porque felizmente vou abandonar o país. Tenho este estranho hábito de ser civilizado e de ensinar ao meu filho também a ser."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro queixoso. Dá próxima vez, faça carwalking por cima do carro! Garanto-lhe que a PSP intervém!

      Eliminar
    2. Não acho que vá descer ao nível desses bandalhos nem da PSP, que curiosamente estão ao mesmo nível.

      Eliminar
  9. O Passeio Livre fez uma queixa oficial à PSP contra o agente João Grenha tendo recebido a seguinte resposta:

    Sobre o assunto colocado no email infra informo V. Ex.ª o seguinte:

    1. O agente policial visado, Agente Principal João Grenha, colocado na DT, instado a pronunciar-se sobre o exposto, informou o seguinte:

    a) No dia 18/09/2013 esteve de serviço de remunerado na zona do Chiado, em Lisboa, das 12h00 às 17h00 e durante esse período ninguém se lhe dirigiu;

    b) Após ter terminado o serviço, deslocou-se para a sua residência, sita na área do concelho do Barreiro, utilizando os transportes públicos;

    2. O referido na alínea a) do ponto anterior corresponde à verdade.

    3. O referido na alínea b) não podemos confirmar, dado que o serviço remunerado terminou às 17H00 e a ocorrência teve lugar às 17H30, hora em que o agente policial estava fora de serviço, logo já não estava sob a supervisão funcional hierárquica.

    4. Assim, a versão apresentada por V.ª Ex.ª e a versão apresentada pelo Agente Principal João Grenha, são contraditórias, não existindo quaisquer outros meios de prova que permitam criar, de forma inequívoca, a convicção de que o mesmo tenha tido o comportamento que V.ª Ex.ª lhe atribuiu.

    5. Face ao exposto decidi arquivar a presente reclamação sem qualquer outro procedimento.

    ResponderEliminar