A Câmara Municipal de Lisboa está de PARABÉNS!

Deixamo-nos enganar? Claro que não! Nem nunca colocaremos em causa as nossas independência e idoneidade.

Bem sabemos que se trata de uma obra que só existe porque estamos à porta de eleições autárquicas, todavia houve coragem política para enfrentar a hegemonia do automóvel no campus da cidade universitária em Lisboa. Reduziram-se drasticamente a largura das vias de trânsito, aumentou-se o espaço pedonal de forma substancial, criaram-se jardins e novos espaços verdes, implementaram-se medidas físicas de acalmia de tráfego, combateu-se eficazmente o estacionamento ilegal, enfim, projetou-se uma zona da cidade a pensar nas pessoas, nos munícipes e nas suas qualidades de vida.

A cidade continua num caos na generalidade, no que concerne o estacionamento ilegal e a vereação Costa fez muito pouco ou quase nada para combater este flagelo, todavia sabemos também, e por isso é que congratulamos a CML, que apesar de ser uma obra cuja natureza ocorre apenas de 4 em 4 anos, é uma obra cuja vitória para os peões está garantida, nesta zona não há volta a trás. Esta batalha pela cidade, e pela qualidade e segurança do espaço pedonal está ganha, por isso mais uma vez, damos os parabéns à CML por esta obra.

 
AGORA
 
 
 
 
 

 

ANTES

 
 
 
 
 
 
 
Como é prazeroso, seguro e edénico habitar numa cidade sem carros!

Créditos: Fotografias de Pedro Nóbrega da Costa e do Google Maps

22 comentários:

  1. Que beleza! Parabéns CML! Só é pena não haver autárquicas todos os anos...

    ResponderEliminar
  2. De facto, o espantoso é que seja preciso felicitar alguém por fazer aquilo para que lhe pagamos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Eng. Carlos Medina Ribeiro
      Mesmo que recebendo dinheiro do erário público para este tipo de obras realizar, que é o caso, nunca fica mal, em nome da melhoria da qualidade de circulação dos peões, fazer um pequeno agradecimento.
      Em Portugal reina a meledicência, por isso, é por vezes mais ousado felicitar do que criticar. Assim, creio que o PL neste caso está de parabéns.
      Cumprimentos
      Tiago Costa

      Eliminar
    2. Este tipo de obras, a um mês das autárquicas apenas traduz, não a vontade do Costa em resolver os problemas do estacionamento selvagem em Lisboa - porque ele está-se pura e simplesmente borrifando para isso -, a canalhice política que grassa em TODOS os partidos do burgo. Tal e qual se promete nas campanhas para as legislativas com carradas, toneladas, contentores de aldrabices, enganando os eleitores mais ingénuos ou os que pertencem à carneirada do partido, o mesmo se aplica às autárquicas. Cada político, cada aldrabão, cada farsolas! Eles, TODOS ELES, sem excepção, não trabalham para o Povo ou para Portugal. Trabalham nas suas conveniências, nas suas mordomias, nos favores e compadrios para quem lhes ajuda a pagar as campanhas, para os sucateiros & Cº., que em troca, fazem favores uns aos outros. Portugal é um país de corruptos ao mais alto nível. Por isso, esta obra não me diz absolutamente nada porque encapota uma atitude que não é genuína, que não é verdadeira, que não traduz a real vontade do autarca em promover o bem estar dos cidadãos, mas sim mandar poeira para os olhos e tentar arranjar mais uns votos... Ou já estão esquecidos da TOLERÂNCIA ZERO ao estacionamento selvagem que o Costa prometeu nas últimas autárquicas? Eu não...! ACORDEM...!!!

      Eliminar
    3. Caro estacionamento selvagem. Sou cidadão lisbonense e revejo-me completamente nas suas palavras. Agora, volto a reiterar, mesmo que não seja uma obra com vontade genuína, é uma obra cuja pequena batalha está ganha. Naquele espaço, naquele local, já não voltará a haver carros nos jardins e três vias para cada lado de autoestrada citadina. Por isso, acho que para este pequeno exemplo, devemos congratular a CML.
      Cumprimentos
      Tiago Costa

      Eliminar
  3. Não querendo parecer um maldizente, penso que o projecto peca por incompleto. Só comento pelas fotos que aqui vi, ainda não passei no local. Mas, sendo este espaço o campus universitário, penso que falta vida no projecto.

    Pelo que vejo, os carros foram-se embora e ficou um amplo espaço, vazio. Estão lá meia dúzia de bancos, daqueles que não dá para uma pessoa se sentar confortavelmente, e pouco mais. Que tal uns bancos de madeira com encosto (à moda antiga) e com árvores para dar sombra (mesmo que não dessem agora, daria no futuro).

    Sendo um espaço universitário, que tal criarem alguma infraestrutura de ar livre (não tive oportunidade de reflectir no quê) que servisse os estudantes? Zonas de estudo ao ar livre, por exemplo.

    São apenas ideias para rentabilizar um projecto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo, vá perguntar aos génios dos arquitetos que os desenharam nas suas confortáveis poltranas em suas casas, e que por certo raramente se sentarão nos ditos bancos no espaço público

      Eliminar
    2. Bom, se as fotos são recentes, é normal o espaço estar vazio. Não há assim tanta gente na Universidade de Lisboa em agosto...

      Eliminar
  4. Sou docente na Faculdade de Farmácia, e é com algum amargo que leio alguns comentários. Fala-se sempre nas obras que são feitas na altura das autárquicas, mas NÂO SE FALA!!!! nas que são feitas durante o mandado!!!. Ninguém perguntou, à quanto tempo este processo começou? pois bem meus senhores este processo já foi iniciado à muito tempo, e foi com uma grande perseverança e intervenção do Reitor, Prof. António Nóvoa e com dinheiro de projectos, que a obra foi realizada. Para as pessoas que gostariam de saber algo e de ver inclusive o projecto urbanístico, aconselho que uma "ida" ao site da UL-Reitoria e ficam elucidados de todo o processo.
    Aida Duarte
    Prof. Associada com Agregação da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não entendi muito bem a sua questão, talvez porque não sou docente de faculdade e a minha instrução secundária não permita atingir esses níveis superiores académicos de literácia. Por isso, refere-se ao mandato do autarca, neste caso do Costa, ou refere-se ao mandato do seu Reitor? É que se está a defender o autarca, é sabido - e provado - que SEMPRE na altura de campanhas eleitorais, sejam elas para autárquicas, sejam elas para legislativas, "aparecem" obras de pequena, média ou grande envergadura, de acordo com os targets a atingir, por parte dos concorrentes aos sorteios eleitorais...

      Eliminar
  5. Ficou muito bem!! A alteração que salta mais à vista é a eliminação do estacionamento selvagem. Nem parece Lisboa!

    ResponderEliminar
  6. Para quando um intervenção destas no IST onde os passeios não existem pois estão debaixo do estacionamento "legal" e delimitado por cima destes... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem diz no IST diz EM TODA a Alameda D. Afonso Henriques.

      Quem foi o "génio" que decidiu legalizar o estacionamento em cima dos passeios laterais quando há um estacionamento subterrâneo enorme lá?

      Eliminar
  7. Eu normalmente não comento mas não posso ficar calado após ver a reação negativa aqui vai em relação ao timing da conclusão destas obras.
    Meus caros, leiam o comentário da Aida, isto não começou agora... muito pelo contrário.
    Ora, para grande novidade de todos, as obras começaram no fim de 2008 (se a minha memória não me engana). Por isso aqui está, nem tudo são obras só para 'ter votos'.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas não acha coincidência terem sido inauguradas à porta de eleições?

      Eliminar
  8. ficou muito melhor, é evidente. mas de certeza que os carros foram 'selvajar' para outro lado. moro a 15 km de Lisboa (num local com poucos transportes públicos) e sei das dificuldades em estacionar nos parques das periferias. antes de se resolver a questão mais profunda do estacionamento junto às entradas de Lisboa - só um dos exemplos - creio que estas alterações não passarão de cosmética. Teresa Oliveira

    ResponderEliminar
  9. efetivamente, as obras não foram feitas este ano, começaram em 2009, com a requalificação da lateral direita em 2010(?). qualquer pessoa que frequente a UL sabe disso.

    desde essaa primeira requalificação, houve a introdução da EMEL no ano passado, arranjo de passeios em todo o campus, requalificação da lateral esquerda alameda, e finalmente a placa central (que foi vencedora do orçamento participativo), que é a obra que acabou agora.

    falta ainda acabar as obras no jardim do Campo Grande (cujo edificio do Caledoscopio vai passar para a UL e requalificado para uso dos alunos), fazendo de continuação da alameda.

    ResponderEliminar
  10. Aos que criticam o espaço ter pouco mobiliário urbano.

    Nós infelizmente em Portugal já só estamos habituados a ver os passeios, quais árvores de natal, repletos de objetos volumosos sobre os mesmos, mas não tem que ser assim. O espaço pode ficar amplo sem nada, dando uma noção de lonjura e liberdade. Várias alamedas universitárias noutros países da Europa, são amplas, sem carros, sem quaisquer tipo de equipamentos e com imensos espaços verdes. Por isso devo referir que a obra está excelente e devemos todos dar os parabéns à CML e à UL por esta obra magnífica contra os ideários de Carlos Barbosa e Seara

    ResponderEliminar
  11. Apenas uma nota: não gosto da lataria que colocaram à entrada da Alameda da Universidade. Sim, aquela sucata proveniente da Ribeira das Naus. Liquida a perspectiva, não vale um chavo e nada tem a ver com o contexto em que agora está. Retirem aquelas coisas dali!

    ResponderEliminar
  12. Não vamos exagerar e vir com a conversa das autárquicas. Então e o Terreiro do Paço? E a duque de Ávila? Este foi um projecto que ganhou o Orçamento Participativo há uns anos, e as obras já se iniciaram há algum tempo...

    ResponderEliminar
  13. Sou estudante na FLUL e vou a pé do terminal do Campo Grande até à faculdade todos os dias. Apesar da obra que foi feita e dos significativos progressos, é de notar que na rua entre a Torre do Tombo e o Horto do Campo Grande, no cruzamento com a rua que passa entre a Torre do Tombo e a Faculdade de Ciências há quase permanentemente veículos estacionados em cima do passeio, ignorando sistematicamente os pilares lá colocados. Para além de obstruírem a passagem aos peões, parece-me que a área referida tem uma ciclovia (ou uma espécie de ciclovia, visto que aquilo não parece ter ali nada que a justifique), tendo os veículos estacionados a obstruir também a passagem dos ciclistas. É só uma nota para mostrar que fora do que se vê, nem tudo está feito no campus da universidade e seria de esperar mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André. Pede aqui autocolantes e vai-te a eles...

      Eliminar