E os segways, como é?


Os passeios são a ralé do ordenamento urbano, dos projetistas e das autoridades. Vai tudo para cima dos passeios em Portugal: segways, carros, caixotes do lixo, MUPIs, outdoors, carrinhas de bifanas, stands de promoções a automóveis, quiosques, paragens, bancas comerciais, etc. É porque se calhar em Portugal os passeios devem ser muito espaçosos, tendo naturalmente espaço para tudo isso.

Qualquer dia, o Passeio Livre como sinal de protesto, aluga uma carrinha de pipocas, assenta arraiais no meio de uma grande avenida lisboeta e vai distribuir pipocas gratuitamente às pessoas. Que vos parece caros leitores? Não seria má ideia!

2 comentários:

  1. Já há tempos escrevi aqui o seguinte: qual seria a reacção dos condutores de latas de duas, três e quatro rodas se de repente, todos os peões resolvesse, em forma de protesto pela utilização abusiva, compulsiva e fora da lei do espaço que lhes é destinado para circular - os passeios -, começassem a andar pelas estradas e ruas? Os direitos não são iguais ou os condutores de latas têm mais direitos que os peões? Será que nesse caso (utópico porque não temos gente com eles no sítio para o fazer -, a polícia interviria, avisando que as ruas e as estradas são para trânsito automóvel e os passeios para trânsito pedonal?

    ResponderEliminar
  2. Eu apoio essa das pipocas! :-) Também já vi, não sei se aqui ou noutro blog, uma esplanada montada num lugar de estacionamento, o que também é uma boa ideia! Em ruas estreitas com passeios ocupados e em que os carros são obrigados (não por lei, mas pelas características da estrada) a circular de vagar, tenho o prazer de circular tranquilamente pela estrada. Até agora, nunca me chatearam comigo, talvez por se aperceberem que, para o peão, não há mesmo outra solução.

    ResponderEliminar