Carros estacionados abusivamente nos passeios do Campo Grande, Lisboa

Exm.ºs Senhor
Comandante da Polícia Municipal 
de Lisboa,

Venho pelo presente e-mail dar vos conhecimento e pedir a resolução da existência de carros regularmente estacionados de modo abusivo (sobre o passeio) em frente, ao lado, e atrás das paragens de autocarro situadas entre o Campo Grande, n.º 260 a 270. O estacionamento e manobras destes carros põem em perigo a circulação de peões e utilizadores dos autocarros das carreiras regionais que aí param e da Carris (701, 717, 736, 750, 767), em especial pessoas com mobilidade reduzida como são as crianças, pessoas com cadeirinha de bebé, idosos, deficientes, etc.

Curiosamente, uma escola de condução - com parcerias anunciadas com a PSP e associação Salvador - estaciona vários carros neste passeio, instruindo pelo seu exemplo os seus alunos - e prováveis futuros condutores - a fazerem o mesmo. Ver imagem google com localização em baixo:



Também em frente ao interface do Metro do Campo Grande, junto à paragem dos autocarros 717, 736, 747 e 796 é habitual ter carros estacionados abusivamente em cima do pouco espaço pedonal disponível em frente aos edifícios com n.º de polícia, Rua Cipriano Dourado n.ºs 12 e 14 o que obriga os utilizadores dos autocarros a circularem na via com todos os perigos que isso acarreta, e impossibilita a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada; ver imagem google com localização e provas em baixo:



No sentido de impor a lei conforme dita o funcionamento de uma autoridade num estado de direito, e assegurar a segurança dos peões, em especial os mais debilitados, espero que a polícia municipal atue em conformidade.

Melhores Cumprimentos

***Leitor identificado***

(comentário PL: Atuará!?!?)

4 comentários:

  1. No Extremo Norte, é um "fartar vilanagem". Mas o mais escandaloso ainda é o extremo Sul:
    Aí, é possível ver, à porta do Modelo, carros em 3ª fila (!!!), e em cima do passeio junto aos nºs 2 e 4 nunca faltam.
    É um dos espaços de "impunidade garantida", tal como o passeio frente ao 135 da Av. dos EUA e o que vai da Rua José Carlos Santos até Entrecampos.
    E refiro-me só aos dias de semana, pois fora disso não há descrição possível!

    ResponderEliminar
  2. NOTA: a revista «Visão» fez, recentemente, uma reportagem de página inteira (com foto) da zona da Rotunda de Entrecampos, entrevistando um agente da DT da PSP e um fiscal da EMEL - ambos deram muito boas razões para não actuarem: o 1.º estava de serviço a uma obras (da EPAL?), e o 2.º disse que a zona dele não era aquela...

    ResponderEliminar
  3. Por muito estranho que pareça, a gente civilizada, com um mínimo de noção de civismo, a Polícia de "Segurança" Pública, autoridade que deveria fazer cumprir a lei (ou as leis) do País, NÃO ACTUA nestes casos de estacionamento selvagem. Por muitos factores que pretendam explicar ou demonstrar, não consigo perceber o porquê de NÃO ACTUAREM. Ou as leis cumprem-se ou então ANULEM as leis já que ninguém as cumpre e nem existe NINGUÉM que as faça cumprir, tornando este país um Estado fora-da-lei. Já desisti de enviar e-mails para a Polícia Municipal, pois deixei de obter qualquer tipo de resposta o que demonstra que Portugal NÃO É UM ESTADO DE DIREITO e que as leis apenas são para serem cumpridas quando muito bem entendem e por quem entendem que devem ser cumpridas!

    ResponderEliminar
  4. Há dias, ao atravessar um túnel da estação CP de Carcavelos, montado na bicicleta, 2 agentes da PSP mandaram-me seguir apeado. Obedeci, mas comentei que ia à velocidade de um peão, e que a estação estava vazia. Um deles respondeu-me que as regras são para cumprir.

    Tive de fazer um enorme esforço para não lhe perguntar o que se passa com as regras de estacionamento ali mesmo, à saída da estação de Carcavelos. Como já imaginava a resposta, e para me poupar a mais irritação e possíveis problemas, simplesmente caminhei e fiz um esforço para não pensar mais naquele momento.

    Um pouco de vergonha na cara não lhes fazia mal!

    ResponderEliminar