Vote no TOP 25 TROGLODITA!

O Passeio Livre teve a sua primeira publicação em princípios de 2008, o que significa que está prestes a fazer 5 anos de existência! Desde então recebemos milhares de fotografias de estacionamento abusivo e de usurpação do espaço público! Após alguma procura decidimos fazer um TOP 25 de algumas das situações mais caricatas!

Pedimos que vote nas situações que considerar mais gritantes! A votação estará em aberto por alguns meses, e o resultado é público à medida que se vai votando. O vencedor, receberá do Passeio Livre, o prémio TROGLODITA, que consiste num cheque-ensino de aulas grátis de civismo e de Código da Estrada!




  • Elefante laranja em cima da escadaria!

  • "Sou grande e ocupo passeios sempre que me apetece"

  • "Aqui encaixa mesmo bem"

  • "É para deixar passa o elétrico"

  • "Se tivesse um jipe, subia mais uns degraus"

  • "Isto com um jipe o passeio sobe-se melhor"

  • "Deixemos o elétrico passar"

  • O banco do Amor!

  • "Eu dou espaço para os peões passarem"

  • "Se o peão passa, deixa lá tentar"


  • "Eu sou inválido" (intelectualmente falando, claro está)


  • "Ai daquele que tocar no meu carro!"


  • Isto com um todo-o-terreno é outra coisa!


  • "E quem disse que não cuidamos do espaço público?"


  • "São 200 cavalos, isto sobe tudo"


  • "Raio para os pilaretes!"


  • Autopasseios, Mecânica de Automóveis, LDA.


  • "Os velhos têm pernas é para andar"


  • "Eu não tragos os meus filhos bebés para a rua, ficam em casa!"


  • Partida do Lisboa-Dakar


  • "Vamos ver se não descai..."


  • "Encostadinho ao degrau é que fica bem!"


  • "Saltem por cima! Mas ai daquele que tocar no carro!"


  • "Um jipe na cidade faz milagres"


  • "Tá-se bem aqui debaixo da árvore!"

14 comentários:

  1. É uma competição muito renhida. Os meus votos vão para "Se tivesse um jipe, subia mais uns degraus" e "Os velhos têm pernas é para andar". São duas belas bestas!

    ResponderEliminar
  2. A vossa foto n.º 10 ("Se o peão passa, deixa lá tentar") não é estacionamento propriamente dito, mas sim uma foto de um carro que ia entrando pelo metro do Porto adentro por ter confundido a entrada do metro com a entrada de um parque de estacionamento. Vejam aqui a notícia: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1904532&seccao=Norte

    ResponderEliminar
  3. Também gosto muito da partida do Lisboa-Dakar e do Autopasseios, Mecânica de Automóveis, LDA., principalmente por causa dos títulos. Mas estou com o Paulo, é uma competição renhida e as fotos que mencionou, pela imagem, são das melhores, assim como a do banco do amor em minha opinião. Que pérolas!

    ResponderEliminar
  4. De facto, é muito difícil escolher entre estas pérolas. Também concordo com a Catarina G. que, de facto, aquela imagem não é propriamente de um estacionamento.

    ResponderEliminar
  5. «Raio para os pilaretes» é uma perola, o gajo amolgou a chapa e ainda levou com o belo do autocolante

    ResponderEliminar
  6. Cambada de tarados! Deixem andar os carros e estacionar onde lhes apetece! Queixem-se ao Estado para fazer mais lugares para estacionar!!!
    Associação dos Automobilistas Unidos/psp

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ò cromo, para haver uma associação é necessário pelo menos dois cromos!

      Eliminar
  7. Já agora, uma curiosidade, da qual se podem extrair ensinamentos:
    A foto da senhora idosa a ter de se desviar para a faixa de rodagem por causa de uma carrinha foi tirada na Av. Almirante Reis (lado dos pares), junto ao Areeiro. Na altura, a imagem teve ampla divulgação (chegando a aparecer na TV) e, talvez por isso, os responsáveis pela "coisa" meteram ali os pilaretes indispensáveis.
    Onde eu quero chegar é que temos de dar um passo maior do que, simplesmente, afixar aqui fotos e colar autocolantes. É importante, claro, mas não chega.
    Não esqueçamos que este ano é de eleições autárquicas, uma oportunidade que só surge de 4 em 4 anos para confrontar publicamente os responsáveis com a sua responsabilidade pelo caos.
    O que é que blogues como este estão a pensar fazer?

    E, já agora: o anúncio a pedir um advogado (para - e muito bem! - processar os que "deixam fazer") foi aqui colocado há mais de 1 mês e continua visível. Que novidades há, para que a nossa acção que seja mais do que ameaças vãs, do género «Segurem-me, senão eu vou-me a eles!»?

    ResponderEliminar
  8. @ Carlos M Ribeiro, lembra-se quando o Costa, penso que numa campanha para o tacho, gritou bem alto para que todos ouvissem: TOLERÂNCIA ZERO AO ESTACIONAMENTO SELVAGEM? E o que fez ele depois de ter ganho o pote? ABSOLUTAMENTE NADA! Independentemente de partidos (não estou em nenhum rebanho político), veja-se o que este PM disse antes de deitar abaixo o anterior, o que ele prometeu e logo ganhou o pote fez precisamente o contrário! Meu caro, ainda acredita no Pai Natal? Não me leve a mal, mas após quase 40 anos de uma democracia fantoche, os palhaços deste circo já não fazem rir ninguém! Ah! A não ser os que pertencem aos respectivos rebanhos... Cumpts.

    ResponderEliminar
  9. Caro António Magalhães,

    O que eu escrevi (e mantenho) foi que temos de «confrontar publicamente os responsáveis com a sua responsabilidade pelo caos».

    Não disse que deveríamos votar noutros partidos diferentes dos que lá estão agora. Nem o poderia dizer, porque todos os que têm tido responsabilidades na CML (CDS, PSD, PS, PCP, BE e independentes) têm-se mostrado rigorosamente iguais no que toca à insensibilidade ao problema do estacionamento selvagem.

    ResponderEliminar
  10. Então "quais" os partidos em quem poderemos votar se TODOS os que se encontram instalados na Casa da Corrupção não prestam? Voltamos ao ponto de partida...

    ResponderEliminar
  11. Em tempos, votei em Helena Roseta que, com Manuel João Ramos (da ACA-M), me dava algumas esperanças de lutar eficazmente contra este flagelo.
    Da 2ª vez, já MJR não concorreu, e HR apareceu com Nunes da Silva (o actual vereador da Mobilidade...), sendo ambos eleitos, mas aliando-se a António Costa.
    Isso levou-me a, pela 1ª vez, votar em branco, e acho que fiz muito bem.
    Podemos esperar para ver se algum dos próximos candidatos dá garantias (e não PROMESSAS...) de fazer alguma coisa.
    De contrário, temos 2 opções:
    Ou, num movimento cívico independente, apresentamos nós candidatos credíveis (o que, por falta de organização, não parece exequível), ou confrontamos publicamente e com estrondo os actuais autarcas com a sua incompetência, jogando com o terror que todos eles têm de não serem reeleitos.
    Esta segunda possibilidade (que está ao nosso alcance) fá-los-ia trocar PROMESSAS por GARANTIAS nas próximas eleições.

    Adianto, no entanto, que acho que a nossa luta está de antemão destinada ao fracasso, pois combatemos uma coligação de forças imbatível:
    Os que fazem + os que deixam fazer + os que não se importam.

    ResponderEliminar
  12. Meus Srs e Sras Serve o presente para vos comunicar que estão a publicar fotografias dos carros com as matriculas bem legiveis e quer isto dizer que segundo a CNPD( Comissão Nacional de Protecção de Dados) não é legal fazer essa divulgação (http://www.cnpd.pt/). Favor consultar a legislação em vigor. O processo de averiguação já está decorrer.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  13. E quando a EMEL estaciona em cima do passeio ou em segunda fila? Isso também não é mau?

    ResponderEliminar