"Estaciono no passeio, porque não há lugares"

A bem mais conhecida desculpa propalada pelos automobilistas, para estacionar no passeio (uma desculpa para cometer uma ILEGALIDADE) é o facto de não haver lugares de estacionamento na zona, fazendo com que seja difícil gerir as questões de logística pessoais, como ir às compras, ou ir ter com um amigo ou mesmo ir ter com algum familiar.

Todavia, essa teoria é completamente falsa. A questão é que não só os automobilistas querem lugares à porta de casa, 24h/dia, como também os querem gratuitos. E para obterem essa gratuitidade que consideram um direito, numa cidade que tem graves problemas de falta de espaço, usurpam e passam sobre os direitos dos outros.

O caso paradigmático que aqui se apresenta é de Lisboa, numa rua mesmo encostada ao parque da EMEL, do Chão do Loureiro. Todas estas fotos foram tiradas na mesma altura, ou seja no dia 23 de janeiro, às 12:50.


Saída do parque do Chão do Loureiro

 

Mesmo à saída do parque é comum
haver estacionamento abusivo deteriorando a calçada

O estacionamento ilegal é comum,
mesmo junto ao parque de estacionamento


Inquirido o funcionário do parque, sobre a sua lotação, foi-nos informado que o mesmo tinha naquele preciso momento uma taxa de ocupação de 52%.

Encontrámos várias dezenas de lugares vazios





Esta atitude de completa incúria e falta de zelo pela coisa pública, por parte da EMEL, é gritante, pois é a mesma EMEL que tem autoridade para multar e bloquear os carros em cima do passeio. Ora, se a EMEL impedisse tais ilegalidades, por certo estes automóveis estariam dentro do parque que também é da EMEL, pagando a sua utilização e assim melhorando os resultados financeiros da empresa.

Percebe-se muito facilmente que a EMEL, empresa pública municipal, não sabe zelar pelos seus próprios interesses, podendo haver mesmo, no nosso entender incúria e gestão danosa, na defesa dos interesses da própria empresa.

Todos os carros em cima do passeio foram autocolados, mas enquanto não houver vontade política para uma mudança de mentalidade, pouco mais podemos fazer do que somente ir mostrando a nossa indignação!

4 comentários:

  1. Nem uma porra de pilaretes são capazes de colocar!!

    ResponderEliminar
  2. Com a devida vénia à administração do Passeio Livre, este artigo, pela sua importância, foi publicado no Blogue Estacionamento Selvagem. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Os pilaretes não seriam necessários se a polícia cumprisse o seu dever. Os pilaretes são caros e também causam obstrução do passeio. A polícia existe e as multas cobradas geram receita que pode ser investida em mais e melhores recursos.

    ResponderEliminar
  4. Multas são uma fonte de receita enorme e sabendo que a maioria dos carros vem de fora de Lisboa e por isso não são potenciais eleitores, não consigo arranjar uma justificação para tanto desleixo. Será mera estupidez e incompetência da polícia e das autarquias ou um incompreensivel e doentio amor por tudo o que tem 4 rodas?

    ResponderEliminar