Desabafo de um contribuidor do Barreiro




Caros membros do Passeio Livre

(...)

Devo confessar-lhe que nos meses iniciais andei muito motivado e colava muitos autocolantes, mas desde há algum tempo para cá que simplesmente estou cada vez mais desmotivado. É uma guerra "impossível" de ganhar. E quando se luta sozinho é desgastante. Ainda se visse que existem mais pessoas a lutar pelo mesmo no Barreiro. Mas não. Até já me chateei com vizinhos, com desconhecidos, etc e até as outras pessoas ficam do lado do automobilista mal estacionado, com argumentos fantásticos como o típico "não tem o direito de fazer a colagem, tem é que chamar a policia..."
Quando um dia se colam 3 ou 4 num local, no dia seguinte aparecem outros carros ou em quase todos os casos, os mesmos carros, indiferentes ao aviso. Em algumas ruas, vejo que cada vez há mais ocupação dos passeios, a situação é cada vez pior e parece-me que sou a única pessoa a tentar fazer alguma coisa.
A verdade é que cada vez mais é perfeitamente aceite estacionar no passeio. Em cima das passadeiras já é menos, mas ainda vai aceite (foi só por 5 minutos...etc).

Já contactei com a Policia, por e-mail, telefone, e até pessoalmente, mas a conversa é sempre a mesma, que multam mas não podem fazer mais nada. Rebocar carros está fora de questão, porque "já viu se fossemos rebocar todos os carros que aqui estão estacionados, isso é muito radical!"

A Câmara Municipal do Barreiro, a única entidade que poderia actuar na diminuição do estacionamento selvagem, responde-me com os e-mails da praxe só pra ver se a gente se cala, a dizer que vão reforçar a fiscalização. Quando sugeri a colocação de pilaretes em algumas zonas de maior afluência de peões, como o Terminal Ferro-Fluvial, que está na situação caótica que se podem ver nas fotos, diz que os serviços competentes iriam analisar a questão. Isto há 2 ou 3 meses. Ou seja, cai tudo em saco roto e está tudo cada vez pior.

Envio algumas fotos do que já se sabe acontece um pouco por todo o lado, mas aqui no Barreiro também

Cumprimentos,

__________________

Como resposta o Passeio Livre refere que a guerra nunca está perdida, Deve batalhar-se a cada dia pelo melhoramento da qualidade de vida nas nossas cidades, com cidadania ativa e com muitos autocolantes em latas abusadoras. Em lugares mais críticos devemos pressionar as entidades camarárias para que coloquem pilaretes no passeio. Não desista, continue com as contribuições.

1 comentário:

  1. Tambem ja vivi isso quando me deslocava de carro para a estaçao dos Barcos. É uma aventura conseguir lugar, e ve-se horrores de estacionamentos em cima de passeios. Há alturas que a policia passa 3 dias seguidos a multar carros (devem fazer uma pequena fortuna) e a coisa acalma durante os dias seguintes, mas acaba por voltar ao mesmo.. A unica hipotese seria criar infraestruturas para estacionar os carros nas redondezas, visto que as pessoas nunca se irão educar a andar mais de transportes publicos. Muitas certamente nao o podem fazer devido às mais variadas razoes logisticas. Eu so ganhei quando comecei a ir de comboio para a estação, e andar de bicicleta em Lisboa.

    ResponderEliminar