bicicletas que circulam pelos passeios


Caros promotores do Passeio Livre,
 
Já recebi os vossos autocolantes, e dois deles foram colados,
e hão-de ser mais! Estive aqui a espreitar o vosso blogue, e
lembrei-me de algo que encaixa que nem uma luva na ambição
de um passeio livre: retirar as bicicletas que circulam pelos
passeios, uma nova moda, completamente ilegal, perigosa, e
sumamente incomodativa. Há uns meses assisti a uma cena
memorável, de uma mãe com dois filhos pequeninos num
passeio largo, aflita a gritar a um dos miúdos para ter cuidado
com a bicicleta. Sei bem que este novo problema não se
resolve com autocolantes, mas simplesmente persuadir as
autoridades policiais a actuar já seria um começo.
 
Saudações e bem hajam,
 
PF

20 comentários:

  1. Concordo! Eu ando regularmente de bicicleta em Lisboa, nas minhas deslocacoes casa-trabalho-casa, e ja' varias vezes vejo ADULTOS a andar de bicicleta no passeio, incomodando os peoes e por vezes ate' ameacando a sua seguranca.

    Os ciclistas, se querem ser respeitados nas estradas e ruas, tambem se devem dar ao respeito...

    ResponderEliminar
  2. Provavelmente as pessoas andam nos passeios porque têm medo dos selvagens que andam na estrada. Eu não ando com o meu filho de 6 anos numa estrada, posso garantir. Em Portugal as pessoas ficam em pânico com bicicletas mas se 10 metros à frente tiverem que se desviar para a estrada por causa de um carro no passeio, comem e calam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, o errado é os peöes só se preocuparem com as bicicletas, porque o carro é uma "vaca sagrada".
      O facto dos ciclistas terem de enfrentar os selvagens se forem pela estrada näo justifica depois lixarem depois os peöes. Façam pressäo para que hajam ciclovias na estrada.

      Eliminar
  3. Pelo facto de serem um meio de transporte com muitas vantagens (obriga a exercício físico, ocupa pouco espaço na via-pública e não é poluente), as bicicletas têm sido acarinhadas em muitos países do mundo.

    Mas, em Portugal, quer-se sempre ir mais longe:
    Desrespeitando a lei (pois o Código da Estrada também se lhes aplica - e até aos peões!), muitos ciclistas acham que também têm direito aos passeios (quando não mesmo aos relvados!), a circular no meio das ruas em sentido proibido, etc.
    Inversamente, quando têm ciclovias no seu percurso (pelas quais são obrigados a circular), é frequente vê-los no meio das faixas de rodagem, e lado a lado.

    Houve um tempo em que, para se conduzir uma bicicleta na via-pública, era preciso fazer um exame de condução, que incluía Código da Estrada. Talvez fosse um exagero; mas, à boa maneira lusitana, passou-se do 8 para o 80!

    ResponderEliminar
  4. Os ciclistas que circulam nos passeios costumam dizer que o fazem por falta de segurança nas faixas de rodagem.
    Até podem ter razão de queixa, mas não é justo que queiram resolver o seu problema à custa dos peões.

    Por sinal, é isso mesmo que fazem os automobilistas que estacionam nos passeios, alegando falta de estacionamento noutros lados.
    Até podem ter razão de queixa, mas não é justo que queiram resolver o seu problema à custa dos peões.

    ResponderEliminar
  5. Caro Carlos,

    nem mais. Costumo dizer que os ciclistas que usam o argumento da agressividade dos condutores para andarem no passeio, estão a fazer exactamente o mesmo aos peões.

    Discordo é do que diz sobre os ciclistas que andam na rua, o que mostra alguma falta de conhecimento da sua parte. Garanto-lhe que há muito mais ciclistas a cumprir as regras de trânsito por cá, do que nas Holandas e Dinamarcas.
    Esses comportamentos que refere são tolerados pelas autoridades nesses países, sendo que algumas infrações até são "toleradas" legalmente! Há vários países onde o próprio código da estrada já permite ao ciclista circular em contra-mão, passar vermelhos, etc.

    ResponderEliminar
  6. E os peões que constantemente andam na ciclovia é o quê caro senhor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que eu sou contra ciclovia feitas em passeios, roubando o pouco espaço disponível aos peöes.
      É sintomático que ponham ciclistas e peöes às turras, enquanto o inimigo passa incólume.

      Eliminar
  7. madeinlisboa, ninguém defende aqui que crianças andem de bicicleta na estrada (espero eu, isto há às vezes com cada um a comentar por aqui...). por isso eu falava de ADULTOS (outra vez em maiúsculas, para ficar claro).

    os peões que andam constantemente na ciclovia fazem-no porque os passeios sõa bem mais escorregadios do que as ciclovias, e porque muitas ciclovias foram feitas em detrimento do espaço para os peões circularem, ou seja, EM CIMA DOS PASSEIOS! (outra vez em maiúsculas, just in case).

    sim, as estradas são sítios agrestes para se andar de bicicleta. mas também se sabe que ciclistas na estrada promovem a acalmia do tráfego (ou como muito condutor tontinho gosta de dizer: andam a atrapalhar o trânsito...). como disse o miguel, "evitar" a agressividade dos automobilistas andando de bicicleta nos passeios é adoptar a agressividade como modo de relacionamento com os peões.

    ResponderEliminar
  8. À luz do Código da Estrada, os velocípedes não podem circular nos passeios.
    Devem circular na faixa de rodagem, o mais à direita possível (uma questão polémica pois compromete a sua segurança). Os ciclistas só podem circular nos passeios e nas passadeiras, como meros peões, quando o fazem a pé, com a bicicleta na mão. Da mesma forma, os peões não podem circular nas vias exclusivas a velocípdes (ciclovias).
    Mas não criemos uma guerra que não existe: a guerra que tem de ser travada por todos, é contra a hegemonia do automóvel nas nossas cidades, com as graves consequências para a saúde pública, para o ambiente e para a qualidade de vida dos munícipes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto está errado e desactualizado à luz do código de 2014! Os velocípedes não são obrigados a circular o mais à direita possível! E acho bem , pois é para sua própria segurança, senão tornam-se invisíveis para os carros nas curvas à direita!

      Eliminar
  9. Carlos, e ciclistas que se recusam a andar em ciclovias que foram construídas roubando espaço aos peões por objecção de consciência? Não poderão eles andar na estrada?
    A maior parte das vezes eu tenho todas as desculpas para não andar nas ciclovias, seja porque há carros lá estacionados, peões que la passeiam, buracos, lancis, curvas impossiveis de fazer com segurança sem parar. A Lei diz que devo lá andar, mas eu não ponho em causa a minha segurança a mando da Lei, e sim, sinto-me mto mais seguro na estrada do que na maior parte das ciclovias.
    Há poucas ciclovias que uso regularmente e nunca faço desvios para apanhar uma ciclovia.
    Mas NUNCA ando de bicicleta no passeio.
    Há dias parei para colocar um autocolante num carro parado com 4 piscas à frente duma garagem q cruza com uma ciclovia, e por isso o trajecto vermelho da ciclovia é interrompido, o condutor apareceu e a sua defesa era que como a ciclovia era interrompida (embora com marcação da via no alcatrão) não estava a incomodar ninguém. Perquntei qual era a emergência respondeu que veio deixar uma coisa. Foi-se embora depois d dizer que eu não era a polícia e riu-se quando falei em civismo.

    A hegemonia do automóvel é maior inimigo do peão que eu.

    ResponderEliminar
  10. É coisa que farto-me de pregar quando ando de bicicleta e passo por outros ciclistas: «bicicletas na estrada, amigo, bicicletas na estrada»!
    Acho que quem anda a serio de bicicleta já se apercebeu que o seu lugar é na estrada, eventualmente pode utilizar um pouco um passeio mas sempre com uma atitude de quem esta a invadir um espaço que não lhe pertence.
    O problema maior são os ciclistas de fim-de-semana.
    Quanto ao facto de ser «obrigatório» andar nas ciclovias, eu raramente as uso - são um perigo, cheias de peões, crianças e carrinhos de bebés (a ideia mais estúpida que se conhece neste âmbito foi a abertura da ciclovia do Guincho aos peões, é até haver ali um acidente mortal, o que não é muito difícil)
    No fundo é preciso é bom senso!

    PS:Para quem não conhece esse «made in Lisboa»: é um parvo de primeira (foi promovido recentemente, era de segunda).

    ResponderEliminar
  11. Flépis: ainda não pus a ideia em prática, mas pode ser que funcione por isso deixo a sugestão. É o seguinte: quando tentamos apelar ao bom senso de alguém com o carro estacionado em cima do passeio/ciclovia, e a pessoa responde com "então chame a polícia" (ou uma variação do mesmo tema), poderá valer a pena responder qualquer coisa do género: "se me diz para eu chamar a polícia, então reconhece que está a errar. precisa realmente de levar com uma multa ou ser rebocado para mudar de comportamento? o/a senhor(a) é como os animais, que só depois de levarem uma vergastada é que arrepiam caminho?!". quando testar isto, depois conto como correu. ;-)

    ResponderEliminar
  12. Os ciclistas estão mal educados sobre a circulação de velocípedes não motorizados e as freguesias ou municípios não cumprem a função de os esclarecer.

    ResponderEliminar
  13. Não creio que seja normal sugerir circular de bicicleta em vias que não as adequadas. Quem conduz sabe da selva que é a estrada. Vejamos que as ciclovias existentes em lisboa são pouquissimas e descontinuas. Para se criarem mais e melhores condições é necessário haverem mais cidadãos que utilizam as bicicletas como meio de transporte, agora não pondo a sua vida em risco, circulando em faixas automóveis, nem pondo em risco os peões. Basta circular com a bicicleta a pé em locais com maior afluência, ou simplesmente reduzir a velocidade.. É como tudo, é preciso ser cívico e ter tolerância!!!

    ResponderEliminar
  14. Caro anónimo, acredite ou não, na generalidade dos casos é mais perigoso para os ciclistas circularem nos passeios. Existem imensos estudos sobre isso. Aprendam a circular na faixa de rodagem, os peões agradecem. Seja como for, não é justo assustar e incomodar os peões só porque temos receio de circular com os carros.

    ResponderEliminar
  15. Passeio Livre,
    Inteiramente de acordo!

    ResponderEliminar
  16. Sou adepto das bicicletas e ando com frequência de bicicleta em Lisboa. Quando me pergunta "foste pelo passeio, claro?!", eu digo: Não! Pelo passeio é (quase) sempre mais perigoso. Primeiro porque a generalidade dos passeios são pequenos, não duram mais do que escassos metros até cruzar alguma estrada, têm carros no passeio... e pessoas. Mas, não é preciso o 8 e o 80. Ando nos passeios, também. Se forem largos e pouco movimentados e justificarem não ter que andar numa avenida com muito trânsito. Nos restantes casos, há que circular pela estrada.
    A falta de segurança nas estradas de Lisboa não é desculpa para o ciclista. Como ciclista sei que, se precisa de fazer a Av. da República, vou por uma paralela mais calma. Há sempre alternativas. Não temos que fazer o caminho mais curto, mas sim o mais seguro e cómodo.

    Qualquer dia, já ninguém pode com os ciclistas porque pagam os que cumprem pelos que abusam.

    ResponderEliminar
  17. Os ciclistas não querem andar nos passeios. O problema é a insegurança que circular em algumas vias provoca, sendo os mesmos obrigados a irem para os passeios como refúgio.

    ResponderEliminar