A nossa "vantagem competitiva"


 Algumas destas imagens já são nossas conhecidas, outras nada têm a ver com passeios, mas talvez valha a pena incluí-las neste lote de carros estrangeiros pelo motivo que se passa a expor:

De vez em quando, há quem diga que o estacionamento selvagem é mau para o turismo, pois quem nos visita, vindo de países mais civilizados do que o nosso, procura algo mais do que «sol e praia» - valorizando, também, o ordenamento e o civismo (que não são, propriamente, a nossa especialidade).

Pois bem; pode ser que os nossos governantes e autarcas vejam o assunto por outro ângulo, e até venham a anunciar, nas revistas da especialidade, qualquer coisa como «Senhor condutor, venha a Portugal, onde poderá  fazer o que nunca faria na sua terra!» - e, a avaliar pelo que se vai vendo, essa é que deve ser a interpretação correcta.
Se assim for, só temos que nos congratular: abençoado país que tais gestores tem!
.

5 comentários:

  1. Não nos esqueçamos que muitos destes carros, são de emigrantes, que lá onde vivem não fazem isto!
    Outros, claro que são mesmo estrangeiros a sério, e já sabem que cá não há "problema".

    Para vermos bem como é a postura de quem vive e trabalha lá fora em relação ao estacionamento em Portugal, conto uma breve pasagem com um amigo que veio de férias aqui ao burgo.

    Na zona do Cais do Sodré, andava aflito à procura de lugar para estacionar o carro (alugado), e depois de umas voltas para estacionar legal, lembrou-se que:
    - Estamos em Lisboa, isto aqui não é Bruxelas!
    O resto não é preciso contar. Eu fui contra, mas não era eu o condutor.

    Será boa ideia quando se promove o turismo em Portugal, para além do «sol e praia», temos tb o estacionamento grátis em cima dos passeios!
    Venham lá de fora para cá dentro.

    LC

    ResponderEliminar
  2. Nesta colecção, vêem-se carros de Angola, Áustria, Bélgica, Espanha e Grã-Bretanha. Como não são países que normalmente associamos a emigrantes portugueses (como seria o caso se fossem de França, Suíça ou Luxemburgo), o mais provável é que sejam mesmo de cidadãos desses países, devidamente "convertidos"...

    No entanto, mesmo que fossem de emigrantes portugueses, aposto que não fariam isso nesses países.

    Estive na semana passada em Espanha e, no meio dos milhares de carros que vi, apenas 2 estavam estacionados em cima de passeios - e um deles era um "acidentado".

    ResponderEliminar
  3. Pois é! E já lá diz o velho ditado: "Em Roma... sê romano!"

    Isto só vem confirmar o que aqui já tem sido referido vezes sem conta: para além da tradicional falta de civismo dos condutores lusos, o que mais influencia este regabofe do estacionamento selvagem, é o mais que proverbial alheamento por parte das autoridades.
    Se a polícia cumprisse o seu papel fiscalizador e se as multas fossem a doer, certamente que, nem lusos nem estrangeiros se atreveriam a pisar o risco. Assim...!
    Ah, e ainda falta saber se muitos destes carros das fotos, não são de tugas de "vacanças" em Portugal. Sim, porque os velhos hábitos regressam assim que atravessam a fronteira.

    Às vezes, quando amigos meus citam os casos de políticos e magnatas que lá fora são apanhados e condenados pela Justiça pelos crimes que cometeram, eu costumo dizer que, apesar de toda a esperteza desses indivíduos, no fundo são burros, porque se não o fossem, escolheriam Portugal para cometer os crimes, e não países como Estados Unidos (Madoff) ou Islândoa (Geeir Haarde). O mesmo se passa com o estacionamento, pois eu não consigo ver lá fora o abandalhamento que vejo aqui. Depois é só juntar 2+2: a falta de vontade por parte dos políticos e das autoridades em resolver o problema (mexe com interesses enraizados e não dá votos) mais a falta de civismo e de educação do condutor português (incluindo os não condutores, que desde há muito se habituaram a meter o rabinho entre as pernas e a ficarem calados, por comodismo ou por cobardia.

    Assim sendo, está montado o cenário para o espectáculo que as fotos mostram!

    ResponderEliminar
  4. Curiosidade:

    Uma foto semelhante à 6ª (mas mostrando um outro 4x4 naquele mesmo sítio, em cima do passeio, com lugares vagos e gratuitos à volta) já veio, até, publicada no PÚBLICO.

    A legenda, redigida em tom de perplexidade, chamava a especial atenção para as duas ridículas rampas para subir o passeio, e referia que a PSP passava por ali várias vezes por dia.
    Já lá vão vários anos desde que essa mini-reportagem saiu, e a situação mantém-se exactamente a mesma (só variam os carros que ali estacionam).

    Como já aqui se disse, em Lagos ninguém estranha, ninguém refila, ninguém faz nada: nem as autoridades (absolutamente incompetentes, salvo para receber o ordenado ao fim do mês), nem sequer os peões prejudicados (completamente anestesiados por anos e anos de escandalosa incúria).
    No fundo, estão bem uns para os outros.

    Ed

    ResponderEliminar
  5. Na zona onde vivo há dois carros de matrícula espanhola estacionados, mas os donos são portugueses (devem ter ido comprar o carro a Espanha).

    No livro "Os Portugueses", que vocês citaram aqui há pouco tempo, o inglês Barry Hatton, que vive cá um quatro de século, conta como os amigos lhe dizem, perante a relutância dele em estacionar no passeio: «anda lá, estamos em Portugal!»...

    ResponderEliminar