Escolas de condução dão o exemplo

Olá,

esta escola é para mim a pior em exemplo. Lembro de vê-los usarem o passeio e ciclovia da Av. do Brasil como estacionamento e argumentarem que não estavam a fazer nada de errado. Lembro também do acordo explicito da Câmara de Lisboa com eles. Em Carcavelos, a situação não é diferente. Utilizam o passeio ("devidamente" mal rodeado de pilaretes) para estacionarem os veículos da auto-escola. Também não é difícil ver chegar um instrutor falando no telemóvel enquanto conduz. Esta auto-escola é um mimo, e tem na mão todas as autarquias para onde vai.
 
 
 
contribuição enviada por e-mail

9 comentários:

  1. Que acordo explícito com a Câmara? Esta rede de escolas, facilmente reconhecível pela pintura espampanante (e quanto a mim, de mau gosto) dos carros, parece de facto apostada em ensinar tudo errado aos seus alunos e constituir um péssimo exemplo. Deviam ser duplamente penalizados. O autor diz que eles "têm na mão" as autarquias. Porquê?

    ResponderEliminar
  2. Se é da 'colectividade de recreio' que dá pelo divertido nome «Segurança Máxima» estamos conversados...

    Actualmente, além da paragem da Carris do lado nascente da Praça da Figueira (em Lisboa), ocupa uma placa no topo Norte do Campo Grande - e logo com uma camioneta!

    ResponderEliminar
  3. "têm na mão" as autarquias porque foram feitas queixas diretamente a elas e fingiram que nada se passava. com a de Lisboa sei que isso se passou, porque eu fui um dos que se queixou... disseram-me que iam enviar lá agentes. até hoje.... a resposta dos instrutores de que não estavam a fazer nada de errado e que eu podia fazer queixa à vontade, diz tudo.

    ResponderEliminar
  4. Eu mandei para a Polícia Municipal de Lisboa - e sem comentários - uma colecção de fotos, tiradas em vários dias, em que se vêem os carros dessa anedótica escola na paragem da Carris da Praça da Figueira.

    Enviei-as sem comentários, mas com data, hora, matrículas bem visíveis e - evidentemente - a minha identificação completa.

    Já lá vão umas semanitas e, até hoje, não tive qualquer resposta. Mas eu também não a pedia. Foi apenas para "registo e arquivo", e para não virem dizer-nos um dia (tomando-nos por parvos) que "não sabiam de nada".

    ResponderEliminar
  5. Enviem para a escola. Envergonhem os gajos.
    Uma escola de condução, de nome Europa, faz o mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Agora podemos imaginar uma aula de código dada nesta escola!

    Instrutor - Ora bem! Hoje vamos falar sobre estacionamento. Como sabem, o código proíbe o estacionamento sobre passadeiras e principalmente sobre os passeios.
    Aluno - Ó senhor instrutor, mas vocês estacionam os carros da escola sobre o passeio! Como é?
    Instrutor - Bem, isso é outra coisa! Nunca ouviu falar no provérbio "Faz o que te digo e não faças o que eu faço"?
    Aluno - Mas assim, vocês estão a dar um mau exemplo!
    Instrutor - Chega de conversa, ouviu? Veja lá se quer reprovar no exame?
    Outro aluno - Além disso, também já o vi estar a estacionar em cima do passeio e ao mesmo tempo a falar ao telemóvel.
    Instrutor - Ai está armado em engraçadinho! Então vai ter que pagar mais 10 aulas de código! E acaba-se já aqui com a aula de hoje porque eu não estou para ouvir bocas foleiras dos alunos. Era o que faltava!

    E sai porta fora!!!

    ResponderEliminar
  7. "Enviem para a escola. Envergonhem os gajos."
    Qual é a parte de "...não estavam a fazer nada de errado e que eu podia fazer queixa à vontade..." é que não entendeu? Eles querem lá saber do que os outros pensam. O "pessoal" quer é tirar a licença de porte de arma, digo, de condução. O código é secundário...

    ResponderEliminar
  8. As escolas de condução só podem funcionar mediante licença do IMTT.
    Que tal enviar estas fotos para o IMTT, indicando que se não cumprem as mais básicas regras do código da estrada, as respectivas licenças deveriam ser revogadas?
    Talvez já surtisse algum efeito...

    Fica aqui o link directo para a página de contactos do IMTT: http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Contactos/Paginas/Sede.aspx

    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. Mensagem que acabo de enviar ao grupo "segurança máxima" através do site:

    "O artigo 49º, 1f) do Código da Estrada proíbe, em particular, o estacionamente nos passeios. O nº 3 do mesmo artigo estabelece uma coima de 60 a 300€ para os infratores. No entanto, tenho visto, com muita frequência, veículos das vossas escolas de condução estacionados nos passeios (exemplo: http://passeiolivre.blogspot.com/2011/09/escolas-de-conducao-dao-o-exemplo.html ). Parece-me que tal se reveste de especial gravidade, pois para além de estarem a prejudicar os peões e a cometer um ilegalidade, estão a dar um péssimo exemplo aos vossos alunos e a criar uma imagem de incompetência e falta de profissionalismo. Peço-vos que tomem as medidas necessárias para pôr fim a este comportamento e me dêem conta das alterações resultantes. Até lá, só poderei aconselhar todos os meus amigos, familiares e conhecidos a não se inscreverem nas vossas escolas."

    ResponderEliminar