Cuidado com o 007!

Lisboa, Rua Marquesa de Alorna
15h27m de 6 de Maio de 2011
São muitas as vezes que leitores denunciam o estacionamento em cima do passeio nas ruas transversais à Av. da igreja, em Lisboa - e esta é uma delas. A certa altura, a EMEL começou - e muito bem - a actuar, multando, bloqueando e até rebocando os carros em causa. Mas parece que, assim que os protestos abrandam, o mesmo sucede com a genica dos fiscais.

Esta sequência mostra uma senhora idosa que, ao ver o que a esperava ao longo do passeio, optou por atravessar para o outro lado da rua. Será que ela (tal como o fiscal da EMEL, que estava a poucos metros dali e nada fez) teve medo do 007 que se vê em 1.º plano?

21 comentários:

  1. Matrícula diplomática quer dizer que está ainda mais imune do que os outros.

    ResponderEliminar
  2. Na realidade, constata-se que muitos fiscais (da EMEL e da PM), talvez por serem novinhos e/ou terem medo de perder o emprego, fecham os olhos em relação às "trutas", sendo infinitamente tolerantes quando os infractores têm Mercedes, Audis, BMW ou jipes de luxo.

    "Bem faz" a DT da PSP, que se está absolutamente nas tintas para o estacionamento selvagem (em Lisboa e não só, embora depende das terras).

    Neste caso, trata-se de um carro desses e, ainda por cima, do Corpo Diplomático de Angola.

    Ed

    ResponderEliminar
  3. Era passar-lhe com a chavinha no lombo de uma ponta a outra e vazar um pneu.

    ResponderEliminar
  4. Se a EMEL fosse uma empresa como deve ser, teria inspectores (supervisores), particularmente atentos a locais como este, onde o estacionamento selvagem é o pão-nosso de cada dia. Um deles abordaria o fiscal (ou fiscais) da zona, e perguntar-lhe-ia para que é que lhe pagam o ordenado.

    Na realidade, isso nem seria necessário.
    Bastava que os fiscais soubessem que havia quem controlasse o seu trabalho para que a bandalheira do "deixa andar" acabasse (ou, pelo menos, abrandasse).

    ResponderEliminar
  5. De facto, os fiscais da emel andam em auto-gestão, em completa roda-livre. Multam ou não multam ao sabor dos mais insondáveis caprichos ou amiguismos.

    A polícia municipal também, mas tem muitas outras funções.

    Mais coerente é a PSP, cuja Divisão de Trânsito se demitiu completamente dessa função (em Lisboa e no resto do país, com honrosas excepções, como em Beja, p. ex.).

    Ed

    ResponderEliminar
  6. Realmente não se perceba a falta de fiscalização, que está associada ao sucesso dos seus estacionamentos pagos.

    Devia-se privatizar e fragmentar totalmente a EMEL, para que não fosse permeável a influências políticas que encorajam a falta de fiscalização e de modo a impedir o monopólio do estacionamento na cidade.

    Ao mesmo tempo teria que ser implementada a eliminação total do estacionamento gratuito nas zonas de influência de parques de estacionamento existente, com uma política de tolerância zero.
    Em troca as empresas de estacionamento privado teriam que pagar um determinado valor dos seus rendimentos para apoiar a manutenção da infraestrutura rodoviária e pedonal ás autarquias e estarem sujeitas a multas caso não fiscalizem o estacionamento ilegal em zonas pedonalizadas como praças.

    É uma medida anti-crise!

    ResponderEliminar
  7. A ignorância se refere à falta de conhecimento, sabedoria e instrução sobre determinado tema, ou ainda à crença em elementos amplamente divulgados como falsos. Em situação em contrapartida o ignorante estabelece critérios que desclassifiquem o conselho alheio, em prol da sua falta de conhecimento, busca estabelecer idéias falsas sobre si mesmo e o mundo que o cerca de forma errônea, que desagrade aqueles que o cercam. Ignorância é não saber, e não saber que não se sabe, ou ignorar conhecimento, omitir-se conhecer ou passar a conhecer, é negar a captação e aceitação do conhecimento científico provável e comprovado através de métodos científicos e lógicos.

    ResponderEliminar
  8. O povão quer é condições para o popó e os políticos sabem disso. É por isso é que nas próximas eleições tudo vai continuar na mesma, porque o povo é burro, estúpido e tem a memória curta. Mas desde que haja dinheiro para a gasosa e passeios para estacionar está tudo bem (e os políticos sabem disso)

    ResponderEliminar
  9. E o autocolante?
    Não há?
    É só tirar fotos?
    Este movimento não gira em torno do autocolante?

    ResponderEliminar
  10. Para o/a anónimo/a anterior, quem se depare com uma situação destas não deve fazer nada se não tiver um autocolante no bolso!

    Essa desvalorização da acção cívica (neste caso de quem tirou as fotos - possivelmente até correndo o risco de ter chatices com o condutor do carro, que devia estar no restaurante ali ao pé) é um bom serviço feito aos "007" desta terra.

    Ed

    ResponderEliminar
  11. Mal dos peões (e dos blogues que os defendem, como este) no dia em que for mais importante (e considerada A ÚNICA coisa importante) colocar um autocolante do que fazer o que se puder (caso a caso, conforme as possibilidades de cada um) para combater este género de estacionamentos abusivos.

    E, já agora:
    Quem é que garante ao/à anónimo/a que o autocolante não foi colocado... depois de tiradas as fotos?

    ResponderEliminar
  12. Acho que esta sequência de fotos está genial, porque está lá tudo, como mandam as regras da reportagem: o início, o meio e o fim da cena (além de uma vista geral da rua).

    Ainda por cima, com o picante saboroso de o carro ser diplomático e - suprema ironia! - com a matrícula 007, «ordem para fazer o que quiser».

    Finalmente: dado que se indica a matrícula do carro, a data, o local e a hora, é possível saber quem foi o condutor (o "post" é uma verdadeira acusação pública), e até saber quem foi o fiscal da emel que estava de serviço naquele local e não actuou.

    Claro que um autocolante podia ficar bem; mas fazer da sua ausência o facto mais importante... Francamente!

    ResponderEliminar
  13. Sinceramente, não vejo qual o problema de o fiscal da EMEL não ter actuado nesta (e só NESTA) situação. Dada a imunidade diplomática que estes indivíduos usufruem era um desperdício de recursos públicos.

    ResponderEliminar
  14. A publicação da fotografia alerta-nos para um facto que já sabemos de ginjeira, o colar um autocolante alerta o condutor para que existe gente desagradada com a sua maneira de estacionar!
    Mais prática e menos teoria.

    ResponderEliminar
  15. Até porque vê-se perfeitamente que a Senhora da foto tem espaço para passar. O que acontece é que a Senhora lembrou-se que tinha de atravessar naquele local para ir tocar à campaínha da amiga que mora no prédio em frente.

    Agora pergunto eu: Se a Senhora fôr atropelada naquele local, onde NÃO EXISTE passadeira, será que pode imputar a culpa aos donos dos carros mal estacionados? Ou a culpa é sempre de quem atropela, seja em que condições fôr?
    Se assim fôr, vou já começar a andar na estrada, para ver se me atropelam, e tentar receber assim uma indemnização choruda...

    ResponderEliminar
  16. Ó faisca tralalá, se a estupidez matasse, nem sequer era necessário seres atropelada pois já tinhas morrido há muito tempo, se calhar logo à nascença.
    Como a estupidez ainda não te matou, aconselho-te vivamente a andares no meio da estrada, pode ser k um dos condutores teus amigos nos faça esse favor e nos livre de aberrações como tu. Nós depois indemnizamos... o condutor!

    ResponderEliminar
  17. Hoje, ao princípio da tarde, esta rua estava completamente "limpa" de estacionamento selvagem.

    É caso para dizer: «Quando "eles" querem...»

    Ed

    ResponderEliminar
  18. LOL. A velha atravessou porque mora ali! não porque os carros a incomodavam. Ainda havia bastante espaço para continuar a caminhar do lado ESQUERDO (mal feito em ruas com sentido único), mas como a senhora morava logo ali ao lado, resolveu atravessar.

    ISTO JÁ NÃO CONSEGUEM MANIPULAR :) TANTO QUE NÃO FOTOGRAFARAM O RESTO DO PERCURSO DA VELHA... PORQUE NÃO EXISTIA; ELA MORAVA ALI.

    ResponderEliminar
  19. A Rui F. às 12:56 do dia 11 de Maio...

    "Nós depois indemnizamos... o condutor! ", isso quer dizer que sempre acham que os condutores estão a fazer um bom trabalho...

    ResponderEliminar
  20. Então não estão! Se limparem da estrada todos Caramelos e Trá-lá-lás que para aqui vêm cagar postas de pescada, podes crer que era um bom serviço que fariam à causa pública!
    Além da indemnização, ainda mereciam um prémio!

    ResponderEliminar
  21. Ao Sr. Rui F.;
    E viva os condutores!!! Que estacionem nos passeios para limpar este blog dos caramelos que só dizem "porcarias"... VIVA!!!!

    Este blog anda cada vez pior. Cá para mim, eram apenas divulgadas as fotos, sem possibilidade de comentários. Qualquer pedido de autocolantes seria feito por e-mail, como o é neste momento, e mais nada... Quem quiser fazer mais, que o faça fora daqui.

    ResponderEliminar