Perigo no Castelo

No passado dia 3 de Janeiro, por volta das 10h da manhã, um veículo dos Bombeiros Voluntários de Lisboa (BVL) não conseguiu entrar no Bairro do Castelo devido ao estacionamento selvagem. Apenas uma hora depois foi possível ao veículo de emergência entrar pelo portão do Menino Deus. Mais tarde, por volta das 14h, ao regressar ao Castelo, o veículo dos BVL voltou a sofrer dificuldades de acesso exactamente no mesmo local. A zona afectada por este estacionamento caótico está dentro da área de gestão da empresa municipal EMEL, nomeadamente o Largo do Menino Deus. Conforme se pode verificar pelas imagens em anexo, os arruamentos de acesso ao Bairro do Castelo, via portão do Menino Deus, estão diariamente invadidos de viaturas estacionadas em locais proibidos. Não parece existir fiscalização por parte da EMEL. Tal como ficou provado, o acesso de veículos de emergência não está garantido. Na eventualidade de um incêndio ou outro sinistro, num dos imóveis em mau estado de conservação do bairro civil do Castelo, é muito provável que as consequências sejam trágicas. Não é aceitável que uma "Zona de Acesso Condicionado" falhe na garantia de acesso a viaturas de emergência. Face à gravidade do sucedido na 2ª feira, já foi solicitado ao Vereador Fernando Nunes da Silva a tomada de medidas urgentes. É a segurança dos cidadãos que está posta em causa.


FJ







via CIDADANIA LX by FJorge on 1/5/11

27 comentários:

  1. É inacreditável como há um "abrunho" que até subiu as escadarias com o seu Mercedes! Este é daqueles que só não coloca o carro em cima das ameias do castelo porque não consegue lá chegar!
    Onde chega a ignorância e a estupidez desta gente! Mas entre a ignorância dos abrunhos e a incompetência de quem deveria fiscalizar, venha o diabo e escolha. E o pior de tudo é que nós também somos culpados pois falamos, falamos mas não fazemos nada.
    Digam o que disserem, todos somos coniventes com esta desgraça, ou por comodismo ou por cobardia ou até porque pensamos que amanhã também podemos querer fazer o mesmo e não estaremos dispostos a que ninguém nos venha chatear. Tenho ou não razão?

    ResponderEliminar
  2. Quanto a pedir medidas ao Vereador da Mobilidade... só por ingenuidade ou graça de mau-gosto.

    Ed

    ResponderEliminar
  3. Ed,

    Basta ver-se o estacionamento selvagem mesmo à porta da Assembleia Municipal de Lisboa (incluindo veículos da Polícia Municipal e da CML, como já aqui foi amplamente documentado) para se ter uma ideia da credibilidade do empenho da autarquia no que toca a esse flagelo:

    Oscila entre ZERO e ZERO-VÍRGULA-ZERO.

    ResponderEliminar
  4. Que lindo postal numa zona tão turística como esta!
    Só espero que os possíveis lesados pelo atraso dos bombeiros processem até ao último tostão a EMEL e CML. Eu faria.

    ResponderEliminar
  5. E é claro que esta notícia não saíu em nenhum orgão de comunicação.

    ResponderEliminar
  6. @ Faísca, esse abrunho subiu as escadas com um Mercedes e na minha zona um macacóide subiu uns degraus com um Porsche Carrera! Estes abrunhos e/ou macacóides estão-se lixando para o civismo, para as leis, para o seu semelhante e se lhes dizem alguma coisa, ofendem-se logo! É como as latas com 4 rodas que estacionam em cima dos passeios e fazem as pessoas perigosamente circularem pela estrada; estacionarem em cima do passeio e em frente às portas dos prédios, fazendo com que uma saída de emergência hospitalar de alguém do prédio seja particularmente difícil (com uma maca, por exemplo) e colocando em perigo a vida dessa pessoa; ou um incêndio, ou uma fuga de gás... Estes abrunhos/macacóides só lá vão à bruta porque já constatei que com auto-colantes não vão lá... E continuo a dizer: a polícia também está-se nas tintas para fazer cumprir a Lei porque passa por estes locais, vê (porque não são CEGOS) e continuam sem que nada aconteça... E estes abrunhos/macacóides utilizam a máxima: se aquele estaciona ali, porquê eu não estaciono também? Ainda não entendi para que serve, nestas circunstâncias, o Código da Estrada! Só se for para dar dinheiro às "escolas" de "condução", que dão o exemplo estacionando em locais proibidos pelo "Código" que "ensinam" aos futuros prevaricadores... Eu deixei de enviar e-mails para a PM porque simplesmente deixaram de responder. Só tenho pena de não ter a força suficiente para poder levantar em peso uma lata destas sempre que se atravessasse à minha frente num passeio, numa paragem de transportes públicos ou numa passadeira...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo das 18h34m

    Meu caro,

    Em Portugal, os cidadãos não têm o hábito de processar os poderes públicos, possivelmente, porque temem represálias.

    Mas também já tenho tentado arranjar advogados para casos desses e não consigo. Devem achar que são causas perdidas; eles lá saberão porquê.

    ResponderEliminar
  8. José Anastácio, é verdade que infelizmente não temos poderes para resolver a questão do estacionamento selvagem e que as autoridades competentes, por desleixo, por compadrio ou por incompetência, também não o fazem, mas nós ainda temos uma arma que pode, pelo menos, dissuadir os abrunhos de deixarem as latas em cima dos passeios. É barata, discreta e resulta: basta um prego, uma pequena chave ou até um simples canivete!
    É só passar ao lado da lata e deixar um risco (de preferência até à chapa) de uma ponta à outra. O abrunho vai pensar 2 vezes na próxima vez que pretender estacionar a lata em cima do passeio.
    É uma solução drástica? É!
    É uma solução pouco cívica? É!
    É uma solução selvagem? É!
    Mas é a única linguagem que esses selvagens entendem.

    ResponderEliminar
  9. Há aqui na minha rua, um esterco que estaciona a merda do Smart amarelo em cima do passeio!
    Não são duas rodas! São as 4!
    Já levou com o autocolante...mas acho que não foi suficiente!
    O que pode um gajo fazer? Espatifar os espelhos retrovisores??

    ResponderEliminar
  10. Uma chavinha, meu caro CAP CRÉUS, ou um simples prego! Garanto-lhe que fazem milagres.
    Não é necessário danificar os retrovisores. Isso dá muito nas vistas e faz barulho.
    É só passar entre o "amarelinho" e a parede, com uma chave ou um prego na mão, e deixar lá bem visível o rasto da sua passagem. Bem fundo até à chapa!
    Vai ver que o dono do "amarelinho" vai perceber a mensagem. Olá se vai!!!

    ResponderEliminar
  11. Bom, se aparecer um risco no meu smart amarelinho, já sei quem foi para depois vir pedir uma indemnização... basta estacioná-lo bem depois do sucedido e vir reclamar... garanto que pagam.

    ResponderEliminar
  12. "Até à chapa" no smart vai ser difícil

    ResponderEliminar
  13. O prego nunca experimentei, mas a coisa que a minha filhota mais gosta é quando passo com o carrinho de bebé por cima dum carro estacionado no passeio. Ri-se como uma perdida. Mal ela sabe que os limpa para brisas não suportam muito bem a brincadeira, senão ria-se ainda mais.

    ResponderEliminar
  14. Bem, e se eu for atropelado por ter sido obrigado a me desviar para a faixa de rodagem, porque o seu smart amarelinho estava estacionado sobre o passeio, também já sei a quem devo ir pedir a indemnização: ao anónimo das 15:11.
    E também garanto que paga. Olá, se paga!

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Não há meio dos nossos autarcas e policias darem conta desta situação de carros enfiados por todo o lado. Em cima dos passeios, nas passadeiras, em segunda fila, é vê-los em absoluta transgressão e impunidade.

    Ou faltam parqueamentos ou respeito, ou ambas as coisas. Há uma freguesia (pelo menos uma), onde criaram dois lugares defronte da Junta em cima do passeio em espiga, para os peões passarem pela rua, com um parque do outro lado da rua ...

    Como é um assunto para o qual não estão sensibilizados, para eles não é prioritária a regulação do trânsito automóvel nos locais onde os munícipes vivem, e que pelo seu voto lhes concede o direito e dever de zelar.

    Para disciplinarmos este estacionamento caótico e selvagem, que nunca conseguimos solucionar, só lá vai com ajuda externa e não precisamos de pedir ajuda a paises distantes.
    Basta pedir aqui ao lado, a Badajoz, Salamanca, etc., para alguém vir cá ver e resolver isto ...

    ResponderEliminar
  17. O dono do Smart amarelinho tem pouco de cívico e não deve ter nem crianças nem costuma andar a pé...

    ResponderEliminar
  18. Anónimo das 23:32... por acaso acho que é polícia, com 1 criança... :P
    E ao anónimo das 18:54, se acha que paga, engane-se... quanto muito é autoado por mau estacionamento. O Sr, e o veículo que o atropelou é que são os culpados, porque o Sr devia olhar para ambos os lados antes de atravessar/usar a faixa de rodagem, e o automobilista deve ir atento a toda a faixa de rodagem enquanto conduz. :P

    ResponderEliminar
  19. @ 30 de Janeiro de 2011 11:36 Faísca: mesmo assim, penso que o vício é tão grande que mesmo com a lata riscada eles continuam a estacionar no mesmo sítio. Não uso esse sistema (mas olhe que gostaria de ter coragem para o fazer) mas existe um local por onde passo regularmente, onde a mesma viatura estaciona sempre em cima da passadeira, ocupando-a paralelamente à mesma, ou seja, deixa apenas ficar um pequeno espaço ainda com as faixas à mostra e com as rodas da frente encostadas ao passeio. Já reparei que de um dos lados existem vários riscos na chapa, não sei a sua origem mas deduzo que seja alguém que fez isso para o "avisar" desse tipo de estacionamento. Mas ele continua lá estacionado, sempre que passo pelo local! Por isso, esse é um dos que nem com pregos, chaves ou qualquer ferramenta lá vai... ou então gosta de ter a lata decorada em estilo art deco!

    @ 30 de Janeiro de 2011 16:30 CAP CRÉUS: também visito outros blogues sobre este tema e num deles também existe a imagem de um Smart (esse é preto) que além de estacionar em cima do passeio, encostado à parede do prédio, o pára-choques fica a um centímetro do poste da paragem da Carris...

    ResponderEliminar
  20. Eu já deixei de colar autocolantes e voltei as as 2 modalidades mais radicais que já usava antes do aparecimento do blog, ou passo literalmente por cima do carro, ou deixo uma marca da minha passagem na lateral, cansei-me de colar autocolantes e ver os mesmos carros nos dias seguintes novamente estacionados em cima dos passeios e passadeiras.

    Citando o Faísca
    "É uma solução drástica? É!
    É uma solução pouco cívica? É!
    É uma solução selvagem? É!
    Mas é a única linguagem que esses selvagens entendem. "

    ResponderEliminar
  21. Selvagem és tu e a tua tia.....

    ResponderEliminar
  22. Ó Anonimo das 14:29...Sabemos bem que é o selvagem aqui, certo?
    José Anastácio: Eles são lindos, todos eles, uma cambada de idiotas arrogantes e mal educados!
    A piada é acharem que têm razão :-))

    ResponderEliminar
  23. Incomodado das 14h29, o que chama você a quem estaciona onde bem quer, incomoda o próximo, destrói património (passeio) e transgride a lei? Anjinho?

    ResponderEliminar
  24. madeinlisboa.... chamo: político, "o próximo", tuga (português, caso não tenha percebido), o gajo que está ao seu lado neste momento, aquele que se está a borrifar para todos excepto ele porque ninguém o ajuda e por isso ele tb não ajuda ninguém..... quer que continue?

    Se quer realmente ver o que é um selvagem, compre um espelho... riscar carros é um acto selvagem...

    ResponderEliminar
  25. Nesta zona, os automóveis são cada vez mais e os espaços de estacionamento cada vez menos, em parte devido também às restrições de acesso em algumas artérias. A solução seria articular uma cooperação com quem gere os parques de estacionamento do Martim Moniz e de Santa Luzia, que pecam por falta de segurança e pelo excessivo preço (70 euros mensais, mínimo), o que afasta a vasta maioria dos residentes da zona. Tenho conhecimento que um freguesia adjacente já tentou convencer os seus moradores com "condições especiais" para usarem estes parques...no entanto o que foi oferecido era exactamente igual ao standard.

    Li na diagonal os comentários anteriores. A única coisa que retive foi o ridículo de propor a destruição de propriedade privada como resposta à ocupação abusiva do espaço público.

    ResponderEliminar
  26. Concordo plenamente com este "Anónimo" (nunca mais aprendem a utilizar um pseudónimo que os referencie para sabermos de que comentário estamos a falar - são todos "anónimos"!), e compreendo as suas razões, mas não deixa de ser curiosa a sua noção, muito pessoal, de "destruição de propriedade privada"! Então e a propriedade pública? Essa já pode ser destruída?
    Os peões não podem destruir propriedade privada (subentende-se, riscar o carrito) mas o selvagem do dono do carrito pode impedir a passagem aos peões (crianças, idosos e deficientes motores) e ainda destruir os passeios públicos colocando os monstros de lata em cima do espaço que é reservado aos ditos peões!
    Que raio de democracia é essa?
    Se for propriedade pública, pode ser destruída à vontade! Se for propriedade privada, ó da guarda, que estão a destruir-me o carrito!

    Que bela filosofia!!!
    Isto faz-me lembrar a teoria que está por detrás dos filmes de "cowboys". Se os "cowboys" matassem os índios, era uma vitória; se os índios matassem os "cowboys", era um massacre!

    ResponderEliminar
  27. Bem, pelos comentários vê-se mesmo que não conhecem a zona, para vossa informação as escadas não têm qualquer uso uma vez que dão acesso para prédios devolutos, esses sim é que dão um "óptimo" postal a quem visita a zona, ou seja, estar as escadas ou simplesmente o empedrado é a mesma coisa. E esse automóvel é de um morador que para além de pagar todos os impostos, tem que pagar anualmente um imposto à emel para poder colocar o seu veiculo na zona que por sua vez está sempre com o pilarete que condiciona o trafego avariado. E ai sim existe estacionamento abusivo de automoveis que não deveriam estar lá pois é uma zona restrita a moradores. E mais, esta rua já está condicionada, pois trata-se de uma rua pedonal, onde os peões andam livremente no meio da mesma.E a falta de conhecimento é tão grande, que falam da escada como se fosse publica, pois a ignorância faz pessoas serem mal educadas com outras sem as conhecerem, ou saberem a realidade da zona. A escada pertence aos tais prédios devolutos, e não se preocupe pois o dono certamente também não, pois tem os prédios ao abandono.
    E para acabar, defenso este movimento dos passeios livres de carros, pois antes de qualquer pessoa ser condutor é também ela peão, mas acho que a estupidez não se resolve com outra estupidez, existem meios legais e entidades para resolver os assuntos, e não venham com a desculpa que todas as entidades são "cegas", pois já tive que recorrer às mesmas para casos idênticos (automóveis em cima de passeios em ruas não pedonais) e fizeram o seu trabalho.
    Os moderadores do site também têm de ter atenção às fotos onde aparece as matriculas dos veiculos, pois isso pode levar a uma acção judicial.
    Continuem a defender os direitos de todos nós, mas por favor, não desçam ao mesmo nivel, de certos condutores.
    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar