O Director da António Arroio gosta de dar o exemplo...


Recebemos este e-mail de um leitor que começa por citar um outro que o director da Escola Artística António Arroio enviou para todos os professores da escola: 

> From: [email protected]
> Date: Thu, 16 Dec 2010 08:22:23 +0000
> Subject: Aparcamento de viaturas

> Caros colegas,

> Como é do conhecimento de alguns de vós, ontem fomos novamente surpreendidos pela PSP que, numa atitude absolutamente inadmissível, deu em multar todas as viaturas que se encontravam junto ao recinto escolar do parque de monoblocos, não só junto ao passeio do lado de lá da rua, como já fizera recentemente, como também no passeio contíguo à vedação.
> No passado dia 22 de Outubro, na sequência de um pedido de vários colegas mobilizados pela Manuela Marques, enviei um ofício acompanhado de duas folhas com matrículas de automóveis e nomes de seus proprietários para a Câmara Municipal de Lisboa solicitando que nos deixassem estacionar nesta área e, inclusivamente, sobre os passeios. Nesse mesmo dia os serviços da CML acusaram a recepção do ofício informando que ele deu entrada com o número CML-68165-WS8S. Até hoje não obtivemos qualquer outra resposta.
> Na sua reunião de ontem, o Conselho Geral aprovou uma moção de protesto pelo sucedido. Hoje mesmo voltarei a oficiar a CML reclamando pela resposta ao ofício que tarda. 

> Abraço.
> JP


O estacionamento em torno da mesma é do mais abusivo que há - com a agravante, devido às obras em curso, de os alunos terem aulas em dois locais distintos, e para se deslocarem entre eles, serem obrigados a andar na estrada, pois os passeios estão todos ocupados. Como se não bastasse, as estradas estão sujas com as lamas que os veículos das obras libertam, aumentando a situação de perigo. 

Sei que a CML já respondeu, declinando o pedido, mas acho que eles vão voltar a fazer diligências no sentido de tentar a impunidade. É triste...

Esta é uma escola, onde os alunos tinham menos espaço no recinto da escola, para que os professores pudessem ter um estacionamento privativo e gratuito. Os campos de basket e volei foram desactivados, para o efeito. Não sei como ficará o espaço exterior da escola, depois das obras, mas não me surpreendo se ficar na mesma. A escola é muito bem servida por transportes públicos (fica entre a estação de Metro da Alameda e a das Olaias), para não falar em inúmeros autocarros que param lá perto.


A imagem seguinte foi retirada do Google Street View, e é anterior ao início das obras. Se já antes isto era assim, actualmente ambos os lados da rua estão completamente ocupados por automóveis, e os alunos são obrigados a andar no meio da estrada para se deslocarem aos contentores onde provisoriamente também têm aulas (ao fundo desta rua, do lado direito).


Cumprimentos,


Um leitor

PS Ainda sobre o absurdo desta ocupação selvática em torno de estabelecimentos de ensino com a conivência e cumplicidade da direcção ver esta sequência de 7 postas no excelente blog A Nossa Terrinha sobre o que se passa em torno da Universidade de Coimbra.

15 comentários:

  1. O descaramento que cada português acha que ELE está acima da lei é notável.

    O que é extraordinário neste país que perdeu o norte é o descaramento de um director não só pensar, como também escrever, enviar para dezenas de colegas e (cereja em cima do bolo) enviar à câmara um oficio (sic) a pedir para abusar dos passeios.

    Nem uma palavra sobre a segurança dos alunos da escola.

    ResponderEliminar
  2. Estamos entregue aos parasitas. Quando é que começamos a exterminá-los como parasitas que são?

    ResponderEliminar
  3. Não só promove barbaridades, como as confessa, merecem ter a PSP à porta todos os dias.

    Estes professores deviam dar o exemplo...

    ResponderEliminar
  4. De facto, a primeira reação é ficarmos de boca aberta. Mas se pensarmos que nos últimos anos têm crescido as situações verdadeiramente vergonhosas de criação, pela Câmara de Lisboa (e outras), de lugares de estacionamento em cima dos passeios, o pedido não é tão descarado assim: se outros obtiveram a maldita "licença" para pôr os popós no passeio, porque é que estes não hão-de ter o mesmo?... Não me admirava se qualquer dia aqueles que são multados recorressem aos tribunais, invocando desigualdade de tratamento, ou seja, que estão a ser discriminados relativamente a todos aqueles que têm sido autorizados a estacionar nos passeios...

    ResponderEliminar
  5. Caros comentadores, penso que na actual conjuntura política em que o País está mergulhado, mercê do laxismo, da incúria, da inaptidão, da incompetência e de tudo e mais alguma coisa de negativo da classe dirigente, face ao que constatamos no dia-a-dia sobre "civismo", não só a nível do estacionamento selvagem, como em muitas outras áreas da sociedade, a atitude deste "director" escolar não me espanta absolutamente nada! Espantar-me-ia se fosse o inverso, ou seja, o director pedir à PSP ou à CML, que fiscalizasse, multasse e rebocasse todas as viaturas estacionadas em cima dos passeios ou em locais proibidos na área periférica da escola a fim de salvaguardar a integridade física não só dos alunos, como das pessoas que por ali circulam! As mentalidades estão de tal forma distorcidas que penso já não existir remédio de espécie alguma para a cura deste mal. Portugal é como um prédio velho, a cair aos bocados. Já não há obras que o possam regenerar. A solução... é reconstruí-lo de novo!

    ResponderEliminar
  6. Isto mostra bem, até que ponto chegou a falta de civismo desta sociedade, porque certamente não será só este abrunho a ter ideias destas; mas mais grave do que este desejo de ter os passeios à sua inteira disposição para fazer deles o que muito bem entender, é o facto de o abrunho ser director de uma escola artística!
    Uma escola é um local onde a nossa juventude deveria aprender os mais elementares conceitos de educação, de urbanidade e de civismo. Uma escola deveria ter como missão principal, para além do ensino das matérias leccionadas, a formação do carácter e da personalidade dos alunos. Uma escola deveria ter como professores, pessoas altamente qualificadas para transmitirem e incutirem nos alunos, todos estes conceitos e sentimentos. Uma escola deveria ter como director, alguém cujo carácter e personalidade estivessem muito acima de qualquer suspeita e que fosse um exemplo de civismo para alunos e professores. Uma escola não pode ser um feudo de um qualquer abrunho que por evidente falta de formação, quer transmitir a professores e alunos a ideia de que todos os métodos são permitidos desde que consiga alcançar os seus fins.
    É o conceito tão português do "desenrascanço"!

    Não há uma entidade que supervisione atitudes destas? Não há uma comissão qualquer (nós, que somos um país de "Comissões") que diga ao "homem", que ele não é o soba lá da rua, que lhe explique qual a finalidade dos passeios e que, muito delicadamente (sim, porque desta gente nunca se sabe o que podemos esperar!) lhe abra os olhos e lhe diga que, como director de uma escola, deve portar-se como tal e não como um reles ditadorzeco?
    Que exemplo é que este (...) pode dar aos seus alunos, quando lhes transmite a ideia de que podem impedir a passagem de peões (crianças, deficientes motores e idosos) nos passeios que lhes são destinados, apenas para que o (...) e seus amigos lá possam colocar os seus adorados montes de lata?

    ResponderEliminar
  7. Haja paciência. Afinal as pessoas vão mesmo passar por onde?

    ResponderEliminar
  8. Eu ainda não acredito bem naquilo que acabei de ler.

    Algo vai seriamente mal na educação deste país quando um "abrunho" destes consegue chegar a director de uma escola... que valores e ensinamentos é que ele transmite aos seus alunos?

    ResponderEliminar
  9. Apesar da indignação, será que estes comentários, sobre o absurdo da situação, chegam ao visado?

    O endereço electrónico do Sr. Director vem mesmo no início. Já alguém escreveu ao Sr. Director?

    Eu já!

    ResponderEliminar
  10. Eu também já lhe enviei o endereço do PL para que ele pudesse vir aqui ler os comentários e, quem sabe, apresentar os seus argumentos, mas das duas uma: ou o abrunho teve um rebate de consciência e tem vergonha de cá vir e de dar a cara ou, na sua magnificência de "Sr. Director", Sua Excelência julga-se acima de qualquer crítica e lá continuará convencido da justeza das suas diarreias mentais.
    Coitadito!!"

    ResponderEliminar
  11. Eu gostava de ver aqui o Sr. Director JP a dar a cara. Alguém enviou o link deste post ao fulano?

    ResponderEliminar
  12. Enviei um mail ao director pedindo lhe que me explicasse a sua carta. Não basta vermos esta tristeza, enviem também um mail comentando a atitude ignorante de alguem que esta a educar jovens.

    ResponderEliminar
  13. MBW disse:
    Como para bom entendedor meia palavra basta, fico-me só pelo Filho Da ...
    Um dia roubo-lhe a bicicleta.

    ResponderEliminar
  14. Espero que essa ameaça não seja para mim...

    Aqui é tudo mau entendedor, pelo que ficamos sem saber se ficou chateado com este artigo, ou se ficou chateado pela atitude do responsável da escola... E como somos todos filhos de alguém, ficamos mesmo sem saber a quem se refere!

    ResponderEliminar