O 1-2-3 do caos


Lisboa
Esquina da Av. Sacadura Cabral com a Rua David de Sousa
.
1.º - Derrubar pilaretes e fazê-los desaparecer (aqui, isso sucedeu de ambos os lados da rua).
2.º - Aceder aos passeios com a consciência tranquila.
3.º - Confiar na cegueira que parece afectar boa parte dos fiscais da EMEL em relação a certos locais bem conhecidos dos lisboetas.

12 comentários:

  1. Uma tipa que assina com --- disse, a propósito de um post publicados no antigo Blogue Estacionamento Selvagem - http://estacionamentoselvagem.wordpress.com/2009/07/19/encostadinho-e-que-e-bom/#comment-89, o seguinte: «nesta rua é mais frequente ver as pessoas a andarem no meio da rua do que nos passeios, logo, não precisam da passadeira, já que aqueles que a utilizam não são respeitados. eu própria estaciono o carro neste local.» Bom, mais valia calar a matraca em vez de vomitar uma atoarda deste tamanho. Eu conheço o local e as pessoas andam pelo meio da rua porque as bestas que estacionam as latas com 4 rodas em cima dos passeios não deixam espaço para as pessoas andarem pela via que lhes é destinada: O PASSEIO! E ao afirmar - com destacada ironia e/ou gozo -que estaciona a lata no local, é mais uma das bestas que goza com a polícia (que também nada faz no sentido de fazer cumprir a lei) e com os idosos alguns com canadianas e dificuldades de locomoção, as crianças que vão e vêm das escolas, as mães com bebés ao colo ou em cadeirinhas, que têm de circular pela estrada porque - e digo mais uma vez - existem BESTAS que se estão c@g@ndo para o civismo... Desculpem a linguagem mas isto dá-me volta ao estômago!

    ResponderEliminar
  2. Tudo isto só sucede porque há uma espécie de "Santa Aliança" entre quem FAZ e quem DEIXA FAZER.
    A situação não se resolve só com blogues nem com autocolantes (embora ajudem, evidentemente). A solução tem de ser mais ampla e, em parte, política:

    Um bom princípio seria PRIVATIZAR A EMEL, pondo no olho da rua, sumariamente, esta gente - desde fiscais-da-treta (como o que se vê na foto), até ao administrador mais incompetente (e que deve ser a colecção toda).

    Se quisermos analisar as responsabilidades da autarquia (e da Polícia Municipal), não fará mal ir até ao senhor que dá pelo divertido nome de "Vereador da Mobilidade" (para já não falarmos de António Costa): também ele se pode reformar - os peões não darão pela sua falta.

    Fica a DT da PSP (que há muito se demitiu de combater o estacionamento selvagem). Aí, não seria mau exigir responsabilidades ao chefe máximo, o Sr. Ministro da Administração Interna...

    Ed

    ResponderEliminar
  3. A única polícia que podia ser minimamente respeitada, temida e levada a sério (refiro-me à PSP do trânsito) anda entretida a apoiar mudanças de casas, obras nas ruas, etc., uma situação trágico-cómica, degradante da profissão, que temos de agradecer aos sucessivos Ministros da Administração Interna.

    Restam a P. Municipal (que tem inúmeras outras tarefas a desempenhar no âmbito da cidade) e a emel (que actua algumas horas por dia, e alguns dias por semana, e ao arbítrio dos agentes, que andam completamente em roda-livre - multando ou fechando os olhos, conforme dá na bolha de cada um).

    Assim sendo, o estacionamento de Lisboa (que é o ex-libris) de qualquer cidade) está bem entregue...
    Mas não é nada que preocupe os que são pagos para se preocuparem, como se sabe. Para eles, está tudo bem, e ainda vai melhorar!

    ResponderEliminar
  4. É só para anunciar que mais um pilarete foi arrancado por "acidente" em frente ao Fruta Almeidas. Já algum tempo que não havia investidas, mas alguém deve se ter fartado de não poder parar naquela parte do passeio. Se alguém quiser denunciar com fotos à CML, esteja à vontade.

    ResponderEliminar
  5. Uma foto do que se refere no comentário anterior (e tirada esta manhã) pode ser vista [AQUI].
    E não adianta denunciar à CML pois, na altura, havia ali mesmo ao pé uma brigada da P. Municipal... mas a ajudar a empresa encarregada de retirar as iluminações de Natal!

    ResponderEliminar
  6. (Cont.)
    Uma outra foto, tirada no mesmo local há mais de 1 ano, mostra como (e por quem) é que esses pilaretes são derrubados. Ver [AQUI].

    ResponderEliminar
  7. Penso que o melhor é começar por enviar o máximo de possíveis de mails a denunciar esta situação!

    Quanto mais formos, mais hipóteses temos de ser ouvidos/lidos.

    Aqui estão os mails:
    - Polícia Municipal Lx: [email protected]
    - CML: [email protected], [email protected]

    (eu já enviei o meu)

    ResponderEliminar
  8. Este sábado fui presenteado com uma multa pela EMEL, é certo que não tenho distico e aquele bloco de rua á pago ao sábado, apesar de a rua transversal e o quarteirão anterior não serem, mas o melhor mesmo é olhar para os carros ao lado estacionados em cima da passadeira e todos sem multa!
    É assim que funciona a EMEL e a policia em Campo de Ourique, aliás, é frequente haver carros estacionados nas passadeiras junto à esquadra e mesmo parados em segunda fila à porta da mesma.
    Pessoalmente prefiro ter de ajudar estes senhores a darem prémios de produtividade na sua empresa em falência técnica do que estacionar em cima das passadeiras do meu bairro.

    ResponderEliminar
  9. é o velho lema: "E os outros carros?"....lol

    ResponderEliminar
  10. Este blogue é a coisa mais ridícula que já vi. Ainda há quem o escreva e se dedique a tirar fotos. É DE QUEM NÂO TEM MAIS NAAADA QUE FAZER, ou quem não conduz numa cidade.
    1- tem de haver mais parques ou garagens.
    2- tem de haver civismo e tolerância e diálogo.
    3- sempre podem ir passear para o campo ou jardins, zonas de trânsito proibido.
    METAM_SE NA VOSSA VIDA.

    Um dia destes quando uma AMBULÂNCIA vier socorrer alguém, há-de ter uma multa ou poderá ser BLOQUEADA com o doente no interior?
    E As viaturas da polícia se estacionar mal são rebocada por colegas polícias?

    UM DIA DESTES QUANDO UMA aMbulância vier socorrer alguém, há - de ter uma multa ou poderá ser BLOQUEADA com o doente no interior??
    QUE EXTREMOS.

    Quando alguém estaciona mal tem uma causa específica, olhem para os vossos erros. NAO SEJAM DEUS para condenar. ISSO está, neste caso, no papel de profissionais especializados e formados para tal.

    TIREM FOTOS A PARQUES DE ESTACIONAMENTO, COMO INSENTIVO, tirem fotos aos vossos filhos, a vossa familia, a arte, aos amigos, em vez destas fotos ridículas.~
    QUANDO CADA UM MORRER SO precisa de um palmozinho de terra.

    ResponderEliminar
  11. Minha cara RitaF, eu já comentei a sua ignorância e total falta de chá, na notícia que aqui é dada com o título "O Pagode e a impunidade em Setúbal" mas parece que a menina não arranjou argumentos para responder.
    O tempo que perde a espalhar o mesmo comentário absurdo, idiota e mal escrito, por várias notícias ("posts" como certamente gostará de lhes chamar)através de Copiar/Colar, seria muito mais bem aproveitado a ler e a estudar português, para não fazer a má figura que que fez nem contaminar o blogue com o seu analfabetismo.
    Pondo essa total falta de cultura, de lado, gostaria de ouvir os seus argumentos em defesa das ideias que defende.
    Leia o meu comentário ao "Pagode e a impunidade em Setúbal" e argumente. Mesmo com erros ortográficos e frases desconexas! Nós faremos um esforço para a entender!

    ResponderEliminar
  12. Recson,

    Já não têm conta os mails enviados para as entidades que refere.

    Só se for para desabafar, pois decerto sabe o que sucede: ou nos mandam uma resposta-da-treta (do género «Estamos atentos ao problema») ou, o que é mais comum, nem se dignam responder - por sinal, a quem lhes paga o ordenado...

    Ed

    ResponderEliminar