Como em Lisboa é acarinhada a "calçada portuguesa"

Imagens desta tarde, na Av. da República

7 comentários:

  1. A riqueza inestimável que é a nossa calçada portuguesa está entregue aos "cuidados maternais" de um gigantesco bando de bestas quadradas, formado pelos que fazem e pelos que deixam fazer.
    Note-se que bastava colocar aqui uma dúzia de pilaretes para que esta vergonha (que dura há anos e anos, dia após dia) acabasse de uma vez por todas.

    ResponderEliminar
  2. A destruição da calçada portuguesa é, além do mais, uma desconsideração pelo trabalho de quem a elabora.

    Que estes condutores-grunhos o façam, não será de espantar; mas que as autoridades (policiais e autárquicas) sejam coniventes com isso, só mostra o seu nível cultural e humano.

    Ed

    ResponderEliminar
  3. Meus caros,

    As reais preocupações de pessoas como António Costa passam ao lado destes "pequenos problemas". E a Rui Pereira, Ministro da Administração Interna (responsável pela DT da PSP e respectiva inacção no combate ao estacionamento selvagem) estas coisas também nada dizem.

    Dir-se-á que é uma questão cultural. Pois é...

    ResponderEliminar
  4. Li algures num online que Lisboa e Porto iriam passar as competências do trânsito das duas cidades, da PSP (que nada tem a ver com trânsito, segundo dizem eles), para a Polícia Municipal. Se até aqui as duas polícias nada fizeram para que se cumpram as leis inseridas no Código de Estrada e que tantos "condutores" ignoram pura e simplesmente porque sabem de antemão que nada lhes acontece, então agora é a festa vai começar. Tenho uma sugestão, um pouco maluca mas no meio de tanto doido o que tiver mais ideias é o melhor: passarmos todos a andar pelas ruas e estradas, entupindo o trânsito automóvel, da mesma forma que os automóveis entopem o trânsito pedonal nos passeios... Será que é viável? É que sinto-me, na minha cidade - que é Lisboa desde há mais de 60 anos -, um cidadão de segunda em ordem a um cidadão de primeira que é o automobilista...

    ResponderEliminar
  5. FG,

    Agora, na época do Natal, ainda é (e vai ser) pior:
    Com o pretexto de animar o comércio, todo e qualquer tipo de estacionamento vai ser permitido.

    A própria rua onde mora António Costa (Av. João XXI, tanto quanto sei) merece uma visita, tal é o caos do estacionamento - em cima do passeio e nas paragens da Carris...

    (Pode até ver-se como NÃO foram colocados pilaretes junto aos números 7-8-9 e 10, por forma a permitir o estacionamento em cima do passeio!)

    Mas o que mais me irrita é ter de ajudar a pagar o ordenado (e 14 meses por ano!) a gente cuja profissão é combater esse flagelo. Recebem o dinheiro, mas pouco ou nada fazem que o justifique. Há um nome bem português para quem procede assim - mas o consolo é fraco...

    ResponderEliminar
  6. Num dos feriados do inicio de Dezembro subi a avenida da liberdade a pé ao fim da tarde, e qual não foi o meu espanto a ver que os largos passeios se tinham transformado em parque de estacionamento. Se não conseguimos garantir o civismo na talvez principal rua do país como é que vamos conseguir em qualquer outro lado.

    ResponderEliminar
  7. Sugiro-vos uma visita pelos "sites" sobre a calçada portuguesa, para nos maravilharmos com esta nossa arte única no mundo, que está espalhada por vários países, desde os EUA, Af.do Sul, Bélgica, Brasil e Timor.

    Nesses locais a calçada portuguesa é apreciada e protegida dos vândalos. Por lá, as autoridades têm maturidade suficiente para preservar o trabalho e a arte.

    Por cá, alguns autarcas já têm levado com fotos de destruição deste nosso património, que eles próprios não sabem cuidar.

    Um dia no futuro, hão-de ter cultura para tal.

    LC

    ResponderEliminar