Uma excelente campanha em Matosinhos: Quem incomoda, incomoda-se

Uma excelente campanha em Matosinhos em quem, entre outras coisas:

...consiste na colocação de autocolantes nos vidros das viaturas em infracção...


17-11-2010
Excesso de velocidade e estacionamento nos passeios, passadeiras, lugares destinados a portadores de deficiência, em segunda fila ou em locais afectos a cargas e descargas, são algumas das infracções que mais acidentes provocam no Concelho.

Os condutores cumpridores foram premiados com um pin de bom condutor. Esta acção faz parte de uma campanha integrada de sensibilização sobre prevenção rodoviária, promovida pela autarquia.

Desde 2009 que uma equipa de agentes municipais se deslocam a estabelecimentos de ensino públicos e privados do Concelho com o intuito de envolver toda a comunidade educativa na redução da sinistralidade. Operações STOP, projecção de filmes, sessões de esclarecimento para alunos e pais (nomeadamente para o uso correcto do sistema de retenção para crianças) e acções de sensibilização sobre os cuidados a ter na preparação de viagens longas, são algumas das iniciativas que abrangeram, já no ano passado, 1.397 crianças e, este ano, 1.745.

“As crianças são o melhor veículo para sensibilizar os pais, que conduzem diariamente. O civismo é uma coisa que se conquista. As pessoas estacionam onde não devem, não percebendo que estão a perturbar a circulação automóvel. A maior parte dos acidentes ocorre em zonas onde existem curvas, porque com o estacionamento deixa de haver visibilidade”, explicou o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto.

A Operação STOP contou ainda com a presença da Vereadora da Protecção Civil, Dr.ª Joana Felício.

Denominada “Quem incomoda, incomoda-se”, a campanha divide-se em duas fases. A primeira - de sensibilização - decorre até ao dia 26 de Novembro. As brigadas vocacionadas para a fiscalização de trânsito da Polícia Municipal deram início a uma acção de fiscalização preventiva de trânsito, com especial atenção às zonas previamente identificadas como mais condicionadas quanto à mobilidade quer de peões quer de viaturas, entre as quais, as ruas França Júnior, Álvaro Castelões e 1º de Dezembro e as avenidas da República e Serpa Pinto, em Matosinhos, e a Fernando Aroso, em Leça da Palmeira, entre outras. Esta acção consiste na colocação de autocolantes nos vidros das viaturas em infracção e de lonas em locais de acesso ao centro de Matosinhos com indicações de parques de estacionamento, com o Slogan da Campanha “Quem Incomoda, Incomoda-se”.

A partir do dia 29 de Novembro, a fiscalização irá intensificar-se com o bloqueamento e remoção de viaturas que se encontrem em transgressão. Contudo, o Presidente da Câmara Municipal defende que, a partir de Janeiro de 2011, haverá “tolerância zero” para os não cumpridores. “Temos que ser severos. Uma vida não tem preço”, sublinhou o Dr. Guilherme Pinto. 


Fonte: Câmara Municipal de Matosinhos

3 comentários:

  1. Uma excelente iniciativa que vem reforçar ainda mais a posição do Passeio Livre, por fazer uso de um método em tudo semelhante. Se ainda havia quem reclamasse dos autocolantes e achasse que era ilegal colá-los nas viaturas infractoras, está aqui a prova como a unica ilegalidade está mesmo nas viaturas mencionadas e nos condutores que insistem na imbecilidade de continuarem a prejudicar todos à sua volta. Isto é uma vitória para todos nós que lutamos contra o flagelo do estacionamento em cima do passeio.

    ResponderEliminar
  2. Estou a ver que temos que começar a importar políticos do Norte de país para a capital!

    Hoje (26/11/2010), em plena hora de ponta (por volta das 09AM), vi uma carrinha da EMEL estacionada, com as quatro rodas em cima do passeio (que por si já não é largo), na rua do Ouro (provavelmente para os funcionários irem tratar de assuntos pessoais, pois não vi nenhuma acção de trabalho).

    É costume nas ruas da baixa estarem viaturas estacionadas/paradas em cima dos passeios (por vezes metade no passeio e a outra metade na faixa, ou seja tanto incomodam o trânsito – porque os carros não passam em meia via - como os peões, é completamente incompreensível, mais vale deixarem em plena via!).
    Vê-se usualmente as carrinhas da CML, dos CTT (estes então é de uma selvajaria, quer a estacionar quer a conduzir – há tempos fiz sinais de luzes a um para o avisar que estava sem stops e… o ele mostra-me o dedo!) e até da polícia; mas nunca tinha visto uma carrinha da EMEL!

    Mais, já vi com os meus olhos policias a patrulhar a baixa e a passarem por estas cenas, literalmente, a assobiarem para o ar.

    Agora pergunto, anda tudo doido?

    ResponderEliminar
  3. Eu só tenho pena que se insista em utilizar expressões como "tolerância zero". É uma péssima estratégia dizer que a partir de Janeiro de 2011 vai haver "tolerância zero". E não é só porque isso significa que até Janeiro vai haver tolerância. É que é impossível garantir a "tolerância zero". Não é possível pôr polícias em todo o lado em Matosinhos para a garantir a partir de 1 de Janeiro. Por isso, o resultado vai ser a descredibilização de uma boa iniciativa, o que terá um efeito contraproducente.

    ResponderEliminar