Protesto no Dia Munidal do Turismo/Esplanadas de Lisboa

A pedido de um colaborador divulgamos a seguinte carta «porque muitas das esplanadas caóticas de Lisboa estão ilegalmente instaladas nos canais pedonais (como podem ver pelas imagens em anexo)».

«Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
 Dr. António Costa
No Dia Mundial do Turismo vimos chamar atenção para a desqualificação que ainda caracteriza grande parte das esplanadas de cafés e restaurantes de Lisboa, nomeadamente nos bairros históricos.
As esplanadas são equipamentos de grande importância para o Turismo de qualquer cidade. Podemos avaliar a qualidade da sua oferta turística através do cuidado que os munícipes, e a sua Câmara, põem na implantação e mobiliário das esplanadas. Infelizmente, e apesar dos regulamentos existentes, são ainda demasiado frequentes as esplanadas sem qualidade e muitas as irregularidades.
Registamos também uma preocupante proliferação de esplanadas com mobiliário oferecido por marcas de bebidas, principalmente marcas de cerveja. Nenhuma zona histórica ou monumento classificado da capital parecem estar a salvo do aproveitamento abusivo da publicidade e do marketing.
Desde o Castelo de São Jorge ao Mosteiro de São Vicente de Fora, passando pela Baixa, Chiado e Belém, vários monumentos emblemáticos da nossa cidade sofrem de poluição visual resultante de esplanadas cujo pretexto principal é publicitar uma marca de cerveja, de refrigerantes ou de gelados.
Enviamos em anexo uma amostra recolhida em diferentes zonas históricas de Lisboa. O que observamos não é cenário digno de nenhuma cidade civilizada.
O diagnóstico da situação actual das esplanadas da capital é preocupante e em muitos casos inaceitável. Com esplanadas de mobiliário caótico, carregadas de publicidade, com design e materiais desqualificados, dificilmente subimos os padrões de qualidade do Turismo de Lisboa.
Assim, solicitamos que, e em colaboração com a Associação Turismo de Lisboa, se estudem soluções para resolver este problema que afecta cada vez mais a nossa cidade.
Ao executivo da CML compete encontrar um melhor regulamento, assim como uma eficaz fiscalização de modo a garantir que Lisboa ofereça aos portugueses, e a quem nos visita, esplanadas com padrões de qualidade elevados, a par com os que observamos noutras cidades da Europa.
Com os melhores cumprimentos,

Paulo Ferrero, Júlio Amorim, Luís Marques da Silva e Fernando Jorge»

CC: Vereador José Sá Fernandes; AML; Vereadores da Oposição; Associação Turismo Lisboa; Media

ANEXO: Levantamento fotográfico de esplanadas em Bairros Históricos de Lisboa (Alfama, Baixa e Chiado) e bons exemplos de esplanadas na Grécia (Atenas e Nafplion), Munique e Nova Iorque.








11 comentários:

  1. O problema não são as esplanadas mas o excesso de espaço reservado aos carros. As esplanadas fazem muita falta à cidade. São mesmo essenciais para fomentarem a fruição do espaço público como todas as vantagens que aí advém - nomeadamente mais segurança pela presença de olhos na rua fora de horas.

    O que se deve fazer não é colocar as esplanadas no passeio mas no excesso de estacionamento que existe nas ruas de Lisboa. Também há muito espaço dedicado à circulação de automóveis que poderia ser usado para explanadas, bancos, árvores, bebedoiros, etc.

    ResponderEliminar
  2. Está tudo muito bem, menos endereçar a carta a António Costa. É que o homem "está noutra", e já há muito tempo.
    Os problemas da cidade (especialmente aqueles que infernizam a vida das pessoas) para ele são chinês.
    As suas preocupações são defender o governo e, ao mesmo tempo, posicionar-se para a sucessão a Sócrates.
    O resto... que se lixe, até porque "meteu no bolso" o Movimento de Cidadãos por Lisboa e o Bloco de Esquerda.
    E ninguém vê (nem ouve) o PSD (Santana Lopes foi eleito vereador, ou é confusão minha?).

    Eduardo

    ResponderEliminar
  3. Eduardo, mas alguma vez alguém ouviu o Santana Lopes a dizer algo sobre o que quer que seja?

    ResponderEliminar
  4. Os carros também são esenciais paras as pessoas, e mesmo assim o lugar deles não é no passeio.
    Quando QUERO ANDAR A PÉ, tanto me incomoda um carro no passeio como uma espalanada ou um vidrão!

    ResponderEliminar
  5. Tó, não percebeu o que eu disse. Eu advoguei as esplanadas não no passeio mas no espaço dos automóveis. Os passeio é que são pequenos! Ou se aumenta os passeios, o que custa dinheiro e demora mais tempo ou se transforma estacionamento e ruas em zonas de esplanada.

    ResponderEliminar
  6. Não se compreende como é que, com a quantidade de funcionários e assessores que a CML têm na folha de pagamentos, não haja já planos de pormenor que ponham ordem nisto.
    Só podemos concluir que aquela malta não faz a "ponte de um corno".
    Isto tudo se resolvia se os funcionários (onde se incluem as polícias) começassem a fazer aquilo para que são pagos.

    ResponderEliminar
  7. Praga nacional:

    http://jn.sapo.pt/CidadaoReporter/Interior.aspx?content_id=1673799

    ResponderEliminar
  8. Os passeios têm as dimensões possíveis, estes até dão perfeitamente para que os peões circulem (se não houvesse esplanadas) e não me choca nada que ao lado do passeio haja estacionamento. As esplanadas instalam-se onde há espaço para isso, desde que não incomodem ninguém. O que aqui está mal são as esplanadas em cima do passeio. Não desculpemos o indesculpável.

    ResponderEliminar
  9. As esplanadas devem estar, regra geral, nos passeios ou nas ruas pedonais. Nada há de errado nisso e é assim em todas as cidades civilizadas do mundo, incluindo algumas que aqui têm sido citadas como exemplo. As esplanadas destinam-se aos peões, são pontos de encontro e dão vida às cidades. O que é preciso é ter passeios suficientemente largos para elas e só permitir a instalação de esplanadas em locais em que os passeios tenham largura suficiente para que a esplanada não impeça o trânsito de peões com conforto e segurança. Também é preciso acabar com as esplanadas de mau gosto e cheias de publicidade que abundam por aí, mas isso é outra questão.

    ResponderEliminar
  10. PG regra geral está certo, mas como não há dinheiro, nem faz sentido alargar passeios sempre que seja pedido espaço para esplanada, é normal e corrente em cidades civilizadas, quando estas não cabem no passeio, o uso de lugares de estacionamento, ou estreitamentos da faixa de rodagem com estrados de madeira. Isto é, o problema não é a existência de explanadas, regra geral elas podem existir sem incomodar os peões ocupando o espaço dedicado aos automóveis. O problema é a falta de coragem de as colocar no sítio certo.

    ResponderEliminar
  11. Exactamente. A esplanads devem ser colocadas à custa de lugares de estacionamento e nunca sacrificando canais pedonais, em especial os que são estreitos. Só quando os canais pedonais são largos podemos, e devemos, instalar esplanadas.

    ResponderEliminar