Pesadelo em Odivelas

Um contribuidor do blog alertou para uma situação em Odivelas.




A situação tem a ver com várias ruas na cidade, mas as fotos ilustram em particular a de um stand de automóveis na Rua Augusto Alexandre Jorge e o estacionamento na Rua Prof Egas Moniz. Ambas as situações estão ilustradas com fotografias.


Ao que parece, as autoridades têm ignorado as reclamações de um grupo de munícipes e nem sequer se dignam a responder.

No caso da segunda foto, pode-se observar especialmente que os carros poderiam ter lugares na zona em alcatrão, mas preferem estacionar impunemente no passeio que se destina à circulação de peões.


Parece que recentemente a Câmara Municipal de Odivelas aumentou o tempo de verde nos semáforos para os peões. Mas é válido perguntar, de que vale isso se os passeios estão neste estado?

Propomos que todos os que quiserem ajudar este grupo de munícipes enviem as suas reclamações para os seguintes contactos:

Paços do Concelho

Rua Guilherme Gomes Fernandes - Quinta da Memória 2675-372 Odivelas
Tel.:(+351) 219 320 000 Fax: (+351) 219 344 393 E-mail:[email protected]


Junta de Freguesia de Odivelas

Alameda do Poder Local, 4 - 2675-427 Odivelas
Tel.: 21 931 90 00 - Fax: 21 932 60 55


Gabinete de Apoio ao Cidadão

Edifício CAELO - Parque Maria Lamas, Rua da Memória, n.º 2 A - 2675-409 Odivelas
Tel.: 21 932 04 08/9
Fax: 21 932 25 18
E-mail:[email protected]


PSP de Odivelas

Rua Gil Eanes, 4 - 2675-360
Tel: 21 934 79 64 /21 934 79 51


Cada pessoa poderá acrescentar à reclamação o que considerar relevante.

3 comentários:

  1. Este é, claramente, o tipo de reclamação que vai directo para o lixo. Não dá votos, só "chatices".

    ResponderEliminar
  2. Saúdo o 'Passeio Livre' pelo seu contributo cívico.
    As fotos apresentadas são ilustrativas da irresponsabilidade dos automobilistas - não são também peões quando vão do carro para casa e vice-versa? - e dos poderes públicos instituídos em Odivelas, desde logo, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia não excluindo a PSP.
    Questionou-me, por isso, a este propósito para que servem verdadeiramente estes órgãos do poder local.
    Odivelas, está contagiada por essa 'epidemia' de mau comportamento cívico e social. Ninguém pode dizer nada a ninguém sob pena de ser, de imediato, insultado ou simplesmente gozado com frases boçais do género «a rua é sua?» ou «queixe-se à polícia» ou «...à Câmara», sabendo, claramente, que estes órgãos não se preocupam com a situação.
    Devo referir que as fotos apresentadas nem são das mais significativas, não pela importância do acto, mas pelos locais; a menos de 10m da Câmara o 'espectáculo' é mais interessante (agora menos por causa dos pilaretes). Seria interessante ver fotos junto às farmácias de serviço, churrascarias e paragens de autocarros da Carris/Rodoviária.
    Estou persuadido que os poderes públicos já nem se preocupam com a situação. Junto do cruzamento da Rua Egas Moniz com a Av Abreu Lopes foi construído um parque de estacionamento pago, mas os automóveis continuam, como antes da sua construção, a estacionar em cima os passeios a menos de 5m do parque! Qual a utilidade objectiva do parque?
    A situação está diferente de 2005 quando houve mudança do presidente de Câmara mas não a orientação político-partidária do município. E mudou para pior, há cada vez mais carros em cima do passeio perto de casa dos. Junto do parque de estacionamento, os moradores só não levam os carros para casa porque... é vê-los a sair dos carros e dar meia dúzia de passos e estarem a abrir as portas dos prédios.
    Por isso, já não basta mudar a cara do presidente da Câmara ou do partido governante porque em boa verdade, a 'oposição'não se distingue nesta questão. Em meia dúzia de anos já poderia ter mostrado a diferença e pelos vistos convive bem com a situação.
    Resta ao cidadão, enquanto peão, esperar por um milagre se acreditar nisso ou fazer votos para que a consciência cívica dos seus governantes locais se altere e não se não será pedir demais.
    Um voto de saudação ao excelente trabalho do blogue (e dos autocolantes!)

    ResponderEliminar
  3. Quando reclamo, as únicas respostas que obtenho são: Do vereador da CDU e de uma senhora que envia sempre respostas tipo!
    Nem o palhaço do PSD responde!!

    ResponderEliminar