Enquanto isso, no Brasil

in jornal O Globo, do Rio de Janeiro

4 comentários:

  1. e qual é o problema aqui???? Falta saber se é passeio ou propriedade privada.....
    Sem o resto da foto não é possível saber.

    ResponderEliminar
  2. No Brasil, para todos os efeitos os passeios são normalmente propriedade privada. Não esqueçamos que é um país que está a saír de um status de 3o mundo, em que ainda hoje o poder público (prefeituras, estados e governo central) tém "mais que fazer" com o dinheiro público do que cuidar de coisas prosaicas como os passeios. Os passeios em frente às casas e lojas são mantidos pelos respectivos proprietários, que podem fazer o que bem entendem com eles, inclusivamente os passeios em frente aos estabelecimentos comerciais são reservados para os clientes.
    O que é pouco habitual nesta fotografia é a grade, o que significa ou proteção do carro contra roubos, ou "proteção" do lugar de estacionamento contra algum vizinho mais atrevido.
    Interessante como termo de comparação com a situação para a qual estamos a caminhar em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O passeio é parte do terreno, porém existem diversas leis de como devem ser mantidas, a manutenção da mesma é de responsabilidade do proprietário, existe recuo mínimo que deve ser deixado da rua, não pode colcar obstáculos, entre outros, a lei é extremamente clara, o que falta é fiscalização, e acima de tudo, conscientização da população, de que a calçada é responsabilidade do proprietário, mas o uso é público, e requer boas condições.

      Eliminar
  3. Tal flagelo se repete aqui no Brasil, só não é maior (ao que parece) porque nossas ruas são mais largas e não possuímos construções milenares, já que nossa história e de quinhentos anos para cá. A legislação daqui determina que o passeio é espaço público, mas a manutenção é do proprietário dó imóvel. Existe toda uma regulamentação que obedece quem quer, assim como os exemplos aí de Portugal.

    ResponderEliminar