RECLAMAÇÃO DE UM MUNÍCIPE

«Bom dia,
Chamo a atenção para o seguinte.
É inadmissível como num raio de 100 metros possam existir tantas contrariedades à deslocação de peões sempre em benefício do trânsito automóvel. Ora vejamos, logo à saída da A5 no enfiamento da Rua Maria Matos com a estrada nacional 249-4, temos este informativo sinal. Na foto parece estar tudo bem, mas para além de entrar em metade do passeio, o grande problema é que está a menos de 1.60m do solo! Ou seja qualquer pessoa de altura mediana que vá distraída ou um invisual irão chocar de cabeça contra o sinal.
Dois metros à frente, um muro avança através do passeio, deixando 20 cm de largura para se poder lá passar. Isto para já não falar de outro sinal de trânsito no meio do passeio, colocado à frente do muro.
Do outro lado, na Rua das Flores, a situação é pior. Esta rua tem apenas UM passeio com 50cm de largura, porque toda a largura dela foi utilizada para um carro poder passar e outro estacionar na berma. Para além do facto do passeio desta rua e das ruas mais próximas estarem apinhados diariamente e impunemente, de automóveis, foram colocados colectores precisamente no passeio em vez da berma. O resultado é este:
Não, o passeio não está em obras. Tem mesmo este tamanho
Uns metros mais à frente, temos esta "excelente" via para peões (infelizmente não se vê, mas a placa indica isso numa escrita rudimentar à mão), mesmo ao lado de uma via movimentada. Por milagre não existe nenhum carro parado, pois este "excelente" passeio, está sempre apinhado deles e normalmente com veículos da Polícia, precisamente em frente, controlando o trânsito, mas fechando os olhos ao mau estacionamento.
Para terminar, do outro lado da auto-estrada, o largo da igreja de S. Domingos de Rana, serve de estacionamento privado diariamente. Em frente, situa-se a esquadra da PSP. Por trás deste largo, a Rua Vasco da Gama (com conhecimento da Polícia Municipal e da PSP, mas sem nenhuma actuação ao fim de 1 ano de reclamações - ver data na foto) é intransitável para os peões.
Rua Vasco da Gama. A situação hoje é idêntica passado um ano de reclamações.
Aguardo resposta e actuação. Cumprimentos.»

e-mail enviado por um cidadão P [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], CC ao PL

8 comentários:

  1. De tudo isto, a única correcção foi cortarem o muro, pois não incomoda os senhores automobilistas, inclusive, até permite-lhes subir para o passeio mais facilmente.
    CAV

    ResponderEliminar
  2. ...e pq é um muro particular, a ver que ainda lhe cobraram uma coima por ter o muro assim.

    ResponderEliminar
  3. Aqui em Lisboa, a Polícia Municipal está-se borrifando para as reclamações dos munícipes porque já enviei vários e-mails sobre estacionamentos selvagens nos dois passeios da minha rua, em CIMA da paragem da Carris, em CIMA da passadeira e nem resposta dão... Eles querem lá saber se os peões têm de andar pela estrada; eles querem lá saber se alguém é atropelado por esse motivo; eles querem lá saber se idosos, crianças, mães com crianças ao colo ou em cadeirinhas circulam pela estrada porque a via que lhes está destinada para isso está SELVATICAMENTE OCUPADA POR LATAS! E tudo isto contra o que se encontra regulamentado pelo Código da Estrada! Afinal para que é que serve essa treta de Código? Para que é que servem as leis deste País?

    ResponderEliminar
  4. A Câmara de Cascais é um exemplo do que se pior se faz no governo autárquico das nossas cidades.
    Exceptuando algum esforço no centro de Cascais, as freguesias estão votadas ao abandono e pior é o cenário na directa proporção da distância à Marginal.
    E na Marginal o drama é total! Desde as mais recentes obras que entregaram aos carros o tesouro que é a faixa entre a estrada e o mar, até ao esforço doentio de transformar a Marginal numa alternativa equiparada à auto-estrada.

    ResponderEliminar
  5. Só se for algum esforço bem no centro de Cascais, porque estas imagens são desse concelho. Se descer até ao centro de Carcavelos, então a aberração é muito maior.

    ResponderEliminar
  6. Pois... para começar, Carcavelos já nem tem centro, nem passeios, nem alma.
    Até a famosa Feira é um exemplo de falta de condições, ao nível de qualquer vila terceiro mundista. Ainda por cima amputada da parte de comes & bebes.
    O parque de estacionamento gerido pela CP está às moscas e os passeio inundados de latas. Há mais gente a caminhar pelo asfalto que na calçada e as distribuição dos pinaretes foi seguramente decidida ao acaso.
    Enfim, um verdadeiro case-study se necessário fosse...

    ResponderEliminar
  7. Enviei pessoalmente uma carta ao presidente da Câmara alertando para o parque às moscas e os passeios cheios e as ruas à volta da estação apinhadas. Nem se deu ao trabalho de responder. O mesmo senhor que quis proteger os peões das "perigosas" bicicletas nos calçadões, mete o rabinho entre as pernas quando se chama a atenção para o perigo que correm os peões com tanto carro nos passeios.
    Ao que parece as bicicletas afinal são mais perigosas para os peões do que os carros... pois, o que é comparar levar uma porrada de 12 kilos com uma de mais de uma tonelada.

    Hipócritas.

    ResponderEliminar
  8. meus srs. Moro nua rua de sentido unico e o meu vizinho da frente que é gnr estaciona os seus dois carros do esquerdo em frente ao meu acesso ao quintal, tendo eu de estacionar os meus carros a cerca de 100 metros porque estou impedido de entrar com eles para o quintal.Varias patrulhas da G.N.R. de Évora passaram por lá mas não fazem nada. Qual o artigo do código da estrada que permite esta situação?. A G.N.R. abusa e os seus agentes continuqm a abusar da paciencia de todos os cidadãos, até quando!!!!??. Se´r que o sr. comandate da G.N.R. de Évora poderá tomar alguma posição? se estiver disposto a credibilizar a vossa G.N.R. eu identifico-me.

    ResponderEliminar