Está tudo doido?

Martim Moniz
Um bom símbolo para "os direitos dos peões", por esse país fora...
Santa Apolónia
Note-se, à direita, o agente da PSP que não vê nada
Av. de Roma
Como é que ele foi para ali?
Praça do Chile
Zona protegida com pilaretes
Idem, noutro dia
Rua José Duro
Nem deixam uma nesga!
Idem
Repare-se no empedrado destruído (o que sucede em toda a rua) e no pára-sol, a mais eloquente demonstração do sentimento de impunidade
Alameda D. Afonso Henriques
Os gajos do «estamos a trabalhar!»
Largo da Mouraria
Estacionamento legal
Rua Frei Amador Arrais
Sábado à tarde, com lugares abundantes e gratuitos ali à volta
Av. EUA
A loucura total já extravasa a bem conhecida zona das colunas
idem (pormenor...)
Rua da Prata
Turistas espanhois
.
Quando os portugueses estacionam como se sabe, havemos de estranhar que os estrangeiros façam o mesmo?!

24 comentários:

  1. O que me custa mais, é ver os carros estrangeiros, de imigrantes nossos ou turistas, a contribuirem para a destruição e desarmonia dos nossos passeios. Como sabem que aqui estão num país, quase sem lei para estas situações fazem o que querem, mas em Espanha eles não estacionam nos passeios. Um caso concreto, andei em Saragoça, a pé e de autocarro, e vi uma transgressão de um carro ao C.E. em toda a cidade.

    Estava a ocupar cerca de um terço de uma passagem de peões. As autoridades lá (mesmo aqui ao lado)não brincam.

    Qt aos outros, a nossa e só nossa calçada portuguesa, é invadida e destruída por todos, policias e particulares.

    A EMEL vai encarecer o estacionamento legal na cidade de Lisboa. O ilegal deve aumentar.

    LC

    ResponderEliminar
  2. Pensava que só eu e o CMR é que nos irritávamos com o estacionamento do trânsito, mas há por aqui muita gente que se irrita também.

    ResponderEliminar
  3. De vez em quando, lembram-nos que António Costa é o mais provável sucessor de Sócrates. Isso quer dizer que, mais cedo ou mais tarde, podemos ter, a dirigir o país, alguém que nem sequer é capaz de acabar com o estacionamento selvagem. Pior: nem sequer se mostra minimamente preocupado com o assunto!

    ResponderEliminar
  4. Não aumentem o preço do estacionamento numa cidade que, como os passeios, é de todos. Enquanto se pagar 1 cêntimo para estacionar, vou continuar a estacionar em cima dos passeios.

    ResponderEliminar
  5. O que é mais desagradável, em tudo isto, é a sensação de impotência, a ideia de que não há nada a fazer, não adianta protestar...

    A santa aliança entre quem FAZ e quem DEIXA FAZER é reforçada pela apatia da maioria dos "prejudicados" que são, muitas vezes, também os "prejudicadores".

    É o caso da Rua Marquesa de Alorna e da Rua José Duro (aqui documentada) e muitas outras, onde os próprios moradores convivem bem com aquele caos e destruição.

    A única nota curiosa é o facto de a zona estar concessionada à EMEL, onde nunca se viu um único carro multado.

    ResponderEliminar
  6. "Não aumentem o preço do estacionamento numa cidade que, como os passeios, é de todos. Enquanto se pagar 1 cêntimo para estacionar, vou continuar a estacionar em cima dos passeios."

    Não, tu vais continuar a estacionar em cima do passeio porque és um cobarde e sabes que não te acontece nada por o fazeres. A partir do dia em que a polícia fizesse o que é paga para fazer, queria-te ver com essa léria toda.

    ResponderEliminar
  7. O pessoal arranja uns milhares de euros para pagar as prestações, o seguro, o selo, o combustível, a inspecção periódica obrigatória, as revisões, as reparações, as portagens... Mas acha que pagar 25 cêntimos por 15 minutos (é a tarifa nas avenidas novas, p. ex.) é muito.

    Mas essa gentinha está-se nas tintas para a lógica:
    Mesmo em dias e horas em que o estacionamento é gratuito e abundante, estaciona em cima do passeio. E não há nada a fazer, pois essa coisa de 'civismo' ou se aprende em pequenino... ou nunca. E, manifestamente, é o caso.

    ResponderEliminar
  8. "Mesmo em dias e horas em que o estacionamento é gratuito e abundante, estaciona em cima do passeio." - Prova esta tua afirmação.

    ResponderEliminar
  9. Um indivíduo que não quer pagar, limita-se a estacionar o carro num local legal e não paga. Depois, logo se vê se isso tem consequências ou não.

    Mas as bestas-quadradas às quais este post (e este blogue) dá atenção são outras:

    São as que, não contentes com não pagar, utilizam o espaço de outrém (os peões); e, para que não restem dúvidas quando ao seu estofo moral, ainda se gabam disso.

    A teoria de que o estacionamento é caro (que 'não tem pés nem cabeça' nos dias e horas em que é gratuito) equivale à do escroque que vai todos os dias a restaurantes diferentes - e sai sem pagar, alegando que é caro...

    Entretanto, e como sempre sucede, há quem pague por ele.

    Mas tudo isso é previsível. O que não é minimamente aceitável é os cidadãos pagarem o ordenado a milhares de indivíduos (PSP, PM, EMEL, vereadores da mobilidade e outros pândegos) para que isso não suceda, com os resultados que todos conhecem.

    Uma grande campanha pelo VOTO EM BRANCO nas eleições autárquicas (nas terras atingidas pelo flagelo do estacionamento selvagem) poderia ser eficaz.
    O resto (cartas para jornais, blogues, etc) só servem para a gente desopilar - na prática, pouco ou nada adiantam.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. "Mesmo em dias e horas em que o estacionamento é gratuito e abundante, estaciona em cima do passeio." - COMO DISSE ONTEM E NÃO PUBLICARAM (talvez por não haver reposta), GOSTARIA QUE PROVASSEM ESSA AFIRMAÇÃO.

    ResponderEliminar
  12. Não é preciso provar, basta olhar para a direita e para a esquerda para ver que é mesmo assim.Mesmo quando há lugares próprios há sempre quem teime em estacionar no passeio.

    Cobardolas, sãoo aqueles que estacionam em cima do passeio, pois correcto era estacionar no local certo e recusar de pagar!

    ResponderEliminar
  13. Condutor, aqui vai um exemplo em Viseu: http://anossaterrinha.blogspot.com/2010/03/viseu-uma-cidade-amiga-do-automovel.html

    ResponderEliminar
  14. Retiro tudo o que disse. O vosso problema é terem a mania da perseguição. Não há ninguém que estacione em cima do passeio por querer.

    Como é que vocês podem dizer que os lugares que estão vazios já estavam quando o condutor pôs o carro em cima do passeio? Não podem porque não sabem.

    Eu vou continuar a fazê-lo enquanto não houver soluções, prejudique quem prejudicar.

    ResponderEliminar
  15. "Como é que vocês podem dizer que os lugares que estão vazios já estavam quando o condutor pôs o carro em cima do passeio? "

    Posso, porque sou de Viseu e vejo todos os dias aquele parque e vejo todos os dias pessoas a chegarem lá com o parque vazio e para não andarem 2 minutos estacionam em cima do passeio.
    Se não acredita azar, mas eu já escolhi este exemplo (entre dezenas que se encontram na Internet, no «O Carmo e a Trindade» tem lá fotos de pessoas ao Domingo a estacionar em cima do passeio - não, não é o carro estacionado, é o mesmo o processo da manobra de estacionamento - com dezenas de lugares livres e gratuitos ao lado) precisamente porque essa conversa do desgraçadinho que quando chegou lá não tinha lugar vem sempre à baila (se for a um café e quando chegar lá vir que não tem dinheiro o que é que faz? Assalta alguém na rua para pagar?)

    "Eu vou continuar a fazê-lo enquanto não houver soluções,"

    Não, vai fâze-lo porque é um cobarde e sabe que não lhe acontece nada. Nada mais do que isso. Porque a solução já existe: chamam-se «pernas» e servem para carregar no acelerador até um sítio onde haja um lugar legal e depois andar até ao sítio que pretende ir (e pasme-se, é o que a maioria das pessoas fazem, sendo que 100% das pessoas que o fazem são civilizadas e não um monte de cobardes como tu).
    Mas como é um cobarde continua a pôr o seu comodismo/preguiça/estupidez/egoísmo à frente do interesse das outras pessoas.

    E já agora um favor que lhe peço, não se chame a si mesmo «condutor» porque é uma ofensa a todos as centenas de milhares de condutores portugueses que cumprem a lei.

    ResponderEliminar
  16. Não passa pela cabeça de ninguém que, após uns textos moralistas, um chulo, um gatuno ou um vigarista alterem a sua conduta.

    Eles sentem-se bem com o que fazem e, em casos mais patológicos (ou imbecis), até se gabam da sua actividade.

    Ora, embora num nível mais rasca, os que estacionam sem pagar (ou os que - pior ainda - ocupam o espaço dos outros, como é o caso dos passeios) têm todas as semelhanças com os escroques atrás referidos.

    Também eles vivem à custa do que os outros pagam, nunca reconhecerão que procedem mal, e a única linguagem que percebem é a da repressão.

    A única coisa que há a fazer é o que eu fiz ontem mesmo:

    Perante um jipão estacionado num passeio (e numa passadeira de peões), pedi a uma patrulha da PSP que interviesse... e assim foi.
    O gozo foi ver o dono vir a correr... Também é dos tais valentões que dizem que fazem e acontecem, mas borrou-se todo e ficou com uma boa multa...

    ResponderEliminar
  17. Muita gente não sabe que as multas que não são pagas vão passar a estar (ou já estão) à espera dos infractores nos centros de IPO, de onde os carros só saem depois de elas terem sido regularizadas.

    Vamos fartar-nos de rir, especialmente com aquelas multas amarelas que a malta atira ostensivamente para o chão: Os «30 a 150 euros» lá indicados estarão à espera dos interessados, mas na versão XXL dos 150.

    De qualquer forma, a medida só peca por tardia, pois mesmo a antiga Administração Portuguesa de Macau era assim que fazia.

    ResponderEliminar
  18. Outra coisa que muito boa gente não sabe (mas vem no Código da Estrada) é que o uso dos 4 piscas com o sentido de "é só um minutinho" dá direito a uma multa ADICIONAL de 60 euros.

    ResponderEliminar
  19. A quem é que os espanhóis na rua da prata estão a incomodar? Os velhos não conseguem passar no passeio? As cadeiras de rodas também não?

    ResponderEliminar
  20. "se for a um café e quando chegar lá vir que não tem dinheiro o que é que faz? Assalta alguém na rua para pagar?"

    Gostei muito desta! Por acaso gostava de ouvir a opinião do «Condutor» ou de outros. Quando vos falta alguma coisa, seja estacionamento, dinheiro ou sexo, têm por hábito agarrar a primeira coisa que vos aparece à frente, ou só fazem isso com o estacionamento?

    ResponderEliminar
  21. Oh abécula das 16:30h será preciso explicar devagarinho que uma tonelada sobre o passeio é a razão mais frequente de deformação e deterioração da calçada que por sua vez é uma das razões de quedas e desconforto de todos. Será que precisa de neurónio para perceber que mesmo só com duas rodas sobre a calçada está a destruir património que é de todos? Ou dizendo de uma forma mais directa que a sua mentalidade selvagem está justificar um roubo de dinheiro que pertence a todos? Vá viver para a selva porque de animais desprovidos de cérebro como o senhor estamos todos fartos!

    ResponderEliminar
  22. Realmente tive de recorrer ao passeio para estacionar a minha viatura onde colocaram um autocolante no vidro,e a partir desta data fico a alerta ,porque nas 2 viaturas que estavam estacionadas junto á minha viatura não levaram autocolante,o que me dá direito de desconfiar que a vossa organização é uma farsa(são uma quadrilha disfarçados de activistas e colocam os autocolantes para as ditas viaturas serem furtadas e assim fica passeio livre, pois irei alertar pela internet a possivel vossa intenção,eu sei que este comentário não vai ser colocado para outros poderem ler porque vcs so metem o que lhes interessa,(tenho dito)V.C.D.C.

    ResponderEliminar
  23. Como bem se sabe, o PL tem este péssimo hábito de censurar o conteúdo dos comentários que nos chegam, como bem podem ver aqui; porém deixou “passar” especialmente este último, em virtude do seu conteúdo se enquadrar perfeitamente no título do post.

    ResponderEliminar
  24. LOL.
    Digamos que seria uma quadrilha de burros como portas para publicitarem assim na net o que fazem.

    ResponderEliminar