Como lidar com familiares e amigos?

Caros amigos,

Ontem fui com um familiar meu almoçar. Ele deu-me boleia e é um daqueles senhores que só sabe viajar de automóvel, seja para qualquer sítio, não obstante de depois gastar balúrdios em ginásios.

Disse-lhe que estávamos a chegar ao restaurante e que procurasse o melhor lugar para estacionar. Supus que por “melhor” se entende “em segurança e legalidade”. Ora, ele não está para meios-termos: assim que ouve a minha ordem, mete o carro em cima do passeio, por sinal já todo esburacado, cuja largura permite a passagem de duas pessoas em ambos os sentidos à vontade e o cruzamento de duas cadeiras de rodas.

Tal como os outros, ele mete o automóvel mesmo a tapar um pouco mais da metade do passeio, o que faz com que só passe uma pessoa a pé (e com as mãos livres).

Pergunta-me “haverá problema?”, ao que respondo “até há, para as pessoas que querem passar pelo passeio”. Minimizando a problemática dos desgraçados dos peões eis que ele responde “Deves pensar que as pessoas são gordas”. Eu afirmo-lhe “As pessoas não são gordas, mas querem passar com os carros dos bebés ou vêm em esforço carregando sacos de compras e são obrigadas a passar para o meio da rua”.
E o que respondeu ele? “Vamos mas é almoçar”.

Enfim, confesso que nem o almoço me soube bem. Têm algumas dicas sobre como lidar com familiares de modo a incutir-lhes algum juízo?

Melhores cumprimentos,
Um leitor

15 comentários:

  1. Eu diria: "Estou a falar a sério. Procura outro lugar". Se me ignorasse eu recusaria ir almoçar e voltaria a explicar porquê.

    ResponderEliminar
  2. Eu há dias colei um autocolante num carro de um familiar, e depois disse-lhe.

    ResponderEliminar
  3. Mais ou menos simples, como aliás eu mesmo já fiz:
    Recusar almoçar com a pessoa em questão até o passeio ficar livre.
    Por vezes, mais que a oratória ou os desabafos, são as acções que contam!

    ResponderEliminar
  4. Este é um problema recorrente, e se não se conseguir influenciar sequer os familiares e amigos não há grande esperanças de poder convencer estranhos.

    Costumo fazer como o autor do texto e depois ir insistindo educadamente mas quando vejo oportunidade, gosto de pensar que causei algumas brechas na mentalidade "autocentrista" mas os resultados tardam...

    ResponderEliminar
  5. Engracada esta questao de como lidar com familiares e amigos com comportamentos deploraveis no que toca ao estacionamento e circulacao nas estradas. Eu ha varios anos que me recuso a andar de carro com o meu irmao por considerar a sua conducao, em vez de defensiva, ofensiva, perigosa, e ameacadora. Ele acha que conduz muito bem - e tecnicamente isso e verdade, apesar de falhar completamente na parte de seguranca - mas a verdade e' que tiramos a carta praticamente ao mesmo tempo, e ele ja teve um acidente (por despiste, que mais poderia ser?) e eu nunca tive.

    ResponderEliminar
  6. Artigo 291.º
    Condução perigosa de veículo rodoviário
    1 — Quem conduzir veículo, com ou sem motor, em via pública ou equiparada:
    (...)
    b) Violando grosseiramente as regras da circulação rodoviária relativas à prioridade, à
    obrigação de parar, à ultrapassagem, à mudança de direcção, à passagem de
    peões, à inversão do sentido de marcha em auto-estradas ou em estradas fora de
    povoações, à marcha atrás em auto-estradas ou em estradas fora de povoações, ao
    limite de velocidade ou à obrigatoriedade de circular na faixa de rodagem da direita;
    e criar deste modo perigo para a vida ou para a integridade física de outrem, ou para bens
    patrimoniais alheios de valor elevado, é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de
    multa.

    ResponderEliminar
  7. Código do Processo Penal24 de agosto de 2010 às 13:15

    Artigo 244.º
    Denúncia facultativa
    Qualquer pessoa que tiver notícia de um crime pode
    denunciá -lo ao Ministério Público, a outra autoridade judiciária
    ou aos órgãos de polícia criminal, salvo se o procedimento
    respectivo depender de queixa ou de acusação
    particular.

    ResponderEliminar
  8. Gandas teóricos.... mas fazer, tá quieto né??

    ResponderEliminar
  9. Fumar mata, mas ninguém anda por aí a dizer que o filho, pai, irmão, cunhado, sobrinha, tia, e afins, fuma sem pensar nos outros...

    ResponderEliminar
  10. Mata sim e devem ser alertados24 de agosto de 2010 às 17:43

    "Fumar mata, mas ninguém anda por aí a dizer que o filho, pai, irmão, cunhado, sobrinha, tia, e afins, fuma sem pensar nos outros... "

    Realmente o anónimo deve viver numa outra galáxia...
    Hoje em dia, até os putos de 4 anos dizem aos pais fumadores para não fumarem.

    ResponderEliminar
  11. @ 24 de Agosto de 2010 13:15|Anónimo disse... Gandas teóricos.... mas fazer, tá quieto né??: meu caro, eu sou um dos não fico quieto, mas o grande e grave problema deste país, além das mentalidades tacanhas, é que as entidades que deveriam zelar pelo cumprimento das leis deste país, nomeadamente do Código da Estrada, estão-se nas tintas para as reclamações. Já enviei um sem número de e-mails com imagens à Polícia Municipal-C.M.L. e nem resposta obtive! A PSP passa pelos infractores e assobia para o ar! Em frente a uma Divisão da PSP, no Largo do Calvário em Alcântara, existe uma via BUS (corredor), em direcção a Santo Amaro, antecedida de um sinal de SENTIDO PROIBIDO que é constantemente violada por viaturas civis com matrículas portuguesas, espanholas e francesas que ali circulam impunemente. No sentido contrário, a via é também corredor BUS mas é como se não existissem sinais, polícia, leis... uma completa ANARQUIA! Que fazer nestes casos, quando quem é pago com o dinheiro dos nossos impostos não cumpre a missão que lhe está destinada?

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que se deve manter um comportamento coerente, e, sem se ser demasiado impositivo dar conta da nossa opinião, das nossas certezas. Ninguém muda da noite para o dia, mas com calma as pessoas vão ganhando consciência. Na minha família resultou: nunca fiz "fita" quando estacionavam carros no passeio, mas falava muitas vezes do problema, convidei-os a visitar o site do passeio livre e, aos poucos, mesmo sem eu lhes pedir, aperceberam-se disto e deixaram de estacionar nos passeios.

    ResponderEliminar
  13. O que acontece hoje em dia nas empresas é exactamente o que devia acontecer nesses casos, ou seja, está a receber e não está a trabalhar? Não há problema, há quem queira trabalhar, e aproveita para receber.
    Ás vezes pode parecer caça à multa, mas a verdade é que nessas alturas, só é multado quem está a infringir a lei. Se os policias recebessem à comissão, queria ver estes senhores (ou camelos, depende das opiniões) a estacionarem desta maneira....

    ResponderEliminar
  14. Familiares ou não, amigos, colegas, vizinhos, todos somos cidadãos. A forma como nos relacionamos uns com os outros dirá do tipo de sociedade que construímos. Seu estádio de desenvolvimento e, sobretudo aspirações.
    O comportamento da grande maioria dos cidadãos que fazem a sociedade portuguesa nos dias de hoje, quando sentados ao volante de um automóvel, diz muito mais sobre nós do que pensamos à primeira vista.
    Estacionar o carro no passeio é como a cuspidela para a calçada, o cocó no Bobi a embelezar o jardim, o lixo não separado, a música aos berros nos ouvidos dos vizinhos, o fumo do cigarro para cima do bitoque do lado.
    Quanto ao resto, basta agir de acordo com a nossa própria consciência.
    (...)
    Certa vez, um colega, enquanto estávamos (bem) estacionados à espera duma entrevista, abriu a porta e deitou para baixo do carro uma garrafa vazia de água. A minha consciência fez-me ligar o carro apenas depois da garrafa ter voltado para dentro do carro. E garanto que não voltou pelo seu próprio pé...

    ResponderEliminar