Instruções para os peões usarem as ciclovias nos passeios

11 comentários:

  1. Com escadas, binóculos ou filhos para adopção, é preciso é cumprir a lei!

    ResponderEliminar
  2. http://www.youtube.com/watch?v=l_uHA3v-heE

    ResponderEliminar
  3. Multas para peões em Sevilha até 70 Euros:

    http://www.youtube.com/watch?v=Y4YkGG35ntc&feature=related

    "Los ciclistas estan encantados con esta decision!"

    ResponderEliminar
  4. Não me admira que estejam satisfeitos! Algo digno de investigação antropológica: basta ficar sobre rodas que achamos logo que nunca estamos a incomodar ninguém.

    ResponderEliminar
  5. Com que então, os peões estão na ciclovia, e os utilizadores de bicicleta é que tão a incomodar?
    Eu não digo que em todo o lado as ciclovias estejam bem feitas para que haja possibilidade de um peão andar confortavelmente sem lá ter que passar, mas há sitios em que estão e os peões continuam a achar que a "carpete vermelha" é para eles.

    Já agora, tal como o problema da falta de estacionamento não é problema do peão, o problema das ciclovias estarem mal feitas não é problema do utilizador de bicicleta, especialmente quando o código nos obriga a circular por elas quando elas existem e estão sinalizadas como tal.

    ResponderEliminar
  6. LOOOOOOOOOOOOOOOL que cómico!! xD
    É para vermos como ainda em 2010 a legislação e a realidade colidem em pontos cómicos :P

    Claro que em portugal isso não accontece. Há legislação em portugal?

    ResponderEliminar
  7. Flépis, não deixa de ter razão que a culpa de se fazer estas idiotices seja do ciclista. Mas não deixa de ser perturbador a satisfação com que alguns ciclistas usam estes espaços usurpados aos peões. Os que não usam o espaço com satisfação encaram estas situações com silencio cúmplice. Existe uma figura que é a objecção de consciência. Seria bonito um ciclista recusar a usar a ciclovia e pedir para ir a tribunal com o argumento que não quer usar um espaço que foi "roubado" ao peão.

    ResponderEliminar
  8. Por acaso não é por objecção de consciência, mas eu sendo ciclista, é muito, mas muito raro usar uma ciclovia pelas seguintes razões:

    Se estiver no passeio, é muito perigoso usá-la, a não ser que ande a passo,e para mim a bicicleta é um meio de transporte e não um lazer. Nem critico os pedestres por andarem distraídos na ciclovia, se esta está num passeio então naturalmente o pedestre, que anda distraidamente, e muda de direcção sem avisar e sem ser previsível está no seu elemento. Prefiro andar pelo meio dos carros, que andam à maluca, mas são de alguma forma previsíveis.

    Se estiver separada da estrada, quase sempre, devido à fraca utilização que têm acumulam muito lixo, e a frequência dos furos aumenta drasticamente.

    Quase sempre as distências na ciclovia são maiores, e têm mais óbstáculos. A abordagem das ciclovias às rotundas é de gritos, nalguns casos temos que dar uma volta enorme, com paragem obrigatória em cada rua. Mais uma vez, para quem não anda a passear, é insuportável.

    Já agora, desengane-se quem ache que as ciclovias são feitas para os ciclistas. As ciclovias são feitas para os automobilistas terem rua livre de ciclistas, e eventualmente até terem onde para por uns relativos "cinco minutos" sem incomodar o trânsito. Ou algum dia tiveram ilusões?

    ResponderEliminar
  9. Se existem ciclovias em que o espaço foi roubado aos peões, existem outras em que o espaço foi roubado a um jardim (o que também não é coisa bonita). Em ambos os casos as pessoas continuam a circular na ciclovia como se a mesma não existisse. Um exemplo é o campo grande. Não me choca que as pessoas prefiram circular nessa ciclovia do que no passeia, o piso é melhor, não têm carros estacionados em cima. O que é perigoso é as pessoas circularem na ciclovia pensando que estão num passeio e pondo-se elas em risco e aos ciclistas também. As bicicletas são silenciosas e por vezes as pessoas mudam de direcção sem tomarem os devidos cuidados e pode dar-se um acidente. Nenhum ciclista fica feliz em cair.
    Um ciclista de cidade é por norma uma pessoa que abdicou de utilizar o carro, não deve ser visto como um inimigo do peão. Há mais peões a estacionarem mal os seus carros do que ciclistas de cidade.

    ResponderEliminar
  10. Concordo com Nuno Milheiro nas opções que toma para não andar na ciclovia e costumo fazer o mesmo.

    Mas, eu vejo as ciclovias com bons olhas pelo seguinte, muitas das pessoas que eu tento convencer a andarem de bicicleta na cidade, pensam que é tudo muito perigoso e têm a ilusão que a ciclovia é mais seguro, e por isso acho que os inexperientes vão começar pela ciclovia e a progressão para a estrada dar-se-á naturalmente.

    Por isso, quanto mais ciclovias, significa mais pessoas a exprimentar, mas já agora podiam fazer as ciclovias melhor.

    ResponderEliminar
  11. "Um ciclista de cidade é por norma uma pessoa que abdicou de utilizar o carro..."

    De forma alguma, pode ser alguém que deixou de andar de transportes públicos e a pé. Aliás é o mais provável se colocarmos as ciclovias nos passeios deixando a faixa de rodagem do carros intacta.

    Por isso mesmo os ganhos para todos, esperados pelos dois últimos comentários, poderão ser mínimos e com a agravante de prejudicamos os peões sem retirar espaço aos carros (como muito bem explicou o Nuno Milheiro). O objectivo não é haver mais ciclistas mas menos carros.

    ResponderEliminar