Desabafo - Rua Maria Pia

«Exmos Senhores:

Situações como as verificadas na imagem em anexo, são constantes e ultrapassam qualquer tipo de argumentação de falta de espaço para estacionar, pois neste troço da Rua Maria Pia, o estacionamento selvagem existente em cima dos passeios de ambos os lados da rua, passadeira e paragens da Carris, é diário e num completo atropelo às leis do Código da Estrada e do civismo.

É frequente verificar que o proprietário da viatura estacionada na paragem da Carris, não tem qualquer problema na continuidade da infracção porque de certeza nunca teve a viatura rebocada ou foi autuado pelas infracções cometidas: estacionamento em cima do passeio e numa paragem de transportes públicos, assinalada com traçado no chão e antecedida de sinal de proibição de parar/estacionar, embora com frequência por ali passem viaturas caracterizadas da PSP em serviço de ronda (penso eu...).

Esta situação verifica-se na paragem da Carris entre os nºs. de polícia 185 e 187 da referida rua, mas também é frequente o estacionamento selvagem em cima do passeio e na paragem do outro lado da rua, um pouco mais acima.

Estive para não vos enviar esta imagem dado que já vos enviei outras em situações anteriores e não foram publicadas. Não sei que critério utilizam para a publicação das imagens, mas penso que esta imagem vale por mil palavras e é demonstrativa da completa falta de civismo existente neste País, além da contínua impunidade pelas infracções cometidas.
Com os melhores cumprimentos,»




24 comentários:

  1. Envie também este texto para a P.S.P., Polícia Municipal, C.M.L. e Provedor de Justiça.

    ResponderEliminar
  2. Engraçado, fui ao google maps, e não é que o reincidente (smart) continua lá? Tá bem que ali o estacionamento não abunda, portanto não sei mesmo como se poderá resolver este flagelo.. mas é triste ver estas coisas acontecerem!

    Vejam aqui a rua e digam de vossa justiça a melhor forma de resolver..
    http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=185,+rua+maria+pia,+lisboa&sll=38.715654,-9.172851&sspn=0.032146,0.077162&g=rua+maria+pia,+lisboa&ie=UTF8&hq=&hnear=R.+Dona+Maria+Pia+185,+Lisboa,+Portugal&ll=38.712549,-9.173599&spn=0.000502,0.001206&t=h&z=20&layer=c&cbll=38.712549,-9.173599&panoid=432LR1ekow66KomYRpTjCA&cbp=12,347.41,,0,15.15

    ResponderEliminar
  3. A referida artéria tem largura para 3 faixas, logo há 3 soluções possíveis:

    1.ª Duas faixas de rodagem e uma de estacionamento;

    2.ª Uma faixa de rodagem, com um único sentido e duas faixas de estacionamento.

    Nota: Ambas as soluções implicam que s delimite o estacionamento com pinturas, normalmente isso basta para desimpedir os passeios.

    A 3ª solução é deixar ficar tudo na mesma, são os próprios utilizadores dos passeios (os residentes e/ou os seus familiares) que estacionam nos passeios, portanto porque razão se há-se alguém ralar?

    Aceitam-se apostas sobre quais das soluções optará o nosso ilustre poder político (mais conhecidos pelos engordas)
    Bob Dylan

    ResponderEliminar
  4. Não percebo porque esconderam a cara dos peoes... Qual é o sentido disso?

    ResponderEliminar
  5. A pergunta é: porque taparam a cara das pessoas e não a matricula do carro?..

    ResponderEliminar
  6. Talvez porque as pessoas são mais importantes que o carro. Talvez porque foi assim que a fotografia foi enviada, uma vez que essa não tem sido a rega no blog.

    ResponderEliminar
  7. "A pergunta é: porque taparam a cara das pessoas e não a matricula do carro?.. "

    Se a tua cara é tão importante como a matrícula do teu carro tu lá sabes... a minha certamente não o é.

    ResponderEliminar
  8. Na qualidade de autor do envio deste "desabafo", vou tentar elucidar as seguintes questões:

    Anónimo: Envie também este texto para a P.S.P., Polícia Municipal, C.M.L. e Provedor de Justiça. (20 de Junho de 2010 12:09)
    R.: - Não vale a pena porque já enviei os e-mails suficientes para chamar a atenção desta e de outras infracções e não respondem... eles lá sabem porquê...

    Anónimo: Engraçado, fui ao google maps, e não é que o reincidente (smart) continua lá? Tá bem que ali o estacionamento não abunda, portanto não sei mesmo como se poderá resolver este flagelo.. mas é triste ver estas coisas acontecerem! ( 20 de Junho de 2010 14:43)
    R.: - Ainda agora lá está plantado... Como nada lhe acontece, continua a dança! O problema de não existir estacionamento não é da competência dos peões, mas de quem possui viatura. Aliás, o proprietário deste Smart reside aqui há bem pouco tempo e anteviu a situação, mas como todo o mundo ali estaciona, foi mais um para engrossar a fileira...

    Anónimo: A referida artéria tem largura para 3 faixas, logo há 3 soluções possíveis:
    1.ª Duas faixas de rodagem e uma de estacionamento;
    2.ª Uma faixa de rodagem, com um único sentido e duas faixas de estacionamento.
    Nota: Ambas as soluções implicam que s delimite o estacionamento com pinturas, normalmente isso basta para desimpedir os passeios.
    A 3ª solução é deixar ficar tudo na mesma, são os próprios utilizadores dos passeios (os residentes e/ou os seus familiares) que estacionam nos passeios, portanto porque razão se há-se alguém ralar?
    Aceitam-se apostas sobre quais das soluções optará o nosso ilustre poder político (mais conhecidos pelos engordas)
    Bob Dylan
    - R.: Esta artéria não tem 3 faixas... esta rua tem duas faixas de rodagem (uma em cada sentido) e dois autocarros da Carris passam a rasar um pelo outro. Então com as viaturas estacionadas nos dois passeios, os motoristas têm de fazer manobras para passarem um pelo outro quando circulam em sentidos contrários.
    - Das soluções apresentadas, a 1ª. é inviável pelo já exposto; a 2ª. é também inviável porque esta rua tem muito movimento nos dois sentidos Alcântara -> Campolide e Campolide -> Alcântara; a 3ª. concordo plenamente consigo porque realmente os moradores são os infractores e também utilizadores dos passeios (menos dos que os que não possuem viatura), por isso a coisa está "em família"... e de tal modo enraizada que ficam ofendidos se são chamados à atenção para o facto. A tese é de que nasceram aqui e/ou moram neste local desde os tempos dos avós... por isso, o local é considerado tabu e de sua propriedade exclusiva. Quanto ao poder político... mas existe algum poder político neste País que coloque as coisas nos seus devidos lugares, consubstanciando o que os governantes afirmam de que estamos num Estado de Direito e não numa República terceiro mundista?

    20 de Junho de 2010 15:19 Anónimo: Não percebo porque esconderam a cara dos peoes... Qual é o sentido disso?
    R.: - O sentido de "esconder" as caras das pessoas é porque pela legislação em vigor, as pessoas têm de autorizar que a sua imagem seja divulgada em locais públicos. É o chamado direito à privacidade. Quanto às matrículas dos carros, não existe (penso eu) essa proibição.

    20 de Junho de 2010 23:48 Batman: A pergunta é: porque taparam a cara das pessoas e não a matricula do carro?..
    R.: - A resposta acima é válida para esta questão.
    Obrigado pela vossa participação.

    ResponderEliminar
  9. "Quanto às matrículas dos carros, não existe (penso eu) essa proibição."

    Tem toda a razão. Algumas pessoas que passam por aqui é que acham que os seus carros são extensões da alma e que por isso também têm direitos como as pessoas. Mas o legislador ainda não chegou tão longe.

    ResponderEliminar
  10. Epá... as pessoas tb podem ser fotografadas, desde que enquadradas em lugares públicos, como é o caso da foto.
    Era o que faltava agora ter que cortar tds as caras das fotos, olhem só para os jornais do dia, p. ex. as fotos do enterro do Saramago, há fotos com cara tapada?
    BB

    ResponderEliminar
  11. Discordo com a questão das faixas de rodagem, pelo link do google maps dá bem para ver que há ali lugar para, senão 4 faixas, 3 há certamente: vejam pelo mercedes... cabiam lá mais 3 carros ao lado,
    O que se passa é que, como bem referiu, têm de passar «mais devagar» e ninguém quer de facto reduzir a velocidade nas cidade (falam em reduzir para 30km/h o limite legal... ridículo, foquem-se mas é em conseguir cumprir os actuais 50 km/kh, que já seria muito bom, porque de facto, ninguém os cumpre).

    ResponderEliminar
  12. "Epá... as pessoas tb podem ser fotografadas, desde que enquadradas em lugares públicos, como é o caso da foto."

    Sim, tem razão, mas também têm o direito à privacidade, e como não há absolutamente nenhum interesse em mostrar as caras, o interesse à privacidade fala mais alto. Relativamente às matrículas é que não há nenhuma razão para as tapar.
    Se tapassem as matrículas, alegando o sacrossanto «direito à propriedade», também tinham que tapar os números de polícia das casas, porque que eu saiba as casas também são propriedade privada.

    ResponderEliminar
  13. Anonimo das 16:18, explique lá esse raciocinio...

    Diz que nao ha interesse em mostrar as caras, mas nao ha razao nenhuma para tapar as matriculas?

    E se eu lhe disser que nao ha interesse nenhum em mostrar a matricula (para quê mostar??) e nao ha razao nenhuma para tapar a cara das velhinhas (para quê tapar??)

    ResponderEliminar
  14. Anónimo das 22:47: simplesmente existe uma coisa chamada «direito à privacidade» que está previsto na lei, percebe?! E aplica-se a pessoas, não a coisas.

    ResponderEliminar
  15. anonimo das 09:11

    voce sabe tanto de direito como eu de vindima...

    informe-se antes de escrever barbaridades na internet

    ResponderEliminar
  16. Elucide-nos então Júlio, que estamos todos interessantíssimos em processar todos os jornais portugueses e a grande maioria dos sites (acho que será uma mina de ouro).

    Mas aproveite e explique porque é que deverão ser tapadas as matrículas e não os números de polícia.

    ResponderEliminar
  17. Meu amigo o direito à privacidade tem limites, basta conhecer os artigos 70 e pouco do codigo civil. Se esse direito à privacidade é tao absoluto como voce diz, entao devia proibir tambem as fotos com matriculas nao?

    E não acredite em tudo o que dizem os jornais, muito menos sites de internet.

    Eu nao digo que devem ser tapadas as matriculas e nao os numeros de policia. Estão no mesmo patamar, até estao no mesmo patamar que a cara das pessoas se inseridas em sitios publicos.

    O que se questionou, e nao fui eu que qeustionei por isso nao me peça contas a mim, foi porque é que se deram ao trabalho de por filtro na cara das pessoas, mas ja nao meteram nas matriculas. Ou punham nos dois ou nao punham em nenhum.

    ResponderEliminar
  18. Nem as matriculas nem a cara das pessoas é necessário tapar por lei, como já foi explicado aqui. Segundo percebo foi o autor da fotografia que achou que queria tapar a cara das pessoas - está no seu direito. Mas não era necessário.

    ResponderEliminar
  19. que está no seu direito todos sabemos...
    que era desnecessario todos sabemos...
    a questao é o porque? a mim tambem me parece um pouco estranho.. é de desconfiar..

    ResponderEliminar
  20. Cambada de alucinados.
    Se calhar taparam a cara porque as pessoas pertencem à Maçonaria e estão a conspirar para tomar o poder no país.

    ResponderEliminar
  21. Para desfazer algumas dúvidas aqui apresentadas, informo, como autor da imagem deste post, que tapei a cara à pessoa que se encontra na paragem (e não à que se encontra de costas, portanto, sem a face visível) por uma questão de respeito, de civismo e do tal direito à privacidade que parece ser negado por algumas pessoas. Não estudei Direito, por isso não sei se é proibido ou não fotografar pessoas na via pública e publicar essas imagens sem o seu consentimento, mas se o fiz foi pelas razões apontadas. Essa de misturar Maçonaria com estacionamento selvagem também penso que é totalmente despropositada e está fora do contexto deste post porque realmente o que interessa aqui discutir é a forma como os proprietários de veículos automóveis estacionam os seus veículos, neste caso, em cima do passeio e quase colado à paragem do autocarro da Carris. É uma infracção ao Código da Estrada e uma completa falta de civismo porque está-se borrifando completamente para quem faz uso diário dos transportes públicos e obriga a que o trânsito neste local fique parado porque devido à volumetria do autocarro e para deixar entrar e sair passageiros, o motorista tem de estacionar na paragem em parte da faixa contrária. Resultado: outro autocarro que circule em sentido contrário, fica parado a aguardar que o outro volte a circular e a fila de carros avoluma-se. Artº. 17º.: Bermas e passeios-1.Os veículos só podem utilizar as bermas ou os passeios desde que o acesso aos prédios o exija, salvo as excepções previstas em regulamento local.
    Actualização (Julho 2009): Artº. 49º. PROIBIÇÃO DE PARAGEM OU ESTACIONAMENTO
    * Passa a ser proibido parar e estacionar a menos de 25 metros antes e 5 metros depois dos sinais de paragem dos veículos de transporte colectivo de passageiros - autocarros.
    * Passa a ser proibido parar e estacionar a menos de 6 metros antes dos sinais de paragem dos veículos de transporte colectivo de passageiros que circulem sobre carris - eléctricos.
    * O estacionamento de veículos ostentando qualquer informação com vista à sua transacção (ex: vende-se, procuro novo dono, n.º de telemóvel, entre outros), é proibido e considerado abusivo, pelo que este será rebocado.
    * A paragem e o estacionamento nas passagens assinaladas para a travessia de peões (passadeiras) passa a ser considerado contra-ordenação grave.
    E mais haveria para dizer sobre as leis que nem são cumpridas por quem utiliza uma viatura nas suas deslocações, nem pela polícia que deveria ter a obrigação de fazer cumprir a lei e não o faz.

    ResponderEliminar
  22. BB disse...(21 de Junho de 2010 13:24)
    Discordo com a questão das faixas de rodagem, pelo link do google maps dá bem para ver que há ali lugar para, senão 4 faixas, 3 há certamente: vejam pelo mercedes... cabiam lá mais 3 carros ao lado, O que se passa é que, como bem referiu, têm de passar «mais devagar» e ninguém quer de facto reduzir a velocidade nas cidade (falam em reduzir para 30km/h o limite legal... ridículo, foquem-se mas é em conseguir cumprir os actuais 50 km/kh, que já seria muito bom, porque de facto, ninguém os cumpre).
    Sr. BB, de certeza que não conhece esta rua porque afirmar que existe espaço para 4, senão 3 faixas de rodagem. Eu explico: se não existir NENHUM estacionamento em cima dos dois passeios, dois autocarros da Carris conseguem passar lado a lado; se existir apenas estacionamento em cima de um dos passeios da rua, dois autocarros da Carris já passam quase rentes um ao outro; se existir estacionamento em ambos os passeios (que é o estado actual) dois autocarros da Carris NÃO PASSAM lado a lado sem terem de fazer manobras para seguirem o seu curso e isto se existir um intervalo onde possam encaixar a frente ou a traseira para dar passagem ao outro veículo que circula em sentido contrário. Claro que esta situação não se aplica aos automóveis mas esta rua tem actualmente duas carreiras 742 e 12 (já teve a 51) e é muito movimentada, por isso, são constantes os atrasos nos horários devido a estes "pequenos" pormenores devido ao estacionamento selvagem que se verifica.

    ResponderEliminar
  23. FG, aquela da maçonaria era uma piada... :)

    Fez muito bem em tapar a cara das pessoas, se não as tivesse tapado não vinha mal nenhum ao mundo, mas também não havia necessidade de as mostrar.

    Para quem compara a cara do pessoa a uma chapa de matrícula de um carro não há mesmo resposta possível, de tão absurda que é a comparação (pelo menos para mim é inconcebível comparar uma pessoa a um objecto, mas cada um lá saberá do valor que atribui a si próprio)

    ResponderEliminar
  24. Porque não pedir um parque de estacionamento para esta zona? Diz-se que há anos que já está previsto e nada. Se continuar assim, a solução será estacionar no centro de campo de ourique e andar dois quilometros a pé até chegar a casa? Poupem-me... E além disso só quem mora em campo de ourique pode ter acesso ao selo da EMEL... Será sempre uma hipótse impossível...

    Em vez de perderem tempo a comentar isto, porque não fazer forças para que o parque de estacionamento desta rua siga adiante?

    ResponderEliminar