PSP - Próximos de quem precisa.

«Fotos tiradas hoje, debaixo da pala, no passeio fronteiro ao C.C.Vasco da Gama. O exemplo vem de cima, cena recorrente.
Mas já vi pior, uma vez estacionaram debaixo daquela "escultura" metálica que está em frente ao referido centro comercial, do lado da Alameda dos Oceanos, cena muito fotografada pelos muitos turistas que por ali andavam na altura. Pena eu não ter tido hipótese de também fotografar a cena.
Aliás, esta policia com esquadra na estação do Oriente, não se limita a dar bons exemplos como o agora documentado, fecha completamente os olhos às permanentes infracções que ali se cometem, carros estacionados em segunda fila, nas faixas de Bus e nas paragens de autocarro são o pão nosso de cada dia. É verdade que de vez em quando vejo lá os municipais a bloquear uns quantos, mas não seria preferível impedir impedir os automobilistas de transgredir? É que lugares de estacionamento (pagos) ali não faltam.
Enfim...
Cumprimentos»
Contribuição de um leitor

41 comentários:

  1. Lugares pra estacionar nao faltam???

    Nem conhecem a zona e vem mandar bitaites... Aquela zona é dificilima de estacionar. Alguem tem de ir a uma farmacia de urgencia 2 minutos e vai por o carro onde? No vasco da gama se calhar...

    ResponderEliminar
  2. Durante a semana é muito facil estacionar....agora que os lugares sao pagos aquilo parece um deserto....

    ResponderEliminar
  3. Pois é, tem razão. Que chatice. Dá mto trabalho estacionar no subterrâneo onde existem milhares de lugares disponíveis. que chatice....
    pode ser que as farmácias abram um serviço de drive-in para as pessoas que como você vão lá aparentemente muitas vezes...

    ResponderEliminar
  4. Por baixo da Gare do Oriente tem um dos parques subterraneos mais baratos da cidade.

    ResponderEliminar
  5. Aquela zona é facílima de estacionar. FACÍLIMA. têm uma catrafada de parques, à volta da estação, mais o continente e pasme-se lugares na rua, qu admito não serem os suficientes para toda a gente(provavelmente porque não cobram). E eu sei disso porque já me aconteceu eu deixar o carro lá para ir de transportes públicos para lugares mais complicados de estacionar.

    Essa do ir à farmácia 2 minutinhos já é velha. Carros parados 48 horas num lugar para o dono ir 2 minutinhos à farmácia é uma coisa que já não me admira neste país. Deve ser um corolário da teroria da relatividade que me escapou.

    ResponderEliminar
  6. sim, a minha filha bébé desata a chorar e eu em vez de demorar 15 mns a comprar o medicamento vou antes demorar mais de meia hora só porque é mais barato... sejam sensatos, cada caso é um caso, e pra voces sao todos iguais, desde que tenham uma foto pra encher o blog... a verdade é essa

    ResponderEliminar
  7. Eu, eu, eu, eu, eu, eu, e os outros que se f***m.

    ResponderEliminar
  8. chamem a policia que eles rebocam

    o autocolante nao faz o carro sair de lá, só leva os condutores a quererem estacionar mal de novo

    ResponderEliminar
  9. Eu sempre que tenho que ir a Lisboa e sei que há metro para onde tenho que me deslocar, deixo o carro no parque subterrâneo da Gare do Oriente e apanho o metro. Poupo na gasolina, poupo no tempo que perderia nas filas de trânsito, poupo no que pago em estacionamento, porque naquele parque fica-me muito mais barato do que estacionar numa rua controlada pela EMEL e não há necessidade de levar o carro até à porta nem deixá-lo estacionado no passeio a incomodar os peões. Mas isto sou eu que não olho só para o meu umbigo.

    ResponderEliminar
  10. Acho que o texto ficaria mais apropriado se dissessem 'em frente à Gare do Oriente' já que o passeio das fotos é 'colado' á gare e está mais distante do CCV. Gama.
    Preciosismos à parte e para o primeiro comment, tens o parque de estacionamento debaixo da gare, tens o do Vasnco, tens o da FIL, tens aquele ao fundo do Passeio do Cantábrico (paralelo á linha da azambuja). E estes são todos coladinhos uns aos outros. O que naltam são alternativas. mas como estacionar ilegalmente é mais facil vem-se com a desculpa que não ha lugares.

    ResponderEliminar
  11. Ora, se o faisca quer ir de carro as farmacias vamos analizar a coisa:

    Farmácia Parque das Nações - Pode estacionar na Alamenda dos oceanos (em espinha)ou no passeio Júlio Verne.

    Farmácia Oriental de Lisboa - Pode estacionar na avenoda D. Joao II (também em espinha)

    Neo-farmaceutica, lda (vendem aqui medicamentos?)- pode estacionar na D. João II, na Rua do Pólo Norte, na Rua do Mar vermelho, na Rua do Mar da China;

    Farmácia Exposul - Estacionamento na Rua da Nau Catrineta, na rua nova dos mercadores ou eventualmente na rua do Aventureiros

    Estacionamento não falta e acho que nem todos são pagos (as ruas do Mar Vermelhor e da China, tenho uma vaga ideia que não são pagas) mas, ainda assim, se tem que ir rapidamente à farmácia porque é uma coisa urgente, então à partida é o dinheiro de pagar o parquimetro passa a ser algo secundário, ou não seria a saude mais importante do que o dinheiro.
    Opções não faltam à superficie.

    ResponderEliminar
  12. Voces sao mesmo de compreesnao lenta...

    Se já sdisseram aqui que há pouco estacionamento, nao quer dizer que não haja espaço no chão prapor o carro. Simpresmesnte estão OCUPADOS! Nessa zona ha muito pouco ou nenhum estacionamento LIVRE.

    Agora metem-se aqui a dizer que dá pra estacionar naquela rua , e depois ma outra mais a direita, e na outra lá atras, como se tivessem muita razao...

    Voces falam porque nunca tiveram uma urgencia ou um problema inesperado... Boas vidas... Quem me dera..

    ResponderEliminar
  13. Tal como disse no fim do meu comentário: 'se tem que ir rapidamente à farmácia porque é uma coisa urgente, então à partida é o dinheiro de pagar o parquimetro passa a ser algo secundário, ou não seria a saude mais importante do que o dinheiro.
    Opções não faltam à superficie.' ou seja, se é algo urgente então o dinheiro não é obstante.

    E já que o anónimo defende o estacionamento anárquico, imagine então que há uma verdadeira emergencia como um incendio o o camião dos bombeiros precisar de passar. Se o seu carro não estiver no local destinado a tal pode obstruir a passagem. Ou também vai dizer que o espaço que deixa no passeio dá para passar com o camião de bombeiros? quem diz isto diz uma ambulância.

    Já agora, se a sua urgencia é tão urgente porque vai a uma farmácia e não directamente ao hospital? os farmaceuticos não são 'médicos de borla'. As farmácias são um posto de venda de especifico de medicamentos não são urgencias nem tanpouco têm que lhe dar indicações de um tratamento ao que quer que seja.

    ResponderEliminar
  14. Dinheiro a pagar no parquimetro??? mas qual parquimetro... Para isso era preciso LUGAR!!

    Voces acham que alguem estaciona no passeio por prazer?? nao sabem que dá multa?? acham que alguem gosta de pagar multas??

    (Dr Amo-te: eu sei que é coima, peço desculpa se lhe fiz comichão ao dizer multa)

    Se poe no passeio é porque nao houve alternativa.

    É muito facil pra voces chegar a um sitio, ver um carro no passeio e ver lugares livres ao lado, e pensar apresadamente: "tanto lugar e escolheu o passeio"

    Mas se calhar quando ele chegou os lugares não estavam la!!!

    Só digo mais uma coisa: querem fazer justiça pelas proprias mãos? Então depois nao se queixem, principalmente as pessoas mais indefesas.

    E não, NÂO ESTOU A AMEAÇAR, mas ha quem ameaçe e faça mesmo.

    ResponderEliminar
  15. Miúdo, se deres aqui uma volta pelo blogue vês dezenas de casos de lugares vazios e gratuitos e carros estacionados no passeio ao lado. Muitos deles apanhados no momento em que estavam a estacionar (por isso a desculpa de quando chegaram lá é treta em muitos casos).

    Se dá prazer ou não, não sei, porque nunca entrei na cabeça de nenhuma mente retorcida como as dessas pessoas.

    Quanto à «não havia alternativa» nem vale a pena responder. Alternativa só não há para a morte, de resto há para tudo.

    ResponderEliminar
  16. Este das 16:38 não disse nada de jeito. Só conversa da treta que já foi aqui repetida uma série de vezes. Sugiro-lhe que vá à procura da resposta em posts antigos, nomeadamente no que toca a essa ideia errada de que só estaciona no passeio quem não tem lugares vagos. Há vários posts que a vão informar. Procure que lhe faz bem e assim escusamos de lhe responder a tolices.

    ResponderEliminar
  17. Mas expliquem lá uma coisa...

    Se vocês andam a colar coisas no que não é vosso, ou seja, nas coisas que os outros compraram e lhes pertencem... Que moral têm voces pra falar de mau estacionamento?

    Não sao iguais a eles ao fazer isso?

    A vossa liberdade acaba onde começa a deles... Se voces não conseguem passar por causa do carro chamem o reboque, pois nao me parece que depois de colar o autocolante o carro fica imaterializado e já consigam passar...

    ResponderEliminar
  18. Não explicamos coisa nenhuma. Tu queres é conversa. Vai para as aulas que já tocou para a entrada.

    ResponderEliminar
  19. Claro que não explicam. Se não têm razao como podem explicar?

    Mais vale desconversar e mandar o comentario "vai pra escola"... Assim ganham a conversa com uma piadinha e arruma-se o assunto.

    Cada um responde à medida da sua inteligência.

    ResponderEliminar
  20. "Não sao iguais a eles ao fazer isso?"

    Estacionar em cima do passeio é (normalmente) ilegal.

    Colar o autocolante (segundo as regras ali ao lado) é uma forma de sensibilizar para o problema. Se acha que é ilegal (alguns argumentos a explicar que é LEGAL podem ser vistos nos comentários a este post: http://passeiolivre.blogspot.com/2010/04/tantas-coisas-para-lutar-porestao.html - mas se não quiser acreditar está no seu direito) chame a polícia (não se esqueça de explicar a história toda, eles de certeza que vão adorar) e apresente queixa contra desconhecidos. Se chegar a tribunal então um juiz dir-lhe-á se é ilegal ou não.

    ResponderEliminar
  21. Ah eu chamo a policia porque me colaram um autocolante, mas voces que veem um carro mal estacionado nao chamam? grande lógica

    e esse link que voce aí meteu nao prova que é licito colar autocolantes, apenas vejo lá grandes trapalhadas em textos que nem juridicos sao, escrito por gente que parece perceber muito pouco do assunto

    ResponderEliminar
  22. "Ah eu chamo a policia porque me colaram um autocolante, mas voces que veem um carro mal estacionado nao chamam? grande lógica"

    Eu quero lá saber se você chama a polícia ou não.
    Mas se não chamar então não me parece que esteja muito convencido da sua razão...

    ResponderEliminar
  23. "Eu quero lá saber se você chama a polícia ou não.
    Mas se não chamar então não me parece que esteja muito convencido da sua razão..."

    Boa lógica essa: se nao chamamos a policia é porque não estamos convencidos da nossa razao..

    Por esta logica voces tambem não estao convencidos da vossa razao, caso contrario, porque não chamam a policia?

    Como ve a sua logica de que "se não chamar (a policia) então não me parece que esteja muito convencido da sua razão...", virou-se contra si.

    ResponderEliminar
  24. Recebi esta resposta a uma comentário enviado à CML:

    -----------------------
    Assunto: - Estacionamento Indevido
    Relativamente ao assunto em epígrafe e conteúdo inserto no e-mail endereçado ao DMSC/DIA (Centro de Atendimento ao Munícipe), entretanto remetido a esta Policia, informo V. Ex.ª do seguinte:

    Os problemas decorrentes de estacionamentos indevidos são uma realidade que afecta a generalidade das artérias da cidade de Lisboa e que vem sendo acompanhado com especial atenção por parte desta Polícia;
    Assim, de forma regular são disponibilizados meios humanos e materiais, para intervirem nas artérias objecto de planeamento diário e em sistema de rotatividade, para que as fiscalizações sejam o mais possível abrangentes;
    Esta Polícia, irá continuar a fiscalizar os estacionamentos na cidade de Lisboa, em prol duma melhor mobilidade, quer diurna, quer nocturna, persuadindo e reprimindo as ilegalidades detectadas, tendo sempre como primordial objectivo a segurança do cidadão e o cumprimento do Código da Estrada;
    Esta Polícia, devido à existência de inúmeras situações de estacionamento indevido, na maioria das artérias da cidade de Lisboa, não pode manter uma fiscalização permanente em todas as artérias,

    Com os melhores cumprimentos

    Lisboa, 28 de Abril de 2010

    O 2.º COMANDANTE

    Manuel Lopes Rodrigues

    Comissário

    -------------------

    Belíssima resposta... deve haver alguma falta de comunicação dentro da polícia ou falta de recursos para os formarem já que o conceito cidadania não foi ensinado/promovido na escola nem em casa.

    ResponderEliminar
  25. Cambada de hipócritas que é a Polícia. Quantos já vi eu a fechar os olhos a situações ao lado deles. Por causa de um destes "atentos" e "prestáveis" agentes já eu depus contra ele. Só não foi para o desemprego porque EU tive pena do homem e pedi para não o punirem. Não passava de um velho ignorante, igual a tantos outros que diariamente são coniventes e cúmplices do estacionamento ilegal.
    Mas garanto que não vou ter pena do próximo.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo das 10.31,

    Isso é o que eles respondem sempre. É modelo de resposta, sem tirar nem pôr, que me deram a outras queixas. Gostava de saber o que é que os anti-PL têm a dizer acerca desta maravilhosa resposta.

    ResponderEliminar
  27. conversa entre dois policias:

    - vai já pra gare oriente, ha la um assalto
    - sim, estou a chegar já
    - ja vez alguma coisa?
    - sim, vejo um encapuçado a sair do banco
    - ainda o consegues apanhar?
    - claro, é so estacionar
    ...
    - entao já estacionaste?
    - epa nao ha lugar
    - poe em cima do passeio
    - nao, isso é proibido
    - entao mas?...
    - espera ai, vou por no parque ali ao lado que é mais baratinho e escuso de ir para dentro do vasco da gama
    - mas eles fogem assim...
    - achas mesmo que vou por em cima do passeio? olha já está, vou agora a correr para lá
    - entao apanhaste-os?
    - já nao fui a tempo, mas pelo menos não tive de por o carro na calçada como numas fotos que vi na internet

    ResponderEliminar
  28. Sim... o polícias que estcaionam em cima dos passeios estão todos a impedir assaltos....
    Aquele que aparece na reportagem da TVI, que só ia à faculdade, deve ser uma excepção!

    ResponderEliminar
  29. Sim, senhor anónimo das 23.40, isso são argumentos de quém não os tem.
    Não seria possivel o senhor agente estacionar na Via Recíproca ou na Avenida de Berlim, por baixo da Gare, mesmo bloqueando durante uns minutos os carros estacionados em espinha? Tendo em conta que cada uma destas vias tem 5 faixas de rodagem cada uma (duas num sentido, 3 no outro) não impediria o transito de passagem de forma alguma. A menos que o anónimo seja daqueles que anda por essas vias como se fossem pistas de fórmula 1 como muitos que lá passam.
    E nem precisa de vir com argumentos de 'dizer nomes das ruas' assim e assado e que no local é diferente porque, se há local que conheço bem é a Gare do Oriente e a zona em direcção ao rio.

    ResponderEliminar
  30. "Sim... o polícias que estcaionam em cima dos passeios estão todos a impedir assaltos...."


    Claro que sim. Até se costumam muitos a «impedir assaltos» nas tascas por esse país fora

    ResponderEliminar
  31. maxwell nao passas de uma versão definhada do ze manel dos fingertips...

    ResponderEliminar
  32. exacto anónimo das 03.42, quanto faltam argumentos adultos vamos aos insultos de recreio de pré primária. E acha-se esta gente muito adulta para mandar bitaites a defender o que quer que seja.

    ResponderEliminar
  33. mas maxwel foi um argumento "à passeio livre"
    a serio
    pergunta ao administrador

    ResponderEliminar
  34. Não respondo em defesa de ninguem mas o anónimo não consegue fazer comentários a sua medida então imita os dos outros? A iniciativa defendida por este blog não é nada mais nada menos do que uma lembrança de que a Lei EXISTE e que tem que ser cumprida. Se não concorda com o código da estrada, penso que corre um abaixo assinado para o alterar. Se não corre pode cria-lo. Só lhe posso dizer que eu defendo a iniciativa e manifesto-me publicamente contra qualquer tipo de acto que prejudique a mobilidade do peão seja carros estacionados em cima de zonas dedicadas ao uso exclusivo de peões, seja moppies, paragens de autocarro, pilares, postes, sinais mal comocados, caldeiras mal mantidas, pensadas ou estruturadas, o que for. Por isso, volto a repetir: quer estacinoar o carro no Parque das Nações, o que não falta são locais, não me venha dizer que não. (se tiver dúvidas consulte um comment acima também por mim com uma lista de locais onde pode estacionar se o anónimo quizer ir a uma farmácia, por exemplo)

    ResponderEliminar
  35. maxwell falas ai de baixos assinados, entao porque nao um abaixo assinado pra policia ser mais rapida no reboque?

    falas da lei, mas a lei diz pra rebocar os carros, não diz pra andar a colar autocolantes que fazem publicidade a sites de internet pois nao??

    nao mistures lei com autocolantes, ok?? lei é chamar a policia e TIRAR O CARRO DO SITIO, onde ele NAO deve estar

    e nao venhas com essa doslocais pra estacionar... o que não faltam sao lugares pra estacionar, todos nos sabemos

    ate te respondia dizendo que apesar de os haver, estao sempre todos ocupados... mas nem vou por aí

    o que foi dito acima foi numa situação de urgencia!!

    é obvio que se eu for à farmacia comprar preservativos ou protector solar devo procurar um estacionamento, ainda que seja longe

    ResponderEliminar
  36. "mas a lei diz pra rebocar os carros"

    Que lei é que diz isso?!


    "que fazem publicidade a sites de internet pois nao??"

    Esta é nova... se calhar estão todos a viver à nossa conta e ninguém deu por nada...


    "estao sempre todos ocupados... mas nem vou por aí"

    Há aí um senhor (do blogue o Carmo e a Trindade) que oferece (há mais de um ano) 50€ a quem lhe mostrar um parque de estacionamento em Lisboa cheio. Nunca ninguém reclamou o dinheiro.

    ResponderEliminar
  37. a) Que lei diz isso? - a lei portuguesa ora, havia de ser a espanhola??? ha com cada um...

    b) quanto à publicidade: a viver à nossa conta? sei lá, mas que tem publicdade tem, se nao a viste és cego

    c) dá-me aí o contacto de telefone desse senhor e pede-lhe pra levar 250 euros na carteira

    ResponderEliminar
  38. «a) Que lei diz isso? - a lei portuguesa ora, havia de ser a espanhola??? ha com cada um...»

    Qual lei portuguesa?! É que existem muitas...


    «b) quanto à publicidade: a viver à nossa conta? sei lá, mas que tem publicdade tem, se nao a viste és cego»

    Por ter o endereço no autocolante acha que isso é publicidade?! Se calhar tem o endereço para as pessoas puderem ver porque é que levaram o autocolante.... se calhar


    «c) dá-me aí o contacto de telefone desse senhor e pede-lhe pra levar 250 euros na carteira »

    Fale com ele:

    http://carmoeatrindade.blogspot.com/2009/08/desafio-malta-do-nao-ha-lugares.html

    ResponderEliminar
  39. a) ó meu amigo, se voce precisa da lei ou do decreto lei para saber que quando os carros estao mal estacionados são rebocados é porque voce nao anda na estrada nem a carta tirou sequer... volte quando tiver 18 anos

    b) é publicidade sim... se as pessoas quiserem saber porque tiveram um autocolante colado basta olhar para o desenho, ou voce é cego???

    c) esse post nesse blog é do mais parcial que há... é mesmo de gente que esteve à espera de encontrar lugares vazios para tirar a fotografia...

    não se deixe enganar por tal sequencia de fotografias..pense pela sua propria cabeça..

    perante tal falta de seriedade do senhor que fez o post duvido que me respondesse ao mail , quanto mais pagar-me um tostao

    ainda mais afinal é só em determinados parques de estacionamento escolhidos por ele...

    ResponderEliminar
  40. «a) ó meu amigo, se voce precisa da lei ou do decreto lei para saber que quando os carros estao mal estacionados são rebocados é porque voce nao anda na estrada nem a carta tirou sequer... volte quando tiver 18 anos»

    Quem disse que era numa lei que isso estava não foi eu. Perguntei-lhe qual era a lei, e como é óbvio já deu para ver que não sabe.
    Eu até lhe dizia qual era o decreto regulamentar mas não vale a pena. E por acaso também não diz para rebocar os carros, que só acontece em casos extremos. Na maioria das vezes nem bloqueados são, só levam mesmo multa.


    "esse post nesse blog é do mais parcial que há... é mesmo de gente que esteve à espera de encontrar lugares vazios para tirar a fotografia...

    (...)
    perante tal falta de seriedade do senhor "

    Tens provas do que está a dizer?!


    "não se deixe enganar por tal sequencia de fotografias..pense pela sua propria cabeça.."

    E penso, vou a Lisboa todas as semanas de carro e nunca tive NENHUMA dificuldade em estacionar legalmente em nenhum lugar da cidade.
    Se não encontro numa rua, na seguinte já tenho lugar.

    Claro que sou parvo e muitas vezes tenho que pagar pelo estacionamento. Mas sabe, ainda existe gente estúpida como eu que acha que o problema do estacionamento é de quem tem que estacionar o carro e não põe esse encargo nos outros estacionando no passeio.

    ResponderEliminar
  41. a) entao eu nao digo o decreto lei porque não sei, mas voce não o diz porque... "nao vale a pena"... LOL, voce sabe tanto como eu, não se ponha ai feito intelectual que não engana ninguem

    b) as fotos do blog

    mas acha mesmo que quem tirou aquelas fotografias, saiu a rua e foram as primeiras imagens que teve à sua frente???

    se eu quiser tambem saio à rua e ponho o triplo de fotografias com imagens de sitios com o estacionamento completamente lotado

    qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe isso...

    c) as suas vindas a lisboa

    meu caro, voce é um sortudo, eu todos os dias perco imenso tempo à procura ate arranjar um lugar, tenho de ver se arranjo uma pata de coelho como a sua pra me dar sorte

    e mais... entao mas quem paga pelo estacionamento é parvo???? eu pago e nao sou parvo nenhum !! pelo contrario, acho uma atitude bastante correcta

    ahh, e quando disse que perco muito tempo à procura de estacionamento, estava a falar de estacionamento pago!!

    ResponderEliminar