Para que servem os passeios na Calçada da Graça?

«Arqueologia de mobiliário urbano? Como é possível que Lisboa ainda recorra a mobiliário deste para que os cidadãos não estacionem em cima dos passeios? E como é possível que uma situação destas se arraste durante anos sem solução?
Os canais pedonais da Calçada da Graça merecem particular atenção por parte da CML. É um dos arruamentos mais usados por quem nos visita. Os turistas utilizam muito o eixo Largo das Portas do Sol/Rua de São Tomé/Largo Rodrigo de Freitas/Calçada da Graça. Não há guia de Lisboa que não aconselhe os turistas a fazerem este percurso a pé - no entanto as condições para os peões são deploráveis.
A Colina do Castelo apresenta graves problemas de mobilidade pedonal. Apesar da abertura do parque de estacionamento da EMEL nas Portas do Sol, toda a zona urbana da Colina do Castelo continua com largos e passeios cronicamente ocupados por carros. Entretanto, o parque público da EMEL está sempre com um dos pisos vazio!
Enquanto o espaço público continuar "disponível" para o estacionamento selvagem dificilmente a situação irá melhorar. Infelizmente, parece que ainda não podemos contar com o civismo dos lisboetas em geral.»
Contribuição de um leitor,

28 comentários:

  1. Ridículo é eu ter no viero do meu carro um autocolante que não sai e me tira a visibilidade.

    Ridículo é o vosso protesto se centrar nos condutores ao invés de se concentrar nas autarquias e afins que não criam espaços em condições para nós podermos estacionar em condições.

    É aí que vocês se devem centrar. Eu só estaciono em cima do passeio, quando o passeio o permite: ao carro, aos peões.

    Apresentei queixa vossa e vou apresentar as vezes que forem necessárias, por terem colado o autocolante no vidro lateral do carro, onde, caso não saibam, tira a visibilidade ao condutor. Por ter o vidro do carro estragado porque vocês usam autocolantes que não saem.

    E vou também boicotar todas as vossas acções.

    Se querem protestar, gerar incómodos, façam-no. Mas façam-no com qualidade.

    O que fazem é absolutamente rídiculo. Isso, sim, é ridículo.

    Talvez nos encontremos em breve.

    Patrícia Batista

    ResponderEliminar
  2. Ola Páti. PMS é tramado mas tenha calma. Um breve encontro e tudo passa. Simples e eficiente.

    Há muitos espaços para estacionar em condições... é tão preguiçosa que não possa deslocar-se até um?
    Faz asneira e depois chora e faz birra?

    Primeiro crescer e depois aparecer. Se fosse uma cidadã digna deste país não levaria com o autocolante.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma coisa que me esqueci:

    "Eu só estaciono em cima do passeio, quando o passeio o permite[...]"

    Esta frase não merece comentários mais sim um grande LOL

    ResponderEliminar
  4. A Patrícia Batista deve fazer parte desse clube:

    Estudo conclui que condutores não se culpabilizam pelos acidentes que causam

    http://www.ionline.pt/conteudo/54578-acidentes-maioria-dos-culpados-nao-reconhece-que-e-responsavel

    ResponderEliminar
  5. Patrícia Batista,

    Ridícula, simplesmente ridícula. Cresça e apareça.

    ResponderEliminar
  6. Este post é sobre «arqueologia de mobiliário urbano», queixas e comentários sobre colagens é ali na lateral direita!
    PORRA até aqui não sabem estacionar!

    ResponderEliminar
  7. Como é que ela vai boicotar as acções do PL?
    Já sei, vai comprar todo papel autocolante à venda na Europa!

    ResponderEliminar
  8. Do chorrilho de disparates que esta abécula disse, gostei especialmente desta parte: "Eu só estaciono em cima do passeio, quando o passeio o permite: ao carro, aos peões."
    Isto trocado por miúdos quer dizer que só estaciona quando o passeio é baixo, o carro é alto e os peões se afastam para facilitar a manobra.
    Tenha vergonha e respeite os outros, sua anta!

    ResponderEliminar
  9. Ganda Batman... assim sim!

    ResponderEliminar
  10. "Apresentei queixa vossa e vou apresentar as vezes que forem necessárias"

    Esta deve ser daquelas que acha que é mais esperta do que toda gente. Minha menina, acha realmente que as pessoas que fundaram este movimento são parvas?! Acha que não pensaram nessa possibilidade?! Acha que os membros das forças policiais que já falaram na TV a favor do movimento e a dizer que colar autocolantes em vidros de carros não tem problema nenhum foram subornados para dizer isso?!

    ResponderEliminar
  11. Pobresita da Paty! Coitadita, que ficou com o vidro estragado (riscado? partido? amolgado? amarrotado?) e agora está impedida de conduzir porque o autocolante lhe tapa a visibilidade!
    Tem a certeza de que foi um autocolante do "Passeio Livre" que lhe puseram no carro? Não terá sido algum lençol que caiu de alguma varanda, no sítio onde tinha o carro estacionado em cima do passeio?
    É que com a sua "inteligência" e a mania de confundir passeios com parques de estacionamento, não é de admirar que confunda lençóis com autocolantes! Santa ignorância!

    "...que não criam espaços em condições para nós podermos estacionar em condições.!
    Minha querida Paty, o que é para si "estacionar em condições"? Não diga! Já sei! "Estacionar em condições", é deixar o carro mesmo em frente à porta de casa ou do trabalho! E só não o mete na escadas do prédio, porque o pópó não cabe pela porta, porque senão...!!!

    Se quer passar para as autarquias a responsabilidade da sua falta de civismo, já pensou que neste país há muita gente sem casa? Ora seguindo a sua ordem de ideias (se é que as tem!) essas pessoas poderiam ir viver para sua casa! Ficavam lá num canto ou em cima dos móveis, e quando a Paty quisesse correr com elas, elas apresentariam a mesma desculpa: "as autarquias ou a sociedade em que vivemos, não lhes criaram casas com condições para lá morarem!"
    O que é que pensa da ideia?

    ResponderEliminar
  12. "Acha que os membros das forças policiais que já falaram na TV a favor do movimento e a dizer que colar autocolantes em vidros de carros não tem problema nenhum foram subornados para dizer isso?!"

    Vocês vão-se desculpando porque o autocolante não é proibido, mas isso mais tarde ou mais cedo vai acabar, sabem disso não sabem? Depois quero ver o que vão fazer... hahaha

    ResponderEliminar
  13. Meus caros,

    Quem é a Paty?

    Hão-de em breve, muito em breve, receber notícias minhas.

    Preguiça? Levanto-em às 5.30 da manhã, levo a minha filha à escola, apanho barco (convinha conseguir estacionar), trabalho 9/10 horas por dia, volto para casa, continuo com o trabalho doméstico, adormeço a minha filha, continuo com o trabalho da faculdade. Preguiça?

    Eu quero chegar à estação dos barcos e ter estacionamento. Tenho um estacionamento pago, sempre ocupado, passeios larguíssimos onde passariam legiões, tenho lugares onde não é permitido estacionar, e tenho um terreno que serve de estacionamento para jipes. E é quando não chove.

    Creio que sabemos do que estamos a falar.

    Inteligência, ordem de ideias parece-me que vos falta a vós.

    Não estaciono na lateral direita, porque este sítio não é para respeitas. Comento aqui porque me apetece, porque este sítio não merece que cumpra o que quer que proponham.

    O autocolante vai ser proibído. Este sítio não tem, legalmente, qualquer autoridade.

    E, mais uma vez, até breve.

    Patrícia B.

    P.S. - Pobrezita, escreve-se com Z. Onde é que aprendeu a pensar?

    P.S. 1 - Eu só estaciono em cima de um passeio, quando o passeio tem espaço para ser um estacionamento. O que é que não apanharam? Andaram na escola onde?

    P.S.2 - Tenho carta há 15 anos. Nunca tive um acidente. Nunca culpabilizei os outros por nenhuma das minhas acções. Não é de bom tom. Sou educada.

    Crescer e aparecer? O barrete serviu-vos, não?

    Fiz queixa e vou voltar a fazer. E as autoridades, caso não saibam, não gostaram muito da ideia. O meu advogado também não.


    Devem aprender a pensar, a escrever e a tolerar. Na situação em que o meu carro estava, à altura, mal estacionado de facto, nenhuma autoridade interviu. Quem é que vocês que são?

    Tantas coisas para lutar por...Estão a perder tempo com o quê?

    Nenhum respeito. Não merecem nenhum respeito. A vossa ideia até nem é má, devo dizer-vos, mas façam as coisas com classe.

    O que me parece é que são um bando de ignorantes. É uma pena.

    Encontro breve? Despenso. Tenho outros projectos muito mais dignos que esta vossa aventura imbecil e desprezível.

    Eu limpo o vidro. A conta irá ter convosco.

    Abraços

    Mais um aside: podiam assinar os comentariozinhos, não? Dignificava-vos.

    ResponderEliminar
  14. "mas isso mais tarde ou mais cedo vai acabar, sabem disso não sabem? "

    Vai acabar porquê?!

    ResponderEliminar
  15. Menina Patrícia, o advogado obviamente que gostou da ideia, são mais uns trocos que vai ganhar.
    De resto, se conseguir alguma coisa dessa sua acção judicial (contra quem já agora?! O design do autocolante está disponível para todos, quem quiser fazer um autocolante e colá-lo mesmo que não tenha a ver com o Passeio Livre) de certeza que fará notícia, pois se estes autocolantes fossem proibidos, também o eram todos os autocolantes de seguranças privados de Norte a Sul do país colados em carros mal estacionados (muitas vezes em sítios públicos, por exemplo nas ruas à frente dos hospitais vêm-se muitos), pois a autoridade para um segurança privado colar um autocolante é a mesma de qualquer outro cidadão.
    E até terá repercussões sobre os autocolantes colados nas portas dos prédios, pois um prédio é tanto uma propriedade privada como um automóvel por isso os direitos seriam os mesmos.


    "P.S. - Pobrezita, escreve-se com Z. Onde é que aprendeu a pensar?"

    Deve ter aprendido no mesmo sítio de quem escreve: "Despenso." Fazer uma revisão do que escreve antes de vir criticar os erros dos outros era capaz de ser boa ideia. (não foi o único que encontrei, foi só um exemplo)

    ResponderEliminar
  16. lol, quando nao ha argumentos usam os erros ortograficos pra ganhar uma conversa.... tristeza..

    ResponderEliminar
  17. PARABÉNS Patricia apesar de ter uma vidinha tão "complicada" ainda consegue arranjar tempo a escrever disparates.
    Já agora, não se esqueça de contactar a SIC e a TVI. Vai v~er que ainda fica famosa!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo das 18:28, está a falar de quem?! A «Patrícia» é que achou que tinha moral para falar em erros ortográficos, mas teve azar, o feitiço virou-se contra o feiticeiro...


    PPP

    ResponderEliminar
  19. estou a falar de quem? estou a falar de todas as pessoas que aqui vejo a postar e que em vez de conversar desconversam, mandam piadinhas e graçolas, e tem de recorrer a argumentos da treta como erros ortograficos

    ResponderEliminar
  20. "estou a falar de todas as pessoas que aqui vejo a postar e que em vez de conversar desconversam, mandam piadinhas e graçolas,"

    Está-se a incluir a si próprio...

    ResponderEliminar
  21. Ai estou? entao diga la onde é que eu desconversei, mostre as minhas piadinhas e graçolas se faz favor.

    Fico à espera...

    ResponderEliminar
  22. Vamos lá ver se eu consigo responder à "Patisinha" (ou será Patizinha"?) de forma a que ela não fique mais confusa do que já está e não baralhe mais as suas ideias (se é que as tem!).

    Diz a menina, e bem, que "pobrezita" escreve-se com "z" e pergunta depois onde é que eu aprendi a pensar. Peço desculpa pelo erro que cometi, mas minha querida amiga, para escrever bem, não precisamos de pensar: escreve-se, e o texto sai correcto porque aprendemos a fazê-lo na escola. Quem precisa de pensar para escrever sem erros, é quem não o sabe fazer! Os analfabetos é que necessitam de pensar muito para encontrarem a maneira de escrever correctamente as palavras e quando não o conseguem, escrevem-nas de qualquer maneira.
    Foi o que aconteceu com a menina quando pensou, pensou, voltou a pensar e perante a incapacidade de encontrar as palavras certas, optou pela asneira, pois caso contrário não teria escrito:
    - interviu
    - Quem é que vocês que são?
    - Despenso
    - aside
    Convenhamos que não fica muito bem dar estas 4 "calinadas", a quem se mostrou tão indignada com o "s" de "pobresita"! Ainda por cima, alguém que tem a preocupação de nos alertar para o facto de estar na "FACULDADE"! Vaidade e água benta...!!!

    "Eu só estaciono em cima de um passeio, quando o passeio tem espaço para ser um estacionamento."
    Tudo bem! Lá em casa, a sua sala deve ter espaço mais que suficiente para umas 10 ou 15 pessoas! Poderão alguns daqueles sem-abrigo que dormem no meio da rua, utilizar a sua sala para passarem uma noite mais confortável? Era uma óptima ideia, não acha? Desde que haja espaço...!

    "Tenho carta há 15 anos. Nunca tive um acidente."
    Eu tenho um vizinho já velhote, que tem carta há mais de 30 anos e que nunca teve qualquer acidente. É rijo, forte e saudável e corre a cidade toda de bicicleta (mas tem carta... e nunca teve acidentes).

    "E as autoridades, caso não saibam, não gostaram muito da ideia."
    E a menina chegou a perguntar-lhes qual foi a ideia de que eles não gostaram? Seria a da colagem dos autocolantes ou a do seu estacionamento sobre o passeio? Às tantas, a menina percebeu mal o descontentamento das autoridades!

    "A conta irá ter convosco."
    Eu já colei dezenas de autocolantes e até agora ainda não recebi qualquer conta. Será atraso no correio? Enviou a conta com registo e aviso de recepção?

    "Mais um aside:"
    Mais um quê?
    Por favor não me venha com a história da globalização. Não me venha dizer que somos "um bando de ignorantes" apenas porque a menina entendeu que deveria falar connosco numa língua que deve ser muito estranha para si. Sim, porque só assim é que se entende que tenha utilizado o termo "aside" e não a sua tradução "aparte". Caramba, um dicionário não é assim tão caro e evitava estas parolices!
    Quando a vaidade supera a inteligência...!

    ResponderEliminar
  23. Este faísca é mesmo cromo. Com cada calinada que manda no portugues e ainda vem falar dos erros dos outros..

    Não lhe dêem conversa senao nunca mais sai daqui e ele nao acrescenta nada à discussao.

    ResponderEliminar
  24. faisca o pessoal quer falar sobre estacionamento e autocolantes

    queres dar aulas de portugues tira um curso superior e concorre pra professor, nao venhas ca encher o blog de spam "sefachabor" ok?

    poes-te aí a tentar falar à senhor, e no fim sai-te um texto que só nos faz soltar gargalhadas... pareces um burro a tentar falar ingles..

    a unica frase que disseste de jeito foi uma que se aplica mesmo bem a ti ó faisquinha:

    "Quando a vaidade supera a inteligência...!"

    ResponderEliminar
  25. Olha, olha, a menina patricia ficou sem resposta ao Faisca e pediu aos amigos que viessem defende-la. Que ricos amigos! Não conheces aquele ditado que diz: "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és"?

    ResponderEliminar
  26. "o pessoal quer falar sobre estacionamento e autocolantes"

    Mas não há nada para falar. Estacionas o carro no passeio ou na passadeira e levas com o autocolante. O que é que daqui não percebeste?

    ResponderEliminar
  27. Colas autocolante , levas na trombinha, ja percebeste?

    ResponderEliminar
  28. Mas afinal qual é a matricula da Patricia e em que passeio costuma ela estacionar? É que eu também a quero encher de autocolantes. Alguém sabe?

    ResponderEliminar