O que se encontra no «google street view»

«Vivo na Baixa e não tenho carro, ando muito a pé e de bicicleta. No outro dia fiquei indignadísima, quando vi um carro da PSP parado em cima do passeio da Rua do Ouro, infelizmente não tinha máquina comigo, por isso n pude documentar o momento. Hoje descobri o blog passeiolivre, fiquei fã. E lembrei-me da situação, fui ao google e encontrei esta imagem, não é um carro da PSP, mas são 2 carros de seguida a ocupar o passeio. Inadmissível!»
Contribuição de uma leitora

Nota do PL: São incríveis as situações vergonhosas que se conseguem ver através da recente ferramenta do Google maps (o Google street view), a realidade é que a situação descrita nem é das piores, pois são zonas muito patrulhadas pelas autoridades, o caos começa quando nos afastamos das áreas mais centrais e emblemáticas e entramos nas ruas e ruelas da capital.


16 comentários:

  1. Nessa rua, na da R. da Prata e na R. dos Fanqueiros, é todos os dias a mesma história.
    Em nenhum desses sítios vi bloqueamentos ou autuações, apesar de a polícia passar frequentemente nestes locais.

    ResponderEliminar
  2. uma pequena contribuição:

    http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&q=rua+da+liberdade&sll=38.674856,-9.160366&sspn=0.051865,0.132093&ie=UTF8&radius=3.56&split=1&rq=1&ev=zi&hq=rua+da+liberdade&hnear=&ll=38.676397,-9.161654&spn=0,0.132093&z=14&layer=c&cbll=38.676118,-9.161752&panoid=yYmPc7wN9D6S8bkri01tTw&cbp=12,273.51,,0,11.93

    "navegem" para a direita, para a esquerda, frente... e vê se conseguem descobrir algum passeio livre de carros.

    Tal como foi dito pelo PL:

    "o caos começa quando nos afastamos das áreas mais centrais e emblemáticas"

    Esta rua "zona" fica a escassos metros da CM ALMADA.

    ResponderEliminar
  3. Toda a Baixa Pombalina deveria estar cortada ao transito automóvel, mas isso seria ser muito "terceiro-mundista" para quem nunca saiu aqui da terrinha.

    ResponderEliminar
  4. desculpem la...o carro dos correios ta em trabalho? querem o que? parar no meio do transito?
    em almada e uma porcaria de caça aos carros, dem me a porra de um trabalho a porta que casa, que eu vendo o meu carro!

    essa foto, INCOMODA ASSIM TANTO?! por amor de deus

    ResponderEliminar
  5. Anónimo das 12:22, de 15 abril:

    Eu não tenho a porra de um trabalho à porta de casa e quando ando de carro n estaciono em cima do passeio.

    Esta foto incomoda, não só porque não é excepção, mas porque o lugar dos carros n é em cima dos passeios, mas na estrada.

    ResponderEliminar
  6. E se colocassem os carros em cima da rua? INCOMODA ASSIM TANTO?!

    Por essas atitudes selvagens e falta de "porcaria de caça aos carros" o resultado é este?

    Sim, anónimo incomoda e MUITO. para além do mais um carro no passeio destrói o património de todos nós:
    http://passeiolivre.blogspot.com/2010/02/destruicao-na-costa-da-caparica.html

    ResponderEliminar
  7. para o anónimo do dia 15 de Abril de 2010 12:22


    Claro que incomoda e muito e se quer falar em ALMADA veja aqui um belo exemplo da falta de profissionalismo e civismo:


    http://passeiolivre.blogspot.com/2010/02/impunidade-garantida-cont.html


    Caça aos carros em ALMADA??? Não me parece:

    http://passeiolivre.blogspot.com/2010/03/cm-almada-e-ecalma.html

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. 'Anónimo disse...

    desculpem la...o carro dos correios ta em trabalho? querem o que? parar no meio do transito?
    em almada e uma porcaria de caça aos carros, dem me a porra de um trabalho a porta que casa, que eu vendo o meu carro!

    essa foto, INCOMODA ASSIM TANTO?! por amor de deus
    15 de Abril de 2010 12:22'

    AMIGO, você deve ser um dos muitos que tirou a carta de condução na farinha amparo e não deve saber trocar um peneu sequer. Por isso só lhe digo: Código da estrada, Artigo número 50. Se não tiver uma cópia do código, não se preocupe. Está disponível em http://www.legix.pt/docs/CodEstrada.pdf

    Segundo o seu ponto de vista, se o o jumento está em trabalho pode estacionar a carroça onde quizer, correcto? Se não gosta do emprego que tem e acha longe, mude de emprego. Se tem medo de não arranjar mais perto então olhe o que não falta em Lisboa são transportes públicos. Se não gostar do serviço todos eles têm Livro de Reclamações onde é livre de as deixar tal como sugestões para melhorar os serviços. Se acha que demora muito tempo de transportes públicos, então tente convencer os outros jumentos a não andar de carroça porque, se forem muitos a fazerem as ditas reclamações, o serviço é obrigado a mudar. Já entendeu ou agora quer um desenho? Talvez se for cantado como a música dos patinhos, o artigo 50 entra melhor nessa cabecinha? Então e se for escrita aérea? Acha que vê melhor?

    ResponderEliminar
  10. O 25 de Abril veio dar aso a este tipo de comportamentos. Acham que havia carros no passeio se tivesse haviso a revolução? Liberdade de expressão... e depois? não está ninguém a ouvir... de que serve a liberdade de expressão? Este blog existe há algum tempo e nem por isso as pessoas deixam de estacionar em cima dos passeios. Se fosse como antigamente, hoje em dia se estacionasses em cima de um passeio, ficavas logo sem o carro. Ia para leilão e o proveito ia para os cofres do estado. Assim é que era.....

    ResponderEliminar
  11. no post de 15 de Abril de 2010 16:07 , onde se lê: "Acham que havia carros no passeio se tivesse haviso a revolução?", deve-se ler: "Acham que havia carros no passeio se não tivesse havido a revolução?"

    ResponderEliminar
  12. Sr. anónimo das 12:22,

    Não sei se pertence aos CTT, nem quero saber.
    Só sei que o Código da Estrada não prevê excepções para as viaturas que se encontram "em trabalho".
    Meta uma coisa na sua pequena cabecinha que pelos vistos está a precisar de desenferrujar: os passeios são para os peões, as estradas são para os carros.
    Se quero que pare no meio do trânsito? Onde é que haveria de parar, meu caro? É a mesma coisa que perguntar se quer que eu, peão, pare no passeio. É evidente que sim, isso nem merece resposta.
    Incomoda assim tanto? Claro que incomoda e muito mais numa zona como a baixa, que para além de ser o coração da cidade, uma zona nobre, visitada por milhares de turistas, ainda é uma zona de grande afluência de peões, pelo menos enquanto as pessoas não pensarem todas como o caro amigo.

    ResponderEliminar
  13. Lá vem o pessoal do "estamos a trabalhar, podemos incomodar os outros". Que tristeza!

    ResponderEliminar
  14. Hah, esqueci-me de responder a esse ponto. Ao meu amigo que não sabe onde estacionar a carroça, convido-o a ler, de novo, o Código da Estrada, Artigo número 48º, neste caso em particular, os pontos 4, 5 e 6 onde se esplica como se deve proceder ao estacionamento e paragem dentro das localidades bem como os valores das coimas para o incumprimento dessas regras.
    Assim, também o convido a ler o artigo 49º (Proibição de paragem e estacionamento e por ultimo o artigo 50º (Proibição de estacionamento).

    Também lhe dou aqui o link para não ter desculpa: http://www.legix.pt/docs/CodEstrada.pdf

    Portanto o que é que não entendeu? Se encontrar O Código da Estrada Ilustrado tambem tenho todo o gosto em partilhá-lo consigo para que entenda melhor.

    ResponderEliminar
  15. Esta é a Imagem que damos de Nós ao Mundo através dessa nova funcionalidade do google.

    Essa malta que desrespeita o cidadão pedestre no caso de interpelada, intitula-se "a malta do trabalho"... E com esse "titulo" tudo pode fazer ficando sempre impune.

    Como a autoridade policial fecha os olhos e deixa as multas para a emel, os motoristas aproveitam...

    Quem se lixa são os deficientes principalmente e estes em todos os locais públicos apesar da lei existente que os "protege"

    ResponderEliminar
  16. quando os carros das escolas de condução estacionam nos passeios...já agora porque é que não dão oscares para os melhores instrutores e donos de escolas e directores que conseguirem o melhor estacionamento em cima de um passeio...essa escola devia ser responsabilizada por isso...

    ResponderEliminar