Estado de necessidade policial - gnr



«Caros,

Parabéns pelo vosso excelente blog.
Envio-vos em anexo uma fotografia tirada no dia 27 de Outubro por volta das 10h30. Trata-se de um automóvel estacionado em cima do passeio na Rua Jacinta Marto, Lisboa. O condutor teve o cuidado de se identifcar como GNR (fazer zoom no vidro do automóvel)... não fosse o caso de o quererem multar...
Cumprimentos,»
Carta de leitor,

24 comentários:

  1. Não vale a pena se identificar. Não seria multado de qualquer forma

    ResponderEliminar
  2. Noção de Estado de Direito: sistema em que todos - cidadãos, autoridades públicas, polícias, juízes, até o Presidente da República - estão submetidos à lei e são iguais perante a lei.
    O tempo dos privilégios acabou há 100 anos. Queixem-se quando tiverem presenciado situações destas. Não deixem de o fazer. Queixem-se ao comando da polícia respectiva e ao IGAI. Exijam resposta e insistam. Enviem as fotografias que tirarem para o Nós Por Cá e para os jornais. Está também na nossa mão acabar com isto. Se formos muitos a fazê-lo um dia há-de resultar. Ou pelo menos melhorar.

    ResponderEliminar
  3. Joana, já enviei cenas parecidas para jornais e até tv, mas nunca são utilizadas. há um acordo mudo entre os media e tudo o que denuncie estas situações. se forem situações opostas em que se trate de algo que prejudique os condutores, os jornais e tv's passam logo. lembra-me o artigo que fizeste da reportagem da sic ou tvi que gozavam com a colocação de árvores na estrada em Almada para diminuir a velocidade local.

    Está tudo do mesmo lado, porque quem decide e faz as reportagens são condutores potencialmente incivilizados como outro qualquer.

    Eu estou a aguardar a resposta a uma queixa sobre um agente da PSP trânsito que apresentei no MAI. Quando solicitei a ele a autuação de veículos que estavam parados numa passadeira, nem sequer olhou para mim. Quando exigi a identificação recusou dar-me e ainda me chamou de paranóico!
    E agora, vão castigar este miserável? São todos iguais a ele. De que serve acabar com a carreira dele, se é tudo a mesma escumalha?

    ResponderEliminar
  4. Cara Joana,

    Quantas fotos quer que lhe envie de carros e carrinhas da P. Municipal, da PSP, da CML e da EMEL em locais de paragem e estacionamento proibido (incluindo passeios, paragens da CARRIS e até locais para deficientes)?

    Ainda hoje de manhã estava uma carrinha da EMEL no parque dos CTT na Av. João XXI, enquanto uma carrinha dos correios, ali ao pé, estacionava em local proibido! (Tirei fotos, evidentemente, que lhe poderei enviar).

    ResponderEliminar
  5. ... e carros do MAI, estacionados em cima do passeio (todos em fila!) na Rua Henriques Nogueira?

    ResponderEliminar
  6. ... e uma camioneta da CML, a fazer manobras (!) para estacionar em cima dum passeio da Rua da Prata?

    ResponderEliminar
  7. também acho que a melhor opção é não desistir de enviar mails (com esta fotografia, por exemplo) para as entidades competentes. Ao receberem o primeiro mail decerto sorriem e esquecem-se, mas se receberem vários começa a haver uma certa pressão para fazer algo.

    nisso não podemos ser tipicamente portugueses - aqueles que reclamam, reclamam e depois quando se lhes diz para pedirem o livro de reclamações acham que não vale a pena.

    comando-geral da GNR: [email protected]
    IGAI: [email protected]

    ResponderEliminar
  8. Uma solução melhor:

    Há dias, depois de fotografar uma cena escandalosa, encontrei, lá perto, 3 agentes da PM, nos seus "segways".

    Como tive dúvidas que fossem intervir, interpelei-os e mostre-lhes as fotos.
    Responderam-me, então, que iam actuar, e fui atrás deles, quase a acompanhá-los.

    E lá fizeram o que tinham a fazer, com uma particularidade:

    Quando se preparavam para multar, o pessoal dos carros (a malta do "foi só um minutinho") veio logo a correr tirá-los. Não sei se chegaram a multar 1 ou 2.

    Mas sei que 10 minutos depois de eles se irem embora já estava tudo na mesma - e, em certos casos, OS CARROS ERAM OS MESMOS!!

    ResponderEliminar
  9. Caro Carlos,

    Não sou ingénua e sei que não basta uma mensagem para que no dia seguinte a polícia deixe de estacionar no passeio. Mas enquanto formos só 3 ou 4 gatos pingados a reclamar, seremos sempre encarados como "aqueles chatos" e ninguém nos levará a sério. Se formos muitos e insistirmos, a coisa muda de figura.

    Quanto à "oferta" das fotografias, aceito. Quero fazer uma grande compilação de fotografias, publicá-las no blogue e enviar umas mensagens a várias entidades...

    No dia em que testemunhar uma destas e tiver ao lado uma testemunha (além das fotografias), apresento queixa e sigo com ela. É preciso meter uma coisa na cabeça: enquanto a polícia fizer isto, toda a gente fará (e sem ser multada).

    ResponderEliminar
  10. Há ainda uma outra situação, muito mais penosa:

    São as "amizades" (passe o eufemismo...) entre os fiscais e os comerciantes beneficiados com o estacionamento selvagem.

    São os próprios empregados (ou donos) dos cafés, dos restaurantes, das oficinas, dos stands, etc., que nos dizem:

    «Pode pôr o carro aqui no passeio que eles não multam»Já me disseram isso a mim por mais do que uma vez, e já assisti a conversas dessas entre agentes e comerciantes.

    E há ainda outra:
    Repare nas zonas que têm pilaretes. Depois, nessas zona, repare que alguns NÃO FORAM COLOCADOS, permitindo o acesso dos carros aos passeios:
    Em Lisboa, são bem conhecidos os casos da Av. Óscar Monteiro Torres, R. Frei Amador Arrais, Av. João XXI, etc.

    ResponderEliminar
  11. Tenho conhecimento deste blog á cerca de um mes e tenho vindo ver as barbaridades todos os dias...tenho mantido a minha postura como mero espectador...Existem muitas barbaridades neste país mas tambem existe muita hipocrisia e cobardia....
    Inicialmente eu pensava que este blog incentivava o uso do autocolante para "castigar" os prevericadores mas nao se ve nada disso...
    O pessoal leva a maquina no bolso pronta a disparar mas levar autocolantes é que tá chato!!!
    Giro Giro é tirar foto e discutir sobre ela!!!
    looooool
    Esta cobardia dá graça....

    Quero apenas realçar que nao uso o carro durante a semana...e ao fim de semana quando uso o carro estaciono bem...pois nao se paga parque....eheheh

    cmpts e tirem mais fotos e façam albums para mostrar aos netos!!!

    ResponderEliminar
  12. "Anónimo" 27Jan2010 23:56 -> se a estupidez pagasse imposto, você andava todo carimbado!

    ResponderEliminar
  13. um autocolante bem no meio do monitor do anónimo das 23.56, dia 27 de janeiro é que era.

    ResponderEliminar
  14. Não é o "pessoal que anda a distribuir autocolantes" que tem de fazer justiça, é a autoridade, mas você é tão estúpido que ainda não se apercebeu disso.

    ResponderEliminar
  15. Tadinho... levou com um autocolante e ficou amuado. Só espero que tenha sido da primeira serie, daqueles que custam a sair.
    Beijinhos à besta!

    ResponderEliminar
  16. Assim ja gosto!!!! o pessoal sente o rabinho apertado e toca a disparar na direcçao dakele anonimo!!!! ehehehe

    Que pessoas sem nivel...

    ResponderEliminar
  17. Mais estupido acho aqueles que pensam que escrever num blog (tipo nada pa fazer alem de tricot) para desabafar as suas lamurias , vai mudar alguma coisa!!!

    Seu anormalcomo foi dito...so uso o carro ao fim de semana....e estaciono bem....logo é quase impossivel levar autocolante!!! certo? quer que faça um desenho!??

    Que anormais!!!!

    Porque nao vao trabalhar???

    A policia recruta pessoal!! Sabiam?

    herois da treta....

    ResponderEliminar
  18. Para certos adolescentes retardados (e em crise de borbulhas), o importante é "a coragem" demonstrada na colagem de autocolantes.

    Mas tudo bem, admitamos que têm razão. pelo que vamos tratar de aproveitar essa coragem até à última gota!

    Agradeço, pois, que me contactem, para irmos todos colar autocolantes nos carros do Ministério da Administração Interna, que estão estacionados em cima do passeio na Rua Henriques Nogueira (ao Terreiro do Paço).
    Levem uma dúzia.

    Por mim, qualquer hora serve, e até pago um bolinho por cada autocolante que esses valentes afixem!

    ResponderEliminar
  19. NOTA: o parque do MAI, atrás referido, é o que se vê no post há pouco afixado, intitulado «É assim... e MAI' nada!»

    Acreditem que é muito bom para "provas de coragem", pois tem sempre agentes da polícia por perto (como se vê na imagem de baixo).

    ResponderEliminar
  20. CMR sem querer a falta ou o excesso de coragem de uns e outros, acho óptima ideia ir em grupo fazer uma colagem no MAI. Em grupo, pois assim não será necessária tanta coragem. Infelizmente (ou não), não sou de Lisboa, pelo que não vai poder ser comigo, mas se tiver alguma ideia semelhante no Porto, alinho desde que seja com mais gente.

    Antes que me chamem cobarde por não quere fazer isso sozinho, vou justificar-me. A polícia deste país ambora não tenha brio profissional tem espírito de corporação (como atesta o pormenor desta foto) e sei de pelo menos uma pessoa que conseguiu ter culpa dum acidente mesmo tendo o carro parado (o condutor do outro vehículo era polícia). Por isso, muitos autocoladores, dá muitoas testemunhas para o caso de dar bronca.

    ResponderEliminar
  21. Carlitos MR, estou disponivel para ir consigo, a qualquer hora, colar no MAI.
    É só combinatrmos atrav+ez do groups.google.com/group/passeio-livre
    Sem medos e sem borbulhas

    ResponderEliminar
  22. Quantos mais melhor. Uns até distraem os polícias com perguntas parvas de turista e os outros, enchem aquilo de autocolantes. Depois é só fotografar e mandar para os media com conhecimento para o mai. e é vê-los bufar de raiva...

    ResponderEliminar