Universidades



Princeton



Harvard






Groningen


Yonsei, Seoul





Bosphorus University, Istanbul



Rhodes College



O saber não ocupa lugar?

7 comentários:

  1. Ena tantos carros que podiam caber aqui!

    ResponderEliminar
  2. Imaginem aquelas bicicletas de Groningen a ocupar 10 metros quadrados cada uma!

    ResponderEliminar
  3. Evidentemente que estas UNIVERSIDADES estão bem servidas por transportes públicos decentes.

    Pela cidade universitária de Lisboa não passam transportes públicos e os utentes têm obrigatoriamente de se deslocar de carrinho.
    E depois onde estacionar? À rambo, como já ouvi, para aqueles que se estão borrifando para os peões.
    Nem Carris nem Metro passam pela nossa universidade.

    Obrigado ao colaborador que colocou no blogue estas fotos que só nos envergonham.

    Tenhamos esperança. Um dia seremos assim ...

    LC

    ResponderEliminar
  4. LC, vá a Princenton e veja se aquilo tem algum tipo de transporte público... e nem por isso se vê a pouca vegonha que se vê nas nossas Universidades

    ResponderEliminar
  5. Grande treta. A Cidade Universitária em Lisboa é um quadrado minúsculo de 800 por 600 metros. Cercada, se a memória não me engana, por três estações de metro. Qualquer ponto dentro da universidade não deve estar a mais de 500 metros de uma estação. Para além disto julgo que existem autocarros. Neste caso não se trata de uma problema de falta de transporte, trata-se sim, de um problema de falta de civismo, de comodismo, de falta de educação pura e simples.

    ResponderEliminar
  6. pois mas nenhuma dessas universidades se compara a uma portuguesa uma vez que essas universidades têm Campus, um conceito que, tristemente, em portugal não se desenvolve. As nossas universidades são edificios estalhados dentro da propria cidade. Não há qualquer organização de espaço (como é habito português)--

    ResponderEliminar
  7. Maxwell creio que se refere Campus enormes fora de zonas urbanas. Infelizmente já existem alguns campus assim em Portugal. Um conceito bacoco e infeliz dos anos 70, e que coloca os estudantes fora das cidades e geralmente com pouco transportes públicos. As universidades do EUA têm enormes problemas com este conceito, algo tentador porque os terrenos são mais baratos, mas extremamente naíve. Em portugal temos tristes exemplos com o Campus da Caparica, da Ajuda, etc.

    No entanto o IST e o Campo Grande, podem ser considerados campus apesar de estarem dentro da cidade e terem muito acesso em Transporte Publico - zonas mono-funcionais, dedicadas só a edifícios universitários.

    Por outro lado Groningen e Harvard são campi no meio de áreas urbanas densas como o IST e a cidade Universitária do Campo Grande. Seja qual for o exemplo não são a vergonha que se assiste nas universidades portuguesas.

    JA

    ResponderEliminar