uma curiosa excepção


 Lisboa - Av. João XXI
1 Dez 09 - 18h30m
À primeira vista, esta foto é apenas mais uma de "carros no passeio". Há, no entanto, dois aspectos associados a ela que merecem atenção:
Antes de mais, repare-se na data: um dia feriado, em que o estacionamento é gratuito. Depois, tenha-se em conta que, nessa longa avenida, esta passadeira deve ser a única onde não foram colocados pilaretes impeditivos de acesso de carros ao passeio - beneficiando o restaurante e a pastelaria que a imagem mostra.
Só podemos concluir que há comerciantes com sorte, não é verdade?

3 comentários:

  1. Goste-se ou não dos pilaretes, quando os há, a regra é colocá-los, também, nas passadeiras. Pelo menos em todas as "avenidas novas" de Lisboa a regra é essa.

    Vale a pena, pois, atentar nas "excepções", e ver os que, ali por perto, são beneficiados.
    Um dos casos escandalosos é o do Hotel Roma, onde os táxis, sempre que lhes apetece, desprezam a ampla praça que têm e estacionam no passeio.

    Vale a pena, também, observar o que fazem os agentes da PM e os fiscais da emel quando passam por eles: não fazem NADA.

    ResponderEliminar
  2. Lá que se trata de influência, não tenho a menor dúvida. A minha dúvida é se têm mesmo sorte e se são mesmo beneficiados. Porque me parece que o comércio - especialmente o do turismo e da restauração - é muito mais rico em lugares onde as pessoas possam andar a pé.

    ResponderEliminar
  3. Não sei o que se passa nas outras terras, mas Lisboa está cheia de "excepções" destas, nomeadamente locais onde, como atrás se diz, a pm e a emel fecham os olhos (para já não falar da inexistente psp).

    Às vezes, até é divertido vê-los a atravessar a rua para o outro lado, só para não terem de fazer aquilo para que os contribuintes lhes pagam.

    ResponderEliminar