Mesmo ao lado da Brigada de Trânsito da PSP de Oeiras


Caros amigos,
 
As imagens que aqui vão não teriam nada a acrescentar ao vasto acervo do Passeio Livre se não por dois motivos:
Quando se vê o carro de trás, vê-se ao fundo um portão. É a Brigada de Trânsito da PSP de Oeiras;
Quando se vê o carro de frente, vêem-se lugares de estacionamento (gratuito) disponíveis. É aí que estaciono o meu carro há 7 (sete) anos, e nunca (nunca) deixei de encontrar lugar. Esse carro, por sua vez, está todos os dias nesse lugar, em cima do passeio vizinho ao estacionamento gratuito e a 100m da Brigada de Trânsito da PSP.
 
Grande abraço!






20 comentários:

  1. É notório que em Oeiras os agentes tanto da PSP quanto da Polícia Municipal estão orientados a tolerar o mais selvagem dos estacionamentos. Não sei se haverá algum lugar do país onde a cultura do abuso esteja tão entranhada.

    ResponderEliminar
  2. Para além do habitual autocolante, sugiro o envio de uma carta à PSP de Oeiras a relatar a situação. Fiz o mesmo há uns tempos e deu resultado.

    Cumps.

    ResponderEliminar
  3. É ir lá furar-lhe os 4 pneus. Vou tomar nota da rua e fazer uma visitinha ao mercedes do prevaricador...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo das 21:40 o Sr. está a demonstrar um elevado grau de civismo...

    ResponderEliminar
  5. Realmente furar 4 ou apenas 1 pneu, não é grau de civismo absolutamente nenhum. Mas será civismo o estacionamento deste carrito em cima do passeio, quando o autor do post informa que existe estacionamento gratuito um pouco atrás? Mas os graus de civismo aplicam-se apenas a uns e não a outros?

    ResponderEliminar
  6. Sr. FG aplicasse a ambos os casos!
    Mas parece-me que quem procura "ensinar" não usa das mesmas "armas" para se mostrar senão caímos no fundamentalismo...

    ResponderEliminar
  7. Também acho: aplica-se a ambos os casos. Ganas eu tenho de fazer coisas absolutamente terríveis - e não só aos carros estacionados em cima de passeios e de passadeiras! - mas a civilidade implica n´alguma contenção. Não é por não ter ganas de matar que sou contra a pena de morte.

    ResponderEliminar
  8. Além de afirmar, o autor das fotos mostra. Se clicar na fotografia para a ampliar verá claramente as vagas disponíveis.

    ResponderEliminar
  9. Tomo essas ameaças de furar pneus, no mínimo, como bravatas. No máximo, como tentativa de nos sabotar, de dar a ideia de que isto é um bando de vândalos, quando é bem o contrário: o autocolante é alternativa civilizada de expressão da nossa indignação.

    ResponderEliminar
  10. Tomo essas ameaças de furar pneus, no mínimo, como bravata. No máximo, como tentativa de sabotagem, de nos caracterizar como um bando de vândalos, quando é bem o contrário: o autocolante é uma alternativa civilizada, anti-vândala, de expressar a nossa indignação contra - aí, sim - o vandalismo de quem estaciona em cima de passeios e passadeiras.

    ResponderEliminar
  11. O das 21:40 deve pensar que nascemos ontem. Oh meu amigo, seja mais inteligente para a próxima. Não é escrevendo frases dessas, tentando fazer-se passar por um de nós, que vai conseguir desprestigiar este movimento.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo das 10:19 a 2 de Dezembro.
    Peço desculpa mas pelo que tenho lido, e tenho andado com "alguma atenção" aos comentários aqui escritos, e já tenho lido coisas bem piores e comentários de uma agressividade extrema. Por isso não tirava conclusões precipitadas!
    Vamos por partes:
    - Uma coisa é a intenção do movimento [certo?];
    - Outra coisa é quem colabora no/ com o movimento e dá expressão ao movimento.
    Parece-me fácil de concluir que todas as hipóteses são possíveis até pela forma emotiva como muitos e muitas pessoas escrevem aqui a comentar situações.
    Digo-lhe mais, eu sou um dos que levou com um autocolante e expressei a minha indignação porque foi uma medida, na minha situação, mal aplicada. Depois vi como as pessoas comentaram generalizando de imediato a situação chamando-me de vândalo e outras coisas. Erro!
    Por isso, Sr. Anónimo pense bem um pouco antes de afirmar que começam a existir sabotadores e outras coisas. Talvez o mal esteja no meio do movimento. E por mais que não goste, a verdade é que o povo Português é mal formado e falta-lhe muito de civismo. Uma questão cultural, não sei se consegue entender…

    ResponderEliminar
  13. Caro 12:09, Não tenho a menor dúvida de que, para lá da imensa maioria dos que adoptam o autocolante precisamente para terem um instrumento civilizado de expressão da sua indignação, há quem apele a vandalismo para combater o vandalismo (o que me parece perfeitamente estúpido). Mas esses não se tornaram vândalos a partir do Passeio Livre. Já eram e continuarão a ser, de maneira que o Passeio Livre - não sendo quem lhes fornece as chaves, os pregos ou o que quer que usem para depredar, não pode ser responsabilizado pelos seus (deles) actos. E que há quem escreva asneiras para tentar denegrir o Passeio Livre, ah, disso não tenha dúvida.

    ResponderEliminar
  14. Caro 13:17, deixou-me a pensar na situação e sou obrigado aceitar parte do que diz. Admito que seja verdade!
    Mas então o "Passeio Livre" deveria mostrar claramente como é contra certas medidas e limitar comentários de hipotéticos colaboradores que se expressam de forma abusiva. Não deviam limitar a situação apontar o dedo e ampliar mostrando também ao peão que tipo de comportamentos a evitar.
    Obg pela partilha!

    ResponderEliminar
  15. Caro 13:30h, está sob o título "Importante", na coluna da direita (permanente) do blog: "Este blog pretende, através da utilização do autocolante já conhecido, clamar pela consciência cívica dos condutores e dar aos indignados uma ferramenta para expressarem legalmente a sua indignação, não pretendendo de forma alguma apelar a qualquer tipo de dano nos veículos infractores".

    ResponderEliminar
  16. Acredito que assim seja mas nunca é demais relembrar até pelo teor de alguns comentários que também acredito muitos deles sejam apenas poluição. Desde já agradeço a forma como "aturaram" a minha posição mas tinha de perceber e acreditar no movimento, e desde já, apesar de já ter sido "castigado" com um autocolante [quem nunca pecou que atire a primeira pedra] me disponibilizo ajudar o movimento a crescer de forma saudável e digna de ser respeitada. Um bem-haja.
    [posso ajudar de muitas maneiras...]

    ResponderEliminar
  17. Fantástico! Falo por mim. Não sou o movimento. Nem sei se sou do movimento. Nem se isto é um movimento. Fantástico é ver, caro 16:17, que há quem ouça (às vezes chego a acreditar que tudo é diálogo de surdos). Acho que a primeira coisa a fazer é mandar um e-mail para [email protected] a pedir auto-colantes. Acho que colar é o que de mais importante se pode fazer nesta batalha. E tentar fazer intervenções no blog que esvaziem a baixaría que, verdade seja dita, contamina qualquer lugar com alguma visibilidade na net.

    ResponderEliminar
  18. Grande palhaço!
    É encher o vidro do animal de autocolantes!
    Eu digo-vos que isto cada vez está pior!

    ResponderEliminar
  19. Deixando as discussões de lado e voltando ao caso do Mercedes "bem estacionado", começaríamos por encher-lhe os vidros de autocolantes (para não sermos considerados vândalos).
    Depois, se a medida não resultasse, não lhe furaríamos os pneus (como aí já foi sugerido) até para que não fôssemos novamente considerados vândalos, mas podíamos adoptar uma outra medida menos danosa e igualmente eficaz: é só tirar a tampinha da válvula do ar dos pneus (o chamado "pipo") e meter lá um pauzinho que mantenha a válvula pressionada. Depois podemos calmamente ir à nossa vida.
    Passados alguns minutos o carro até fica com outra aparência: fica "rebaixado", fica mais estiloso, fica "tunning".
    O dono vai ter uma trabalheira do caraças para o tirar dali, mas deve ficar com muito pouco vontade de voltar a utilizar o seu "estacionamento privativo".

    ResponderEliminar
  20. A propósito de Oeiras, encontrei
    aqui uma alminha que acha que a polícia é muito competente e que se não multa os carros estacionados nos passeios é porque não pode. "Fique desde já sabendo que a Policia de Oeiras já recebeu grandes mostras de carinho por parte da população". Deve estar a referir-se, claro, à população que estaciona nos passeios...
    Será que conseguem convencer este senhor a vir ao blogue Passeio Livre ter umas discussõezitas connosco?...

    No mesmo sítio, podem encontrar um interessante COMPROMISSO DO COMANDANTE DA ESQUADRA DA PSP DE OEIRAS, relativamente ao estacionamento em cima dos passeios: "garanto-lhe que vou tomar as medidas para que este tipo de casos não se repitam.
    Mais informo que já foram tomadas medidas que irão continuar no tempo em relação aos veiculos que forem encontrados em infracção nesse local e noutros já sinalizados e que são preocupantes"...

    ResponderEliminar