Em Leiria também quero andar a pé!


Boa noite,


Aproveito este espaço para partilhar convosco sentimentos que conhecemos bem, pois somos peões!


Em Leiria, cidade onde moro, procuro sempre adaptar ao meu dia-a-dia a melhor forma para me deslocar na cidade.


São 2 Km que distam entre a minha residência e o Campus 2 do Instituto Politécnico de Leira, local onde trabalho...feitas as contas são 4 Km ao final do dia.


Geralmente o regresso a casa é feito a pé... E é na condição de peão que manifesto o meu desagrado!


Decorrem actualmente as obras nos acessos ao campus universitário e centro comercial de Leiria. A mensagem dedicada ao peão é explicita e lê-se mais ou menos isto: "circule no passeio do outro lado". Que passeio? Sou literalmente empurrada para a estrada. E eis que o automobilista reclama a presença dos peões manifestando-se com buzinas, sinais de luzes e seguem dizendo: "sois um perigo", dizem eles/as, quando passam a velocidades acima dos 50Km/h - velocidade máxima permitida no local!


Para além da inexistência de espaço que garanta uma circulação minimamente segura e confortável em parte do percurso, regista-se ainda a falta de iluminação. Como aliás confirmam as imagens! Lamento as condições das fotos, mas a luz é fraca, a maioria dos candeeiros estão desligados...





A caminhada continua e finalmente encontro o passeio...






Mas logo a seguir eis que me deparo com o magno cenário:








Partilho este espaço, que se vê na imagem, com dois cidadãos que passam e dizem um para o outro: “sinto-me bem quando caminho!”
Ao que eu respondo: “Eu também... mas posso fazê-lo sem massar muito os Srs. automobilistas?”
DF

---


As boas notícias são que o Instituto Politécnico de Leiria está a participar no Projecto Europeu T. aT. “Students Today, Citizens Tomorrow”. 



O projecto conta com participantes de três países, Chipre, Itália e Portugal. O consórcio português é formado pela Câmara Municipal de Leiria, o Instituto Politécnico de Leiria (que participará com o campus 2 como objecto de estudo) e a ENERDURA - Agência Regional de Energia da Alta Estremadura.


O Projecto deixa alguns conselhos para que possa, já hoje, começar a actuar localmente, optando por soluções de mobilidade mais sustentáveis:
·   Evite usar o veículo em deslocações com percursos inferiores a 2 - 3 Km.
Nestes percursos, o consumo de combustível pode chegar a ser mais do dobro do consumo alcançado em estrada, a uma velocidade de 90 Km/h.
Utilize preferencialmente modos suaves de deslocação (andar a pé ou de bicicleta) ou os transportes públicos para este tipo de deslocações.
·   Partilhe, sempre que possível, o uso do veículo nas deslocações diárias (universidade, trabalho, ...).
·   Efectue uma condução eficiente, inteligente e amiga do ambiente (condução Eco-Eficiente).
·   Sempre que for possível, estacione o veículo em parques periféricos e utilize os transportes públicos para aceder ao centro da cidade.
·   Efectue uma manutenção adequada do seu veículo, revisões e verificação da pressão e estado dos pneus (pneus abaixo da pressão recomendada podem aumentar o consumo do veículo em cerca de 8%).



-----
O Passeio Livre dá os parabéns a todos os parceiros por esta excelente iniciativa... mas os peões agradeciam um esforço atencioso e suplementar da Câmara Municipal de Leiria para que pelo menos possam chegar ao campus da Instituto Politécnico de Leiria em conforto e segurança.

1 comentário:

  1. E já que falamos de estabelecimentos de ensino. Um conjunto de alunos e ex-alunos escreveu uma carta ao Conselho Directivo do Técnico sobre estacionamento:
    http://estacionamentoist.blogspot.com/

    ResponderEliminar