A dois passos da A. M. Lisboa...



Estas duas duas imagens mostram-nos o impensável nível de caos e de impunidade que se atingiu  (e já é imagem-de-marca) nas "avenidas novas":

Na de cima: à esquerda, carros ocupam o estacionamento para motociclos junto à Telepizza. - cujas motorizadas são, em consequência, deixadas no passeio. Ao centro, carrinhas e camionetas estacionam na esquina e na faixa da esquerda. À direita, a camioneta do talho "Boutique da Carne" contraria o nome finíssimo do estabelecimento - estacionando (como sempre faz, de segunda a sábado) em cima do passeio.

Na de baixo: repare-se como quem colocou os pilaretes (na esquina  da Av. de Roma com a Óscar Monteiro Torres) teve o "cuidado" de (ao contrário do que acontece em quase todo o lado nas "avenidas novas") deixar desimpedida a entrada para o passeio... O mesmo "carinho" beneficiou (como se vê do lado direito) a camioneta do talho.

7 comentários:

  1. Essa "Boutique da Carne" é do mesmo dono que 6 dias por semana lança o caos numa outra rua perto dali (na Frei Amador Arrais), onde também beneficia do providencial "esquecimento" dos pilaretes e onde conta com a mais escandalosa (e bem conhecida) cumplicidade dos fiscais da emel.

    Pelo seu lado, os agentes da psp nem se vêem, e os da p. municipal às vezes actuam, voltando tudo ao mesmo assim que viram as costas.

    ResponderEliminar
  2. Sim, toda a gente sabe que esse talho goza de uma curiosa protecção, nomeadamente da parte da EMEL que nunca lhe faz nada.

    Mas não é caso único. Lisboa está cheia dessas pequenas cumplicidades, nomeadamente quando estão em causa comerciantes (cafés, restaurantes, oficinas, stands, etc).

    Seria preciso haver inspectores, instaurar processos disciplinares, e pôr no olho da rua meia-dúzia desses fiscais. Mas ninguém parece interessado nisso.

    ResponderEliminar
  3. Mais grave é o que se passa no dia da Assembleia Municipal. Ao lado de um parque de estacionamento, os senhores deputados municipais e vereadores param em cima dos passeios, em segunda fila, ignoram todas as regras do estacionamento e até contam com a ajuda da polícia municipal. Já uma vez vi um carro da câmara parado na rampa de acesso ao parque.

    AMD

    ResponderEliminar
  4. Sim, esse parque tem 636 lugares (em 3 pisos) e está sempre "às moscas".

    Mas não é preciso esperar por dias de reunião da AML para ver carros e carrinhas da polícia municipal estacionados no local sinalizado com PARAGEM PROIBIDA, bem em frente à porta.

    É mais do que uma vergonha: é não perceber a importância do exemplo.
    Pergunto-me sempre que formação terá essa gente.

    ResponderEliminar
  5. E que tal organizar umas esperas (pacíficas) aos estacionadores nalguns lugares mais mediáticos, ou onde os exageros são patentes. A AM de Lisboa parece-me um bom candidato.

    Eu via isto assim:
    uma dezena de pessoas, a pé a ocupar o espaço habitualmete reservado aos carros (o passeio) e a impedir o estacionamento. Como ninguém pode fazer isso a tempo inteiro (a não ser os arrumadores), fazia-se a uma hora estratégica (dia e hora da chegada dos deputados à AM).

    Com alguma comunicação social à mistura, sempre pode ajudar.

    Outra hipótese é, não impedir o estacionamento, mas filmar os deputados e "polícia" em flagrante, e depois confrontá-los e youtube com eles !

    ResponderEliminar
  6. Já tirei fotos dessa vergonha (que se passa à porta da AML), e enviei para a SIC, para o programa "Nós por cá".

    Pode ser que um dia mostrem...

    ResponderEliminar